quinta-feira, 28 de junho de 2018

Exposição Ex-África

Vi a exposição Ex-África no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. Eu queria muito ir nessa mostra desde a inauguração, só consegui agora e gostei muito. A curadoria é do alemão Alfons Hug que traz expressões artísticas da África Moderna. São 90 obras de fotos, instalações, pinturas e vídeos, de 20 artistas, 18 de países africanos, como Gana, Senegal e Zimbábue, e dois brasileiros. As imagens desse cartaz são do senegalês Omar Victor Diop que retrata 9 africanos notáveis fora de seu continente. Um deles é inspirado em Jean-Baptiste Belley, senegalês, que foi escravizado e levado para as Antilhas Francesas. Em 1793, durante a Revolução Francesa, foi eleito deputado e membro do Clube Jacobino. Tornou-se o primeiro deputado francês negro, representando a colônia francesa de Saint-Domingue.


Já essas imagens ao lado vem do Zimbábue, por Kudzanai Chiurai que mistura referências e personagens do colonizador ao colonizado na série Gênesis.

O nigeriano J. D. 'Okhai Ojeikere mostra em fotografias cortes de cabelos. A mostra Ex-África é gratuita e fica em cartaz até 16 de julho.

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Acho importante a divulgação das obras de artistas de países como o Brasil e a África. Eu sempre tive forte impressão de que somos injustamente discriminados, também em termos artísticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, quanto mais conhecermos as histórias melhor poderemos nos entender. e acho que nós latinos olhamos muito pouco para as artes realizadas no continente e olhamos demasiadamente para a europa. não é deixar de ver, mas olhar para os lados.

      Excluir
  2. Sensacional essa divulgação de obras de países africanos e a inspiração pelo mundo todo.
    Uma aula de história, geografia, arte e contemporaneidade de maneira lúdica e inclusiva.
    Vou anotar aqui.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Bem interessante essa exposição.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida Pedrita!
    Com certeza é uma linda exposição, nos negros tem muitas histórias e a nos ensinar.
    Que lindo esse cabelo, uma obra de arte!

    Beijinhos, bom findes ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, verdade. tb gostei muito das fotos de cabelos. verdadeiras obras de arte. fico imaginando o tempo para realizá-las.

      Excluir
  5. Gostaria de vê, se bem que detesto essa divisão que se faz de artes, principalmente por cor de pele.
    Um técnico de Seleção dessa Copa acabou de reclamar que ele, apesar de ser o único técnico negro nesta Copa, não quer ser conhecido e citado apenas por conta da cor da pele dele.
    Arte deve ser só olhada como arte.

    Sim, numa das fotos, o cabelo é mesmo uma obra de arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, eu não verifiquei se os artistas são negros. a exposição fala da áfrica. em uma seleção de fotos q coloquei uma aqui são de negros notáveis. outra montagem da forma como pessoas pobres vivem. achei bem diversificado. há vários cabelos q esse fotógrafo tirou. são fantásticos.

      Excluir
  6. Adoro estas fotografias africanas. Me lembrou a expo q a gt foi no IMS em abri que continham fotografias e vestes de negros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isa, realmente lembra aquela exposição. na que fomos era um único artista fotógrafo. essa são vários artistas, até alguns brasileiros.

      Excluir

Cultura é vida!