segunda-feira, 21 de julho de 2025

O Intocável de John Banville

Terminei de ler O Intocável (1997) de John Banville da Record. Faz tempo que uma amiga doou vários livros desse autor que passei a gostar muito. Esse eu não tive identificação.

O marcador de livros eu ganhei de presente. 


Obra Calmaria (1650) de Nicolas Poussin

O protagonista é inspirado no espião Anthony Blunt que era especialista na obra de Nicolas Poussin. Ele era um ser desprezível. O livro começa com ele idoso, falando das limitações do tempo. Ele acaba se vendo na TV, quando é denunciado como espião duplo, e não se reconhece naqueles retratos de um homem envelhecido. Uma jovem aparece querendo escrever sua biografia e ele passa a contar a sua história.
Obra Atrás da Floresta até o Mar (1951) de Jack Yates

O protagonista se casa e tem dois filhos. Pelo trabalho eles vivem distantes, então ele pode viver suas relações homossexuais. Ele acaba sendo contratado pela realeza para cuidar de arte. Até que é descoberto. Seus amigos fogem, mas ele não vê necessidade. Ele é o último espião a ser descoberto do grupo que atuou na segunda guerra. Todos tinham espiões na época, Inglaterra inclusive, então não fico tão indignada com a revelação dele ser descoberto. Ele não fez nada diferente do que muitos espiões ingleses fizeram.

Beijos,
Pedrita

2 comentários:

  1. Não conheço.
    Tem tanta coisa para a gente ler, né? Me perco. Beijo,

    ResponderExcluir
  2. Fiquei interessada por causa do tema: "espiões". A gente pensa que eles agem mais em época de guerra. Mas eles estão sempre ativos.

    Beijo

    ResponderExcluir

Cultura é vida!