O marcador de livros eu ganhei de presente.
Obra Calmaria (1650) de Nicolas Poussin
O protagonista é inspirado no espião Anthony Blunt que era especialista na obra de Nicolas Poussin. Ele era um ser desprezível. O livro começa com ele idoso, falando das limitações do tempo. Ele acaba se vendo na TV, quando é denunciado como espião duplo, e não se reconhece naqueles retratos de um homem envelhecido. Uma jovem aparece querendo escrever sua biografia e ele passa a contar a sua história.
Obra Atrás da Floresta até o Mar (1951) de Jack YatesO protagonista se casa e tem dois filhos. Pelo trabalho eles vivem distantes, então ele pode viver suas relações homossexuais. Ele acaba sendo contratado pela realeza para cuidar de arte. Até que é descoberto. Seus amigos fogem, mas ele não vê necessidade. Ele é o último espião a ser descoberto do grupo que atuou na segunda guerra. Todos tinham espiões na época, Inglaterra inclusive, então não fico tão indignada com a revelação dele ser descoberto. Ele não fez nada diferente do que muitos espiões ingleses fizeram.
Beijos,
Pedrita
Não conheço.
ResponderExcluirTem tanta coisa para a gente ler, né? Me perco. Beijo,
liliane, exatamente, por isso não consigo reler nada. sempre quero desvendar algo novo. aqui mesmo há vários livros ainda não desvendados.
ExcluirFiquei interessada por causa do tema: "espiões". A gente pensa que eles agem mais em época de guerra. Mas eles estão sempre ativos.
ResponderExcluirBeijo
marly, eu achei o livro meio exaustivo.
ExcluirNão conhecia o livro.
ResponderExcluirO autor conheci aqui por indicação sua no blog, li "O mar" ( gostei muito da narrativa) e "O livro das provas".
Se VC disse que não se identificou com essa obra, então esse vou passar.
luli, tb não conhecia. o mar é o meu preferido. gosto muito. sim, pode passar.
ExcluirBanville conheço e já li algumas obras dele, Poussin conheço mal a pintura dele, embora já tenha visto algumas, mas não me ficaram na memória. Por norma gosto de romances sobre artistas de que gosto.
ResponderExcluircarlos, o mar é incrível. eu fui ávida ver as obras de poussin mas não me empolgaram. eu gosto de desvendar autores que desconheço.
Excluir