domingo, 8 de junho de 2025

O Trem Italiano da Felicidade

Assisti O Trem Italiano da Felicidade (2024) de Cristina Commencini na Netflix. Mais um filme indicado por Miguel Barbieri em uma relação de filmes para se emocionar. É baseado no livro de Viola ArdoneCrianças da guerra: A história sobre o trem italiano da felicidade.

Eu desconhecia por completo essa história. Entre 1945 a 1952, várias crianças do sul da Itália foram enviadas ao norte para famílias temporariamente. No sul só tinha devastação, fome e escombros, então as famílias registravam as crianças para ir temporariamente viver no norte com famílias adotivas. Algumas ficavam dois anos, outras seis meses. Lá conseguiam comer, acabava a fome. Mesmo que fossem famílias simples, não abastadas, elas tinham roupas, alimentos e podiam estudar. Enquanto o sul tentava se reconstruir.
O filme conta a história fictícia de Amerigo que vivia miseravelmente com a mãe em Nápoles, em 1946. Ele vai no trem da felicidade, todos com muito medo, para famílias do norte. Eles vão para uma zona rural, onde tudo era simples, mas não faltavam alimentos, nem afeto. É lá que ele ganha um violino de um luthier e começa a tocar. A parte da música é bem furada, não entendem nada de música clássica, mas o restante é muito bom. Christian Cervone arrasa. Ele tem duas mães lindas, a biológica de Serena Rossi e a adotiva de Barbara Ronci. É um belo filme e ainda conta história.
Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Pedrita, gostei bastante desse filme, e achei a história incrível, com as famílias do norte da Itália, acolhendo temporariamente as crianças necessitadas do sul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heloisa, exato, não tinha ideia dessa história. tb gostei muito.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Libertárias - Mulheres Inspiradores na História do Brasil é uma ótima produção. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, é um importante projeto pra diminuir as lacunas da história do brasil e seus personagens.

      Excluir
  3. What a touching story. I had not heard of "The Italian Happiness Train" either, and it sounds like a powerful tale of resilience and kindness in a time of great need. It's wonderful that films can bring these historical moments to light. www.melodyjacob.com

    ResponderExcluir
  4. Antes de assistir a este filme eu li comentários contraditórios sobre ele. Li muitos elogios e críticas que diziam que era uma
    obra superestimada. Vi e achei que é um bom filme. Melhor até do que muitos que assisti nesses últimos tempos.

    Beijo e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, a parte ficcional tem lacunas e incoerências, mas é muito bom falar sobre esse movimento de acolhimento das crianças em situação de vulnerabilidade, enquanto as cidades se reconstruíam. é a grande força do filme. sim, é um bom filme..

      Excluir
  5. Boa tarde e uma excelente segunda-feira. O clima está muito mudado e muitas pessoas, não aceitam a verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luiz, sim, e não querem mudar um milímetro de seus hábitos.

      Excluir
  6. Talvez por ter assistido com a expectativa nas alturas acabei me decepcionando um pouco, mas é um bom filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, a parte ficcional tem problemas, mas gostei de falar do assunto histórico que desconhecia.

      Excluir

Cultura é vida!