domingo, 6 de julho de 2025

Pedro Páramo

Assisti Pedro Páramo (2024) de Rodrigo Prieto na Netflix. Nunca tinha ouvido falar e é baseado no livro de Juan Rulfo. Não é de terror, mas tem fantasminha que não acaba mais, é só ver o pôster. É de realismo fantástico que amo e quero muito ler o livro.
 

Um filho, Tenoch Huerta, vai a uma cidade fantasma saber de seu pai. É em uma cidade fantasma e ele encontra poucas pessoas pra conhecer a história do pai que teve inúmeros filhos, com inúmeras mulheres.

O pai, Manuel Garcia-Rulfo, enriqueceu e manda na cidade. Faz inúmeros absurdos, manda matar, não costuma sujar suas próprias mãos. O que faz com as jovens mulheres é absurdo. Um monstro.

São lindas demais as mulheres que o cercam. Ele vive rodeados de mulheres já que ele governa em casa, os seus homens que vão fazer o que tem que ser feito. Então tem a esposa, filhos e funcionárias. São poucos filhos que ele registrou, a maioria é bastarda. A primeira esposa é interpretada por Ishbel Batista.
O padre. Roberto Sosa, é uma das pessoas mais abjetas. Como Pedro, vive rodeado de mulheres e fazendo um inferno na vida delas. Sim, todas vão ao inferno segundo seus preconceitos, mas acho que ele é o primeiro a chegar lá, tão monstruoso que é. Cheio de moral é o que menos a pratica. Pedro pode ter todos os pecados, ouve barbaridades no confessionário sobre o líder da cidade, mas o padre sempre crucifica as mulheres. Ambicioso e ávido por dinheiro, faz o que pode para conseguir mais cobres, principalmente encobrindo as vilanias de Pedro Páramo.

O grande amor de Pedro na adolescência, Sarah Rovira, foi Susanna. A vida os separa e ele consegue aproximá-la no futuro, mas ela já está abalada mentalmente, entre delírios e muito sofrimento. Pedro paga em vida todo o mal que fez só vendo o sofrimento dessa pobre alma. Ilse Salas está maravilhosa.
Que filme belíssimo! Fotografia, edição, história, elenco. Maravilhoso!

Beijos,
Pedrita

13 comentários:

  1. Não vi nem propaganda desse filme. Mas com fantasma não gosto. Beijo,

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. Fui num sábado e vindo do Beco do Batman. Foi bem rápido. Tipo bate e volta, São Paulo é muito grande. Tipo: tem que ficar um mês kkkk.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde de domingo e bom início de semana. Estou meio por fora de séries, obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luiz, esse filme é ótimo. sim, são paulo é enorme, dá pra visitar muitas vezes.

      Excluir
  4. Não conhecia esta série, mas o teu texto aguçou a curiosidade! 🎬 Gosto quando abordas estes temas com olhar atento e crítico — ficas sempre entre a análise e a provocação certa. Vou espreitar, quem sabe não descubro uma nova obsessão?

    💜 Desejo-te uma excelente semana!
    Com carinho,
    Daniela Silva
    🔗 https://alma-leveblog.blogspot.com
    🦋 Visita também o meu cantinho 🌸

    ResponderExcluir
  5. Olá, Pedrita.
    Fica a dica para quem gosta de realismo fantástico.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Agora me ocorreu que já li algum livro do Juan Rulfo. Mas nem me lembro mais do nome. Na resenha me chamou mais a atenção o tratamento dado às mulheres. Pura maldade!

    Beijo e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, sim, o protagonista era um monstro. e infelizmente tinha a ver com poder. eu estou vendo se acho pra comprar.

      Excluir
  7. Não conhecia o livro nem o filme e fiquei muito curiosa pra conferir.
    Amei esse pôster e sou fã de realismo fantástico ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu tb não tinha ideia e igualmente amo realismo fantástico.

      Excluir

Cultura é vida!