quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Dark - 1ª Temporada

Assisti a 1ª Temporada da série Dark (2017) de Baran bo Odar na Netflix. O 007 insistiu muito, mas muito, pra que eu visse essa série, é realmente genial e do jeito que eu gosto, cheia de mistérios, teorias, filosofias... A série é alemã, o diretor é suíço, mas fiquei curiosa pra saber a descendência dele.

Li que muitos amaram e muitos odiaram. Os que não gostaram é porque disseram que era muito confuso. Bom, filme no cinema realmente incomoda um pouco, mas uma série, em plena época virtual, que você pode voltar e rever trechos pra tirar dúvidas, procurar quadros na internet pra avaliar, ou até mesmo matérias, é bem confortável. Acho que o que nós gostamos foi isso, a ideia de criarmos quadros para tentar desvendar os mistérios antes de serem revelados. Como gosto, eu procurei não ler nada, não procurar nada, para não perder as surpresas e as descobertas e eu aconselho o mesmo para quem ainda não se aventurou nessa série. Aconselho inclusive a não ler toda a postagem e parar por aqui.

A série se passa em uma pequena cidade na Alemanha com uma usina nuclear. Além dos mistérios a série tromba com o tema da energia nuclear. Eu até fui procurar dados mais atualizados sobre o tema na Alemanha que vem desligando suas usinas. Li que das 17 que tinham, seguem 8 ativas e pensam em desligá-las também. Mesmo que a série use teorias mirabolantes, o fantasma da usina assombra sempre a cidade, é no fundo o grande vilão de toda trama. Um dos segredos, é que ao longo da trama ficamos sabendo que teve um acidente em cavernas onde escondiam material radioativo. Que essa explosão abriu portas nas cavernas para outras dimensões, que é possível ir para dois passados de 33 em 33 anos. 

Com isso, os moradores da pequena Widen, poderiam ir em outras dimensões. A questão é que alguns não tinham ideia como tinham ido parar em outra dimensão e passavam a viver na cidade em outra época. E na época que nasceu passava a ser considerado desaparecido. Vivendo 33 anos em uma dimensão anterior, quando chegava na que nasceu, se deparava com seus pais na mesma idade da infância, mas o personagem já estava com 33 anos a mais. 

Aí que começa a confusão que as pessoas tiveram. É difícil mesmo, porque a gente vai desvendando esses mistérios aos poucos e passa a ficar profundamente confuso com as árvores genealógicas, já que elas muitas vezes tem 66 ou 33 anos de diferença. Como eu não li nada, eu fui ficando em choque com as revelações de quem era quem. 

Há um serial killer, mas na verdade não é muito um serial killer, quer dizer, mais ou menos. É um fanático religioso misturado com ciência, que com a desculpa das suas teorias mata em série. Esse eu descobri logo quem era, mas não sei se a série faz muita questão de esconder, já que é só um fio de novelo de toda a trama. Sim, é esse monstro que embaralha bastante as cartas, quer dizer, as pessoas, na trama.


O elenco todo é muito bom. Que raiva que dá desse personagem (Oliver Masucci), no começo eu o adorava, depois fui ficando com muita raiva dele. Eu achava que era o Ulrich o protagonista, mas na verdade é o personagem do Louis Hoffman e suas versões em outras dimensões: Jonas Gerzabek e Andreas Pietschmann

O elenco é muito numeroso, são três dimensões na primeira temporada, enquanto quase todo personagem tem vários momentos, infância, adolescência e fase adulta, então é interpretado por três atores.

Apesar de ter um núcleo adolescente bem presente, não é uma série adolescente, embora tenham muitos adolescentes ultra aficionados na trama. Alguns do elenco são: Nele Trebs, Ludger Bokelmann, Peter Schneider, Mark Waschke, Maja Schöne, Jördis Tiebel, Lisa Vicari, Paul Lux, Moritz Jahn, Karoline Echhorne, Stephan Kampwirht e Christian Steyer. A trilha sonora é incrível e tem no spotify.

Eu perguntei pro 007 porque o Ulrich andava na chuva o tempo todo. Inclusive ele chega em casa ensopado e dorme ensopado na cama do filho. Aí 007 disse que Dark é assim. E é fato, há uma infinidade de personagens andando na chuva. Mas acho que o que mais irritou o 007 é que eles andam de casacos com capuz sem nunca usar o capuz na chuva. Surreal realmente, bem como a série.


No final ficamos sabendo que a segunda temporada terá mais uma dimensão, curiosíssima, mas eu não tenho hábito nem de maratonar e nem de ver temporadas seguidas. Sempre dou um respiro, mesmo com muita curiosidade. Cada um com sua mania.


Beijos,
Pedritas

18 comentários:

  1. Acredito que seja uma série fascinante de ver.
    .
    Saudação amiga

    ResponderExcluir
  2. A primeira e a segunda temporada são sensacionais. A terceira fecha bem o arco da história, mas fica um pouco abaixo.

    Na primeira temporada eu demorei para entender "quem era quem" nos vários tempos.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hugo, é difícil mesmo acompanhar os personagens, mas alguns charmes da série são exatamente demorar pra revelar quem é quem. gostei muito, uma hora vou ver a segunda.

      Excluir
  3. Como eu tenho um certo fascínio pelo tempo fui logo ver esta série. Vi as duas primeiras temporadas e ainda - meses depois - não retornei. Talvez eu ainda faça isso, rsrs.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pedrita. Acredita que todas as pessoas que conheço só falam maravilhas sobre essa série? estou esperando ter um tempo livre para ver. gosto de assistir série na sequencia, não aguento esperar a continuação! :D um beijão.

    ResponderExcluir
  5. Oi Pedrita. Bom vim no seu cantinho. Saudade de vc bjs querida

    ResponderExcluir
  6. Achei muita loucura. Não cheguei a terminar a primeira temporada. Até consegui identificar as pessoas nas várias fases da vida, mas parei porque concluí que era extremamente cansativo assistir a série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heloísa, a internet ajuda bastante, mas eu fiquei tentando descobrir sozinha com medo de spoiler.

      Excluir
  7. Adoro séries, agora, as brasileiras
    são de tirar o fôlego... É claro que não
    são todas, como também não é de todas
    americanas que eu gosto.
    Obrigado, Pedrita, por nos trazer mais
    essa opção.
    Beijos e beijos, muitos.

    ResponderExcluir
  8. Detestei. E me arrependo do tempo que perdi vendo até a 2a temporada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, em geral qd detesto eu largo logo no começo. não parece mesmo ser o seu estilo.

      Excluir
  9. Tenho a maior curiosidade em assistir essa série e fiquei com mais vontade ainda depois de ler sua resenha e saber desses loopings temporais ❤❤
    Na wishlist no topo.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Cultura é vida!