sábado, 22 de janeiro de 2011

Rio das Flores

Terminei de ler Rio das Flores (2007) de Miguel Sousa Tavares da Companhia das Letras. Comprei esse livro por um acaso. Eu tinha ido na Livraria João Alexandre Barbosa na USP e descobri que duas editoras estavam com vários livros há 50% de desconto. Esse foi um deles. É fascinante! Esse autor português relata a história de dois irmãos que nasceram em uma grande fazenda em Portugal. A vida deles é permeada de vários fatos históricos, no final há uma extensa biografia de pesquisa. Eles passam pela ditadura de Salazar, Segunda Guerra Mundial, Hitler, Mussolini, o Estado Novo de Getúlio Vargas, Coluna Prestes. Nos agradecimentos no final o autor menciona uma pessoa que contou a história de um português que trocou Portugal pelo Brasil e que viajava de zeppelin. Com essa história na cabeça ele criou esse livro.

Obra Ponte (1914) de Amadeo Souza-Cardoso (esse pintor é mecionado na obra)

Na capa está escrito: "Do autor de Equador". Obra que é muito elogiada e que agora quero ler.

Trechos de Rio das Flores de Miguel Sousa Tavares:

“Diogo Ascêncio Cortes Ribera Flores – conforme constava do seu registro de baptismo – tinha quinze anos de idade quando o pai o levou pela primeira vez a ver uma tourada.”

“Os Jesuítas, ao menos, dedicavam-se ao ensino, à instrução pública, às missões nas colônias. Não ficavam aí, pelas aldeias, a fornicar e a fazer filhos sem pai às beatas de sacristia, pregando virtudes vãs, enquanto enchiam a barriga do bom e do melhor e fingiam seguir os mandamentos do Evangelho.”

“Espero bem que tu, que és tão igualitário, o venhas a perceber por ti, porque, se o não perceberes, não vais pertencer a mundo nenhum: os iguais a ti desprezar-te-ão como um renegado e os de baixo não te reconhecerão como um dos seus.”


Coloquei a interpretação da fadista Amália Rodrigues porque ela é mencionada na obra, inclusive um dos irmãos vê uma apresentação dela no Rio de Janeiro.




Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Estamos Todos Bem

Assisti Estamos Todos Bem (1990) de Giuseppe Tornatore no Telecine Cult. É um filme nostálgico, mais pra meloncólico, com o maravilhoso Marcello Mastroianni. Ele aluga cinco barracas para os cinco filhos na praia, mas eles não vêm nas férias. Ele resolve então fazer uma surpresa pra eles e visitar um a um. Ele viaja sozinho pela Itália. Sempre estranho quando falam como os europeus tratam as pessoas mais velhas, em geral delegam os cuidados a asilos ou serviços do governo. Nosso protagonista vive sozinho, mas os filhos tem pena dele, não tem admiração e estão muito ausentes, nem telefonam. Estranho esse distanciamento, não acredito que seja possível o afastamento dos nossos pais e avós, acho que temos muito o que repartir com eles, estranho o sentimento de pena só porque alguém tem algumas limitações da idade.

Ele tem cinco filhos e quando ele encontra, os vê como eles eram quando eram crianças. Há vários momentos surreais e poéticos. No elenco estão: Valeria Cavalli, Michèle Morgan, Roberto Nobile, Marino Cenna, Norma Martelli, Salvatore Cascio, Matteo Lo Piparo e Antonella Attili. A trilha sonora é do maravilhoso Ennio Morricone.




Beijos,

Pedrita

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Filme B na TV

Assisti Filme B na TV no Canal Brasil. O Filme B é um portal com informações sobre o cinema brasileiro, principalmente para profissionais do meio. Boa parte dessas informações são pagas. O Canal Brasil criou um pequeno programa, onde a Simone Zuccolotto entrevista regularmente o Pedro Butcher do Filme B sobre o cinema brasileiro. Eu gosto muito. O último falou que janeiro se tornou o mês ideal para lançamento de filmes brasileiros, principalmente comédias. De Pernas Para o Ar é o filme mais visto no Brasil nessa semana. Se Eu Fosse Você 2 no ano passado teve altíssima bilheteria. Esse programa fez um balanço do cinema brasileiro no ano passado, do sucesso de bilheteria de Tropa de Elite 2 que é hoje o filme mais visto no Brasil em todos os tempos, superando Dona Flor e Seus Dois Maridos.

 O Filme B na TV fala sempre da bilheteria dos filmes na semana, quando falaram de Muita Calma Nessa Hora que já passou de 1 milhão de público. O comentarista do Filme B disse que tem aumentado o número de filmes que ultrapassam um milhão de espectadores, antes eram raros os filmes que ultrapassavam essa marca. Ainda é muito raro programações que avaliem o mercado do cinema brasileiro na TV.  Esse é o site do  portal Filme B. O Filme B na TV passa aos sábados às 20h30, mas reprisa várias vezes na semana. É bem curtinho, acho que é possível ver um no site do Canal Brasil.

e
Beijos,
Pedrita

domingo, 16 de janeiro de 2011

Dogville

Assisti Dogville (2005) de Lars Von Trier no Telecine Cult. Soube depois que minha irmã assistiu exatamente no mesmo dia e horário. Eu fiquei em estado de choque quando terminou e o sentimento se esticou por mais uns dias. A espinha dorsal do filme me lembrou Ensaio Sobre a Cegueira, que a humanidade, conforme o que se apresenta, torna-se cruel e oportunista. É um filme pessimista. Eu queria muito ver Dogville, tentei inclusive ver nos cinemas mas não consegui. Dogville tem uma continuação, Manderlay que quero também ver. Eu adoro esse diretor desde que vi Os Idiotas no cinema. Seus filmes sempre mostram pessoas respeitáveis e incríveis tendo comportamentos monstruosos e egoístas.

Nicole Kidman interpreta uma mulher que foge da polícia nos Estados Unidos. Ela chega a uma pequena cidade. Não há cenários, as casas são divididas por linhas. Um homem da cidade que vive com o pai e tem uma vida um pouco melhor que a maioria dos seus vizinhos resolve conversar com os moradores para que aceitem que essa mulher se esconda ali. Ele sugere que ela se ofereça a ajudar para ganhar a confiança dos moradores, inicialmente ninguém aceita, mas ela começa a fazer o que não precisa ser feito. Aos poucos essa cidade vai escravizando-a, abusando dessa mulher, pedindo demais, sabendo que ela precisa do silêncio e da proteção deles. Até porque prometem uma rica recompensa quem localizá-la.

Aos poucos essa cidade comete verdadeiras atrocidades com essa mulher. Até mesmo o homem que diz que a ama, esconde do pai que foi ele que pegou o dinheiro e permite que mantenham essa mulher em cativeiro. O desfecho é surpreendente, não tinha ideia que fosse ser tão impactante. O elenco é excelente: Paul Bettany, Lauren Bacall, James Caan, Ben Gazzara,  Blair Brown, Zeljko Ivanek, Chloë Sevigny entre outros. John Hurt é o narrador.




Beijos,


Pedrita