quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Amor Estranho Amor

Assisti Amor Estranho Amor (1982) de Walther Hugo Khouri no Canal Brasil. Finalmente consegui ver esse filme que ficou censurado por décadas. É a primeira exibição depois da censura. Cheio de temas tabus, é um filme muito feminino, apesar da maioria dos críticos homens dizer que é um filme político.
 


Uma avó deixa um menino na frente de uma belíssima mansão. Ele é interpretado por Marcelo Ribeiro e seu personagem é filho de uma das mulheres que trabalha na casa. É esse garoto que nos mostra, em poucos dias, o que passou naquela casa com sua mãe e as outras mulheres que trabalham nessa casa. A mãe parou de mandar dinheiro por uns meses, então a avó se vinga levando o garoto na mansão temporariamente para conseguir o dinheiro novamente.
Um poderoso político que mantém a mansão. Ele antes se envolvia com a administradora da casa, no filme ele se relaciona com outra mulher. O filme mostra a troca de mulheres assim que elas ficam mais velhas e a dificuldade de se manter após envelhecer. A preferida anterior conseguiu viver na mansão e administrar a casa, escolher as garotas, mas a preferida atual quer tentar se estabilizar fora da casa, ter um lar, mesmo que modesto, para ficar protegida no futuro. Haverá uma festa para negociações políticas, há risco de golpe. Após o golpe, a administradora da casa procura quem ficou no poder para fazer novas alianças e proteger o emprego e a moradia daquelas mulheres. O elenco é impressionante: Vera Fisher, Íris Bruzzi, Matilde Mastrangi, Mauro Mendonça, Otávio Augusto e Walter Foster. Rubens Ewald Filho faz uma pequena participação.

Não há como mandar o garoto naquele momento de volta ao sul. Então ele fica no fim de semana que terá a festa. Uma jovem será oferecida ao político que querem agradar. Ela é interpretada por Xuxa. São muitos temas abordados. A administradora da casa diz que os frequentadores sempre querem moças do sul, de preferência loiras de olhos azuis. Era muito comum garotos terem suas iniciações sexuais com prostitutas. Elas passam a assediar o garoto para a ira da mãe dele. O olhos dos acontecimentos vem no garoto mais velho, que visita a casa e vai lembrando daqueles dias.

Beijos,
Pedrita

domingo, 14 de fevereiro de 2021

A Casa

Assisti A Casa (2020) de Davi Pastor e Alex Pastor na Netflix. Começa com o protagonista em uma entrevista de emprego. Logo percebemos que ele era um rico publicitário, mas está em uma situação difícil. Desatualizado e mais velho, é muito humilhado nas entrevistas.

Eu demorei pra entender o que ele estava fazendo. Achei que ele seguia o profissional que tentou explorá-lo em uma entrevista de emprego, mas não, ele seguia o novo morador do seu antigo e luxuoso apartamento. Pela dificuldade financeira, a esposa o convence a se mudar para o apartamento próprio do marido em um bairro não luxuoso. Demorei também pra perceber que o protagonista tinha vergonha do filho adolescente, com um pouco de sobrepeso.
Igualmente demorei a entender o plano dele. Ele consegue meio que sem querer a chave do seu antigo apartamento e começa a ir lá sem os donos. Com isso começa a pegar informações. Eu achei que ele só queria se vingar, ferrar a família, já que passou a ter inveja de quem tinha o que ele tinha, ou mais do que ele tinha, mas não, ele é mais monstro que isso, ele quer mesmo a "vida" do homem que vive no apartamento que ele alugava, mesmo que pra isso ele tenha que trocar de esposa e de filha, ainda mais que a filha do casal que está no seu ap não o envergonha. O filme só piora, quantos horrores. Javier Gutiérrez está insuportável no personagem, que homem horrível. Outros do elenco são: Mario Casas, Bruna Cusí, Ruth Díaz, Davi Ramírez e Irís Vallez Torres.
Beijos,
Pedrita