sábado, 10 de setembro de 2016

S.O.S. Mulheres ao Mar 2

Assisti S.O.S. Mulheres ao Mar 2 (2015) de Cris D´Amato no TelecinePlay. Eu tinha gostado muito do primeiro, relutava em ver o segundo. Fiquei muito emocionada! É igualmente solar. Quando engrena é muito divertido. Quando todos estão no carro conversível vermelho, é muito divertido.

A personagem da Thalita Carauta está vivendo em Miami, trabalha para uma família podre de rica. E ela está muito bem de vida também, linda, bem vestida e com o carrão vermelho conversível. O personagem do Reynaldo Gianecchini vai fazer um desfile no cruzeiro. Sua amada, interpretada pela Giovanna Antonelli, está muito ocupada, não pode ir. Até que ela descobre que a ex, Rhaissa Batista, será a modelo da grife do marido, e resolve ir depois correndo. Elas e dois amigos que conhecem no caminho seguem de carro para entrar no cruzeiro em outra parada.

Os dois amigos são bem jovens e são interpretados por Felipe Roque e Gil Coelho. Além do cruzeiro, o resort de Orlando também patrocina então elas fazem uma parada e se divertem em Orlando. Seguem para Cancun Dessa vez há poucas cenas no cruzeiro e o Gianecchini participa pouco. A maioria das cenas são em estradas, um verdadeiro road movie, com muito sol, lugares paradisíacos e figurinos belíssimos. Um gato também o policial que persegue a personagem de Miami interpretado por Felipe Montanari.
Beijos,
Pedrita

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Os 33

Assisti Os 33 (2015) de Patricia Riggen no TelecinePlay. Vi que era com o Antonio Banderas e com o Rodrigo Santoro, quis ver. A diretora é mexicana. Mas vi que era pesado, já que é sobre aquele acidente horrível onde mineiros chilenos ficaram presos embaixo da terra por meses. Logo no início do filme vem o texto: "a cada ano mais de 12 mil mineiros morrem em acidentes nas minerações no mundo todo". Esse é o tom do filme, o descaso e os interesses econômicos na extração de minério em detrimento de vidas humanas.

Os familiares se incomodaram com o filme, mas é porque é difícil resumir meses de angústia em duas horas. Mas o filme é muito bom e muito bem realizado. Também o filme conta uma história que já sabemos o final, todos, sem exceção foram salvos. Nos meses de angústia ninguém sabia se alguém sairia vivo, se estavam vivos. Por melhor que um filme sobre o tema seja realizado, sempre vai reproduzir minimamente o que aconteceu, tal a complexidade.

Muito assustadoras as estruturas das minas atuais. São ruas e ruas, andares e andares pra baixo da terra. O caminhão com os mineiros desce 10 andares, há mineiros em cada andar com máquinas. O tempo todo falavam que os mineiros estavam em uma profundidade de um Impire States. Lá no fundo, eles tentam subir escadas de emergência, mas elas eram uma mentira e acabam depois de uma pequena subida. O refúgio tinha que ter material de primeiros socorros, não há quase nada. Uma caixa com alimentos, chega a ser uma vergonha o pouco que tem ali. Por sorte, um deles, assume o racionamento, e os poucos alimentos, biscoitos, leite e atum, são ampliados por dias para os 33.  Esse mineiro é interpretado por Antonio Bandeiras. Um deles passa a filtrar um pouco de água, que está suja, mas é água e misturam ao pouco que sobra.
Rodrigo Santoro é o ministro chileno que vai ver o que aconteceu. Gabriel Byrne é o engenheiro que vai para realizar o trabalho. Juliette Binoche uma parente de um mineiro. É muito assustador como tudo acontece. São dez andares pra baixo da terra, a empresa que administra a mina não tem condições de cavar, então os parentes ficam atrás de uma grade e a empresa espera os mineiros morrerem, nada fazem. Só com a chegada do ministro, a pressão da imprensa e familiares, é que o Chile começa a enviar equipamentos para perfurar dias depois. Os familiares passam dias ao lado das grades sem nada acontecer, sem um salvamento que não ia acontecer. O mundo todo passa a ajudar, são equipamentos de várias partes do mundo, até o Brasil envia imãs para tirar peças quebradas das perfuradoras. 

Muitos dias depois chegam nos mineiros, depois de várias tentativas frustradas. A situação deles melhora. Passam a receber por um cano estreito alimentos, remédios, conseguem falar por vídeo com familiares, mas eles precisam suportar muitos meses, uns três pelo menos, até conseguirem enviar um pequeno elevador que traga um de cada vez. Há ainda um grande risco de desabamentos e serem soterrados.


No final aparecem os 33 hoje. O final parecia legenda do Brasil, a empresa que negligenciou os mineiros, que não colocou equipamentos de segurança mínimos, não sofreu nenhuma punição. Os 33 mineiros nunca foram indenizados. Muito assustador.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

A Ponte dos Espiões

Assisti A Ponte dos Espiões (2015) de Steven Spielberg no Telecine Play. Eu não sabia desse filme. Tinha lido por alto que o Spielberg tinha dirigido uns filmes recentemente, mas não fixei. Quando vi o nome fui ver detalhes e vi ele na direção, programei logo para ver. E que incrível! Os irmãos Coen assinam o roteiro. É baseado na vida real do russo Rudolf Abel e nos dois americanos Doug Forrester e Francis Gary Power.

Começa com um espião nos Estados Unidos sendo perseguido. Um advogado famoso em seguros é escolhido para defender o espião soviético. Ele tenta recusar, que não é sua especialidade, mas o escritório que foi designado pela defensoria pública não aceita a recusa. Todos ficam contra ele. Ele é interpretado brilhantemente por Tom Hanks, o espião por Mark RylanceUm horror a perseguição que os americanos fazem aos soviéticos. Nas escolas mostravam os efeitos das bombas atômicas e afirmavam que a URSS ia jogar bombas assim nos Estados Unidos. Sendo que os efeitos que mostraram eram das bombas atômicas que os Estados Unidos jogaram no Japão, não dos russos. Sim, havia o risco de novas bombas serem jogadas, mas por qualquer um dos países. Com essa campanha nos Estados Unidos contra a URSS, o advogado é muito hostilizado, pela família inclusive.

Muito sério no que faz, ele não aceita distorções. O filho pergunta se o pai vai defender o traidor, e o advogado lembra o filho que o acusado não é traidor. Que o acusado trabalha para o seu governo, o russo, e não o trai. Essa é a defesa. O espião pode ser condenado à morte. Não há interesse algum dos americanos em preservar a vida do espião. O filme é todo intrincado, muito inteligente. 

Dois americanos são presos e os Estados Unidos querem negociar a troca dos espiões e os russos querem negociar o espião russo pelo americano estudante. A negociação será na Alemanha Oriental, exatamente no momento que o Muro de Berlim começa a ser construído. Muito bem feitas as cenas do desespero das pessoas pulando de um lado para o outro na hora da construção, a polícia atirando quem mudava o lado. Assustador! 

É no meio dessa turbulência que o advogado vai negociar. Ele não segue as orientações e exige os dois americanos pelo espião e consegue. Dado o sucesso, Kennedy enviou o advogado anos depois a Cuba para negociar a troca de mais de mil e cem americanos e o advogado troca mais de 9 mil americanos. Grande homem invisível. Spielberg sempre tem fascínio por essas pessoas quase desconhecidas que salvam tantas pessoas. Foi o caso no lindo A Lista de Schlinder. Admirável!
Alguns outros do elenco são Alan Alda, Amy Ryan, Mark Fichera,  Josh Rue, Domenick Lambardozzi, Brian Huchsson, Billy Magnussen e Austin Stowell. Mark Rylance ganhou Oscar e Bafta de Melhor Ator Coadjuvante.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Cauã Reymond no Adnight

Assisti a participação do Cauã Reymond no Adnight na TV Globo. Eu tinha pré-conceito com esse programa. Terminou Justiça, fui zapear, voltei e vi o Cauã de K-One, na embalagem como boneco, fiquei vendo até o final e me diverti muito. Acho que Marcelo Adnet vai ter programas engraçados, desde que o convidado se entregue as brincadeiras como o Cauã. Adnight deverá depender muito do convidado.

Gostei muito dos participantes convidados. O Bira narrou interpretações de Adnet, Cauã e Ricardo Macchi. Estavam muito divertidos! Eu adoro o Ricardo Macchi e estou em uma campanha para ele integrar alguma novela da TV Globo.

No final Rodrigo Simas também apareceu para uma canção sobre galãs. Os quatro estavam muito engraçados. Adnight vai ao ar às quartas-feiras.
Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Quero Viver!

Assisti Quero Viver! (1958) de Robert Wise no Telecine Cult. Vi esse filme na programação, coloquei pra gravar. Um dos grandes personagens de Susan Hayward, dificílimo. Ela é uma mulher livre, vive de pequenos delitos, festas, dança. Casou várias vezes sempre com maridos espancadores. O filme é baseado nas cartas de Barbara Graham e nas matérias de Ed Montgomery.


Ela está com uma vida tranquila, casada, mas seu marido, viciado em jogo e alcoólatra, espanca-a e pega todo o dinheiro dela, o pouco dinheiro que ela tinha. Ela tem um bebê para criar. Exige que ele vá embora e procura dois comparsas assaltantes para conseguir dinheiro. Em um dia, a polícia segue-a e prende os três. Eles haviam matado uma cadeirante e tinham outra acusação de assassinato. Barbara Graham jura que nunca matou, o filme baseia-se na sua inocência, é bem provável, mas só sabe mesmo quem esteve lá. Os dois comparsas, para se safarem da pena de morte, acusam impiedosamente ser Barbara a única culpada.
Essa é a foto da Barbara Graham e seu filho. Ela é condenada a pena de morte. É abominável o que fazem para culpar essa mulher, o ódio das pessoas que mal a conheciam em desejar sua morte. Sou contra a pena de morte em qualquer circunstância. O filme fala muito de jornalismo sensacionalista. Ed Montgomery é um dos que mais ampliam as chamadas nos jornais para condená-la. Antes mesmo da sentença. Arrependido, ou interesseiro ainda, ele a procura depois e é um dos que ajuda a ela conseguir que o processo seja reaberto e a pena reavaliada. O governador consegue adiar várias vezes a data da execução, mas nenhum juiz reabre o processo. Incrível que em nenhum momento tentam ao menos reavaliar a causa. O único álibi era o ex-marido violento, já que ela diz que estava com ele no dia da morte. Existia uma forte possibilidade dela dizer a verdade e ser inocente e mesmo assim, nem a ouvem. A única prova que tinha sido ela a assassinar era a palavra de dois bandidos altamente perigosos.

Simon Okland interpreta Ed Montgomery. Sua amiga fiel é interpretada por Virginia Vincent. Alguns outros do elenco são: Theodore Bikel, James Philbrook, Philip Coolidge, Alice Bakes, Lou Krugman, Barlett Robinson, Raymond Bailey, Gertrude Flynn e Helen Kleeb. I want to live! rendeu Oscar de Melhor Atriz para Susan Hayward, merecidissimo, que personagem difícil.
Beijos,
Pedrita