sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O Barbeiro de Sevilha

Assisti a ópera O Barbeiro de Sevilha no Theatro São Pedro. Essa comédia de Rossini foi dirigida pelo excelente William Pereira. O figurinista Olintho Malaquias era igualmente criativo. Me diverti muito! William Pereira trouxe essa ópera para os dias de hoje. Nossa protagonista malha o tempo todo, o cabeleireiro Fígaro quer se promover, tem grupo de dançarinos. O apaixonado pra se disfarçar aparece de Hare Krishna. Tudo muito ágil e divertido!

O Fígaro foi interpretado pelo Rodrigo Esteves. Rosina por Luciana Bueno, o Conde de Almaviva por Flávio Leite. O tutor por Saulo Javan, o pretendente por Eduardo Janho-Abumrad e a empregada por Priscila Zamlutti. A regência foi de Emiliano Patarra com a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos e o Coral Vozes de São Paulo. Ainda terão mais três récitas, os ingressos custam R$ 20,00, mas é bom ver antes se ainda há lugares. O teatro estava lotado na estreia.






Youtube: Cartoon: Il barbiere di Siviglia (part 1)



Beijos,

Pedrita

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Simplesmente Martha

Assisti Simplesmente Martha (2001) de Sandra Netelbeck no Telecine Cult. Por falta de opção tentei ver esse e só continuei por insistência. É uma comédia romântica com vários equívocos e muitos clichês, não entendi porque está no Telecine Cult e não no Light. Dá pra assistir, tem alguns momentos simpáticos, mas alguns argumentos achei mal elaborados. No início nossa protagonista mora sozinha e mostraram um pouco dela desesperada para arrumar um namorado. Achei bem de mal gosto achar que mulher sozinha está desesperada. Como se uma mulher sozinha não pudesse viver bem. O estranho é que no desenrolar do filme vemos uma mulher segura, resolvida, ótima profissional e feliz.

Eu também não tenho muita paciência em melodramas em filmes. É um recurso fraco e sensacio-nalista. A irmã dela morre e ela tem que cuidar da sobrinha. Eu gosto muito dos atores protagonistas e gostei muito da menina que faz a sobrinha. A protagonista é uma chef famosa de cozinha, com o afastamento da irmã e uma grávida na cozinha, surge outro chef para ajudá-la e ela fica enciumada. Esse chef inicialmente parece gostar do trabalho dela, mas depois agride-a tanto profisisonalmente, é tão machista, que não entendo porque ela gostou dele. Esse será o par romântico do filme. A relação com o psicólogo também é clichê. Que não ajuda nada, e ele fala algo em um momento que além de grosseiro não seria dito por um profissional. Os três atores são: Martina Gedeck, Maxime Foerste e Sergio Castelitto. Esse filme resultou no americano No Reservations, que não me animei muito pra ver, agora então, menos ainda.




Youtube: Bella Martha


Beijos,

Pedrita

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Bouvard e Pécuchet

Terminei de ler Bouvard e Pécuchet (1881) de Gustave Flaubert. Essa obra é inacabada e foi publicada posteriormente. Eu comprei por R$ 15,00, no sebo há muitos anos, demorei pra ler, a minha edição é da Editora Nova Fronteira, não a dessa foto da capa. Adorei! Irônica e atual, fala de dois homens que se conhecem em uma praça. Eles se identificam porque percebem em um banco de praça que ambos tem bordado no chapéu os seus nomes. Descobrem que ambos trabalham em grandes empresas, em trabalhos burocráticos e mecânicos. Começam a se encontrar após o trabalho. Um ganha uma herança, o outro tem uns trocados guardados, resolvem comprar uma propriedade no campo, plantar e viver bem.

Obra L´Enfant Gâtê (1795) de Jean Baptiste Greuze
Logo os dois se cansam das plantações. Como dois diletantes, estudam e reproduzem teorias e teorias, mudam no meio do processo sem critério algum. Na desistência começam a tentar outras áreas e começam suas loucuras em medicina, filosofia, religião e educação. Fazem tantas confusões, destroem tantas coisas e gastam muito do pouco dinheiro que tinham. Todas as análises que eles fazem, as conclusões que chegam, são simplistas e de conclusão fácil, algo que existe muito hoje, tudo superficial. No livro há trechos de manuscritos que foram encontrados e a possibilidade que teria um outro ou que a finalização seriam os dois voltando aos trabalhos burocráticos.


Obra Maisons d'Argenteuil (1873) de Claude Monet

Anotei a primeira frase da obra Bouvard e Pécuchet de Gustave Flaubert:

“Como fazia um calor de trinta e três graus à sombra, o Bulevar Bourdon estava completamente deserto.”

Tanto os pintores como o compositor são franceses do período da obra.


Música do post: La Corda D'Oro " Massenet Elegy "



Beijos,


Pedrita

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Zulu Araújo no Roda Viva

Assisti a entrevista com o Zulu Araújo no Roda Vida da TV Cultura. Vi que o programa ia começar e resolvi ver quem era o entrevistado. Acabei vendo todo o programa. Achei essa foto no flickr, da Letícia Lovo que foi convidada pelo programa pra fazer imagens, no link há mais imagens dela desse programa. Zulu Araújo é Presidente da Fundação Cultural Palmares. O entrevistado falou de vários dados e vários temas ligadas ao negro no mundo e no Brasil. Falou de avanços e de atrasos, como algo que já ressaltei sobre a intolerância religiosa. Religiões que andam intimidando pessoas que são de religiões como Cadomblé e Umbanda. Inclusive falou da pressão que baianas do acarajé começaram a sofrer no estado. O acarajé e as baianas do acarajé hoje são patrimônio cultural brasileiro para que fiquem protegidas. Zulu Araújo ressaltou que não acha que o negro deva só ser adepto de religiões afros, mas que todos devem respeitar todos os credos e costumes de cada religião. E que algumas religiões na Bahia começaram a dizer que os acarajés eram do demônio, porque vinham de religiões de tradições africanas.

Outra questão importante que o Zulu Araújo falou é sobre o padrão de beleza considerado bonito e que eu ressalto aqui, estimulado pela mídia. Segundo um critério, bonito é quem tem o nariz afilado, lábios finos, cabelos lisos de preferência loiros, bem como a preferência para olhos claros. Que fica difícil o negro se sentir bonito quando ele não está inserido no padrão de beleza estabelecido. É só repararmos a quantidade de pessoas que fazem plástica no nariz para afiná-lo como se isso é que fosse beleza. Eu gostei muito da entrevista que falou sobre vários assuntos como as cotas, política, governo atual. Consegui ver vários pontos de vista, inclusive alguns diferentes do meu, e repensar. Faziam as perguntas, mediados pelo Heródoto Barbeiro, Mônica Manir, editora do caderno Aliás do jornal O Estado de S. Paulo; Ivan Martins, editor executivo da revista Época; Maurício Pestana, publicitário, cartunista e presidente do conselho editorial da revista Raça Brasil e Paulo Lins, escritor e roteirista. Os dados desse programa, até mesmo trechos, pode ser encontrado no site da TV Cultura.

Youtube: Zulu Araujo - Parte 2 - Afropress


Beijos,



Pedrita

domingo, 22 de novembro de 2009

Concerto de encerramento do Simpósio Internacional Villa-Lobos


Fui ao concerto de encerra-mento do Simpósio Inter-nacional Villa-Lobos no auditório do MASP -Museu de Arte de São Paulo. A regência foi de Roberto Duarte. As composições de Villa-Lobos que estavam no repertório eram: Bachianas Brasileiras nº 9, Monoprecoce e trechos orquestrais da ópera A Menina das Nuvens. Na Monoprecoce, a solista ao piano foi Débora Halász. O auditório estava lotado e o concerto era gratuito!

Youtube: Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) Bachianas Brasileiras 2



Beijos,

Pedrita