sábado, 22 de agosto de 2009

O Quarto Verde


Assisti O Quarto Verde (1978) de François Truffaut no Telecine Cult. Simplesmente maravilhoso! Faz poucos anos que consegui ver vários filmes desse diretor graças ao Telecine Cult. Mas esse ainda não tinha conseguido ver. É majestoso, mas muito difícil, já que fala da morte o tempo todo e do jeito que só o Truffaut sabe dizer. Nosso protagonista tem uma fixação pela morte. Há 11 anos, no final da guerra, ele havia perdido a esposa e muitos amigos. Nunca se recuperou. Jornalista, só gostava de escrever artigos e matérias sobre gente morta. Apesar do exagero, quantos não ficam só reverenciando e elogiando o passado? Falando mal do presente? Só acham que o que era bom era do passado e não sabem viver o presente? Como todos aficionados pelo passado, ele se incomoda com as pessoas que tentam reconstruir a vida após uma morte. Ele acredita que nós homenageamos poucos os mortos e os esquecemos com facilidade.
Os textos sobre morte são impressio-nantes. Nosso protagonista vive solitário até que encontra uma mulher com a mesma obsessão. Em um texto ela diz que ele só vai amá-la no dia em que ela morrer. François Truffaut interpreta nosso protagonista. A mulher que o acompanha nas loucuras é interpretada pela bela Nathalie Baye. A música de Maurice Jaubert é belíssima.


Youtube: François Truffaut - Maurice Jaubert



Beijos,

Pedrita

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Caravaggio

Assisti Caravaggio (1986) de Derek Jarman em DVD. Eu ganhei esse DVD do 007, que presente! Adorei! O 007 tinha ressaltado que a magia do filme eram as obras do pintor e a representação das obras nas imagens e na fotografia. Realmente é perfeito. Fiquei imaginando o trabalho que deve ter dado criar réplicas para que o ator pudesse pintá-las. Mas não só as pessoas posando nós víamos as telas, todas as tomadas, as cenas, a fotografia, lembram as obras de Caravaggio. Como as telas do Caravaggio eram escuras, as cenas trazem a luz das suas telas. Primoroso! Gostei também do toque surreal que o diretor deu ao filme. Há algumas cenas que aparecem muito sutilmente objetos contemporâneos. Como o carro que está atrás de Caravaggio quando ele vai buscar o amigo na prisão. A revista em papel couchê com imagens das telas de Caravaggio, lâmpadas. Mas é bem de vez em quando, sutis e surpreendem! Tanto que quando a revista apareceu, eu imaginei que o filme viria para o tempo atual, mas tudo continua como está.

Gostei muito do ator que interpretou o Caravaggio, Nigel Terry. E adoro a Tilda Swinton. Há umas cenas com essa bela atriz que são majestosas. Só não gostei do ator que faz o Racuccio interpretado pelo Sean Bean. Destoa do resto. Além de visualmente o cabelo estar muito loiro não natural, a interpretação está exagerada e caricata. Dawn Archigald aparece posteriormente.

Obra Judith degolando Orfeu (1598) de Miche-langelo Merisi da Caravaggio

Como em Moça com Brinco de
Pérolas, gosto de ver a criação das tintas no período. Os pintores compravam a matéria-prima que daria os tons que desejavam. Pedras, plantas, metais, que precisavam ser masserados, misturadas com solventes vários, para dar as tonalidades. Estamos tão acostumados a irmos em lojas e pedirmos os vários tons, comprarmos tudo pronto, que esquecemos o quanto pode ser mágico descobrir as cores que pedras, plantas, metais podem proporcionar. É a mesma época onde tudo era difícil que pessoas com pouca renda tinham suas casas despidas de objetos. Hoje pessoas com pouco dinheiro têm em suas casas cortinas, objetos que compram em lojas de R$ 1,99. E Caravaggio mostra a importância dos mecenas. Até hoje para a arte brilhar e perpetuar é preciso de incentivo, de empresas e profissionais que investem no artista para que ele possa livremente investir toda a sua criatividade no seu talento sem hora marcada e muitas vezes sem prazo pra entregar. A trilha sonora é muito bonita. Agora vou emprestar o DVD para a minha irmã. E vou avisar o 007 do post.


Youtube: Caravaggio 2/12



e

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Drummond, música e poesia

Fui no recital Drummond, música e poesia da série Música de Câmara no Rio Hoje da CPFL Cultura no Teatro Cultura Artística Itaim. Esse teatro mudou de nome, é o antigo Espaço Promon. Eu mantive nas tags o Espaço Promon que já existia. A curadoria é do Clóvis Marques. Gostei demais! Adorei o repertório com obras de Guerra Peixe e Cirlei de Holanda. Gosto muito de música contemporânea, de composições inspiradas em poemas, vocês devem ver que regularmente falo de recitais assim aqui no blog. Os músicos eram ótimos: A soprano Doriana Mendes, o barítono Homero Velho, na clarineta Paulo Sérgio Santos e ao piano Fiulio Draghi.

O repertório era muito bonito. De Guerra Peixe (foto) interpre-taram: a divertida Rapadura, A Inúbia do cabocolinho, a belíssima Drummondiana e Prelúdios Tropicais No. 5 - Pequeno Bailado. De Cirlei de Hollanda: Congresso Internacional do Medo, Passatempo, Tema com variações, a emocionante As Sem Razões do Amor e O que se diz que é praticamente uma aula de português divertidíssima!
As sem-razões do amor
de Carlos Drummond de Andrade (foto
Eu te amo porque te amo,
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.
Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.
Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.
Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.




e

Beijos,

Pedrita

terça-feira, 18 de agosto de 2009

A Múmia - Tumba do Imperador Dragão

Assisti A Múmia - Tumba do Imperador Dragão (2008) de Rob Cohen no Telecine Premium. Esse filme é uma co-produção entre Estados Unidos, Canadá e Alemanha. Eu adorei os dois primeiros e não queria perder esse. Como minha mãe também gostou, avisei-a também. O 007 não gostou. Eu gostei. Gostei muito do tema central ser ambientado na China antiga, muitos anos antes de Cristo. Gostei muito do ator que faz o filho do personagem principal. Só não entendi porque não envelheceram o Brendan Fraser já que tantos anos se passaram. O Adoro Cinema facilitou minha busca, os dois atores tem somente 13 anos de diferença. A Rachel Weisz não aceitou participar. Então colocaram outra atriz no personagem, a Maria Bello que eu tive rejeição imediata, já que sou fã da Rachel Weisz. Eu acho que o Brendan poderia ter aparecido mais velho, mas não ter participado da aventura e não terem colocado outra atriz no lugar da Rachel Weisz.

Gostei muito do ator que faz o filho do personagem principal interpretado por Luke Ford. Esse filme podia ser só com ele nas aventuras, e com o par romântico que arrumaram pra ele, a atriz chinesa Isabella Leong. Não precisava o personagem do Brendan participar das aventuras. Gosto muito dos atores que fazem os personagens chineses, bonitos e talentosos. O imperador é interpretado pelo ótimo Jet Li. A chinesa mãe pela Michelle Yeoh.


Youtube: The Mummy: Tomb of the Dragon Emperor - Trailer



Beijos,

Pedrita

domingo, 16 de agosto de 2009

Horton e o Mundo dos Quem!

Assisti Horton e o Mundo dos Quem! (2008) de Jimmy Hayward e Steve Martino no Telecine Premium. Vocês sabem o quanto gosto de animações. Eu tinha visto o trailer com minha mãe e tinha vontade de ver esse filme. O nome original fica mais bonitinho. Gostei muito dessa animação. O roteiro nas histórias do Dr. Seuss. Um elefante acha ter ouvido vozes em uma partícula e resolve protegê-la. Na partícula há uma cidade. Gostei das crianças que o Horton conta as histórias. O amarelinhho é fofo demais. O Horton é muito fofo. E adorei o prefeito da cidade que tem 96 filhas e um filho. Os filhos são uma graça.

Só o final que achei meio atropelado. Quiseram fazer naquele esquema tradicional de deixar a salvação para o último segundo. Então além de ficar forçado, perdeu muito o impacto e ficou inverossímel. Afinal havia muito barulho de tanta gente pra se ouvir alguma coisa. E também não mostraram o Horton depositando a cidade na flor. Não sei, ficou bem ruinzinho o final.







Youtube: Horton Hears A Who Trailer NEW Movie Preview




Beijos,

Pedrita