sábado, 1 de agosto de 2009

Vau de Sarapalha

Assisti Vau de Sarapalha de Luiz Carlos Vasconcelos na Sala Guiomar Novaes na Funarte. Esse espetáculo existe desde 1992 com o Piollin Grupo de Teatro da Paraíba. É estarrecedor! Genial! Estava apinhado de gente, muitos não conseguiram entrar. O Piollin Grupo de Teatro está fazendo uma temporada em São Paulo com vários espetáculos. Eu tinha lido uma matéria de uma página no Estadão e tinha ficado com muita vontade de ver. Esse espetáculo é baseado no conto Sarapalha do Guimarães Rosa. Luiz Carlos Vasconcelos ainda assina a cenografia que é belíssima e a iluminação.


Há 5 atores no palco. Dois primos que têm maleita. Uma mulher que mexe com vários recursos populares, interpreta curandeiras, religiosas. Há um homem que intepreta um cachorro e um homem que trabalha principalmente com sons de animais e aves, e faz toda a percussão. Os atores são: Escurinho, Everaldo Pontes, Nanego Lira, Servílio de Holanda e Soia Lira. Vau de Sarapalha mexe com quase todos os sentidos, cheiros, sons, olfato, incrível!


Bejios,

Pedrita

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Uma Vida em Segredo

Terminei de ler Uma Vida em Segredo (1964) de Autran Dourado. Eu tinha visto o filme e amado, é um dos meus filmes preferidos. Quando vi essa obra disponível em um sebo, comprei por R$ 10,00. É daquela coleção que foi vendida nas bancas, da capa azul, da Editora Record / Altaya, da coleção Mestres da Literatura Contemporânea. Eu amo essa obra, o texto é maravilhoso, adoro o lado bucólico desse livro e amo a Biela. Nossa protagonista é uma mulher que vivia isolada em uma fazenda com o pai no século XIX. O livro começa logo após a morte do pai, e o tutor da moça, um primo, resolve trazê-la para a cidade, para viver com sua família. Biela era muito rica, já que seu pai era um rico fazendeiro. Ela herdou muito dinheiro e posses.
Obra Galos em Fundo Verde (1975) de Chico da Silva

Como no filme, me impressio-nei com essa persona-gem, tão a frente do seu tempo. Mesmo tendo sido criada isolada, com um pai que vivia na rede, ela percebia que o casamento não era a solução para a mulher. Ela também não diferenciava classes sociais. Gostava mesmo era de conversar sobre pássaros, plantações, natureza com os empregados das casas. Fazia trabalhos voluntários sem nunca alardeá-los. Gosto também da delicadeza do texto e das alusões a questões da roça, como moer no pilão. Nós tínhamos um pilão em casa e hoje está na casa do meu pai. Lendo a obra e revi várias vezes as cenas e a música do belíssimo filme. Eu me surpreendi o quanto essa obra é feminina.

Obra Moça na Janela de Cícero Dias

Trechos de Uma Vida em Segredo de Autran Dourado:

“Quem deu a idéia de trazer prima Biela para a cidade foi Constança.”

“Agora tinha de viver com os primos da cidade, uma família que já ganhara feita.”


Música do post: Silvio Caldas - Casinha Pequenina


Youtube: Uma Vida em Segredo Trailer



Beijos,

Pedrita

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

Assisti Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008) de Steven Spielberg no Telecine Premium. Queria muito ver esse filme, minha mãe também, mas eu não consegui levá-la ao cinema na época da estreia. Em geral esses filmes estreiam quando estou lotada de trabalho e sem tempo livre pra lazer. Avisei minha mãe por telefone e animadas tentamos ver. Eu consegui, ela, fã da série, largou e ia tentar ver inteiro outro dia. Não gostei! É arrastado e não gostei nem um pouco da solução final para os mistérios. Forçado e clichê. Também achei muito forçadas as piadinhas. Isso sem falar nos problemas geográficos. Indiana Jones vai para o Peru, perto do mar, anda um pouco a pé e entra na floresta amazônica. Para entrar na caverna o acesso aos mistérios é pela Foz do Iguaçu que cai na ruínas Maias e Incas. Tudo ali, bem pertinho!

Criaram um filho do Indiana Jones, interpretado por Shia LaBeouf, achei que assim poderiam continuar a série depois com o rapaz. O
007, que também não gostou desse Indiana Jones confirmou, mas que já desistiram da ideia. É um ator praticamente desconhecido e acho que isso dificultou a empatia. Eu particularmente achei o rapaz pouco carismático. Voltaram então com a companheira do Indiana Jones no primeiro filme e novamente ficou esquisito, com a
atriz Karen Allen. O cabelo dela está juvenil demais, bem como americanas relaxadas mais velhas usam, com franjinha. E como hoje em dia sempre os homens casam com mulheres muito mais novas. Acho que inclusive o Harrison Ford é um deles. O Indiana Jones casar com uma mulher não muito atraente da idade dele ficou esquisito. Se ela estivesse mais classuda talvez convencesse. Os efeitos especiais são muito bons e há alguns momentos bem interessantes como o das formigas e outros moments do final. Eu detestei serem marcianos. Tudo é o que sempre disseram sobre extraterrestes, sem nenhum traço de originalidade. E nunca entendi porque os humanos acham que nós fazemos foguetes, mas os extraterrestres só fazem discos voadores.


No elenco aparece ainda a bela Cate Blan-chett e o John Hurt. Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal ganhou o Framboesa de Ouro de Pior Remake, Sequência, Prelúdio ou Filme Derivado de Algo, merecidíssimo!. Acabaram os filmes pipocas do fim de semana. O anterior inclusive não fez sucesso algum entre meus leitores.

Youtube: Indiana Jones Kingdom of the Crystal Skull TRAILER



Beijos,

Pedrita

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Anjos da Noite

Assisti Anjos da Noite (2003) de Len Wiseman no Telecine Action. Como repararam, meu fim de semana foi bem pipoca. O 007 comentou que esse filme é bom, e é razoável sim. Não é o melhor que já vi do gênero, mas a trama é bem desenvolvida e os efeitos especiais são ótimos. Só não gosto porque é feito para um público mais heavy, então há um pouco de exagero na violência e nas lutas. Há duas continuações. Anjos da Noite é sobre uma luta milenar entre vampiros e lobisomens. Só que nossa protagonista vampira começa a investigar qual é o motivo dos lobisomens se interessarem por um humano. O nome original Underworld tem muito mais a ver, já que não existe anjo nenhum no filme, muito pelo contrário.
O elenco é bem bonito e talentoso. O casal de protago-nistas é interpretado por Kate Beckin-sale e
Scott Speedman. Alguns outros são: Shane Brolly, Michael Sheen, Kevin Grevioux, Bill Nighy e Sophia Myles.




Youtube: Underworld Trailer




Beijos,


Pedrita

domingo, 26 de julho de 2009

A Bússola de Ouro

Assisti A Bússola de Ouro (2007) de Crhsi Weitz na HBO. Eu sempre quis ver esse filme, o 007 viu no cinema e comentou que não tinha gostado. Eu até confundi na HBO com o filme A Lenda de Beowulf e ficava esperando a Nicole Kidman aparecer. Eu quero ler o livro do Philip Pullman para entender esse filme melhor. Essa produção infelizmente não funcionou. O elenco é bom, os efeitos especiais são excelentes, parece que é um bom roteiro, mas ficou tudo muito confuso, atropelado. É voltado para as crianças, não muito pequenas, então acho que prefereriram que não ultrapassasse as duas horas de duração, Mas não sei se mais uma hora resolveria. Talvez fosse um filme bom para um a série, como foi é Hoje é Dia de Maria.
Vou falar detalhes do filme: Gostei da ideia da tentativa de tornar as crianças obedientes, fazer uma cirurgia para que elas não contestassem mais as autoridades. Gostei de cada um ser ligado a um animal, que no caso não é especificamente um animal e sim um daemon, praticamente uma extensão de nós mesmos. E esses animais se transformam em vários. O de nossa protagonista fica gato, borboleta, são fofos os bichinhos. Gostei muito da menina que faz a principal, interpretada por Dakota Blue Richards e dos que interpretam os amiguinhos dela Ben Walker e Charlie Rowe. Gosto bastante dos atores do elenco: Nicole Kidman, Daniel Craig, Eva Green e Christopher Lee. Também são grandes os atores que fazem as vozes dos animais. A Bússola de Ouro ganhou Oscar e Bafta de Melhores Efeitos Especiais.




Fiquei muito feliz com a Elaine do blog Um Pouco de Mim. Aos domingos ela sempre indica um blog que gosta e esse domingo indicou o meu. Obrigada pelo carinho e adorei que mencionou as minhas dolls.



Youtube: The Golden Compass Teaser Trailer 2



Beijos,

Pedrita