sábado, 27 de maio de 2017

Depois da Terra

Assisti Depois da Terra (2003) de M. Night Shyamalan na ClaroTV. Eu tinha muita vontade de ver esse filme porque gosto de ficção científica e porque tinha lido que o pai e o filho contracenavam juntos, Jaden Smith e Will Smith. Eu só vi que é desse diretor que não gosto depois que comecei a assistir e estava interessante, continuei. Gostei do roteiro e é do Will Smith. E gostei muito desse pôster.

O filho não consegue ser um Ranger. A relação dele com o pai é tensa. A mãe insiste que o filho precisa ir em missão com o pai, que precisa estar com o pai, mesmo ainda não sendo um Ranger. Por pressão e a contragosto o pai aceita. Um acidente faz os dois serem os únicos sobreviventes da nave que cai na terra. Tudo na terra agora é para atacar e expulsar os humanos. É nesse momento que o filme fica belíssimo, que locações. Amei a Terra nesse momento. Inúmeros animais, mata fechada. fizeram muito bem de expulsar os humanos que continuam destruindo a terra. Essa nave leva um monstro alienígena para lá. 

O pai fica muito ferido. Uma parte da nave caiu dias de distância da outra parte e o garoto precisa buscar um simulador. A parte tecnológica é muito interessante. O ar é impuro para humanos. Ele leva umas cápsulas para respirar diariamente. E tem contato por um visor com o pai que o ajuda, claro que até certo ponto. Muito bacana a roupa que muda de cor, camaleônica, e pode com isso avisar de perigos conforme a cor que fica. Acho que o que é mais bobo é o monstro alienígena, mas só aparece no final. E tem uma piadinha no final de um mal gosto insuportável. Lindo o filho do Will Smith. Eu já tinha visto os dois atuando juntos no filme À Procura da Felicidade, com o filho criança, e muito fofo. As locações foram na Costa Rica, Pensilvânia e Califórnia. Ainda aparece no filme as belíssimas Sophie Okonedo e Zöe Kravitz.



Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Sanfonemas

Ouvi o CD Sanfonemas (1998) de Toninho Ferragutti. O músico toca músicas próprias no acordeão com outros músicos incríveis. Toninho Ferragutti é desses músicos que vai adicionando amigos ao longo de sua carreira, carismático e talentoso está sempre rodeados de grandes artistas.

Nesse CD Sanfonemas estão com ele o grande Naylor Proveta no clarinete, o ótimo Rodolfo Stroeter no baixo acústico, inclusive esse músico produz o CD. Edmilson Capelupi no violão de sete cordas e cavaquinho. O mágico Toninho Carrasqueira na flauta na belíssima Sanfonema que dá nome ao CD. Lelo Nazário no teclado. Dominguinhos no acordeão na faixa Dominguinhos no Parque. Na percussão está Guello. Zezinho Pitoco na cabumba e caixa e Bré nos pandeiros. Vinícius Dorin e Cacá Malaquias no sax tenor e Paulo Oliveira no sax alto. Jarbas Barbosa na guitarra. Zino Brito no violão e Marlui Miranda na voz na faixa Merceditas. Só feras! Esse CD foi indicado ao Grammy Latino em 2000. Belo CD!

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 23 de maio de 2017

Trumbo

Assisti Trumbo (2015) de Jay Roach no TelecinePlay. Esse filme é da série "porque não quis ver antes?". Fala de vários temas de meu interesse. Trumbo foi um grande roteirista de Hollywood. Como muitos intelectuais da época, se filiou ao Partido Comunista. Só que ele vivia bem, a larga, tinha até um lago particular em sua casa. Era amigo, ajudava os amigos, mas não era militante de quebra quebra, mesmo que fosse ninguém pode ser censurado por seu pensamento. Pelo menos o filme não mostra nada de piquetes.

Era uma época em que as pessoas perseguiam livres pensadores e faziam mal as pessoas só porque elas pensavam diferente. Nenhum filme de Trumbo era comunista. Seus filmes faziam muito sucesso e eram filmes comuns de Hollywood. Trumbo integrou então o grupo dos 10 que passou a ser perseguido e preso. Quando soltos ninguém os dava trabalho porque estão na Lista Negra.

Trumbo busca então essas produtoras de filmes de baixíssima qualidade. Consegue convencer que paguem o mesmo que para os outros roteiristas, pouquíssimo e começa a escrever roteiros para aqueles filmes como Monstro do Lago. Obviamente adoram o roteiro dele e ele começa a receber inúmeros roteiros para arrumar e outros para escrever. Chama seus amigos desempregados e todos passam a escrever sob pseudônimo. Trumbo, junto com sua família, criam uma verdadeira indústria de roteiros a baciada. E tira o grupo dos 10 da miséria. Continuam em dificuldade, mas conseguem sobreviver.
Ele dá um roteiro a Ian McLellan Hunter, o roteirista quer pagar quase tudo ao Trumbo. E ganham o Oscar de Melhor Filme por A Princesa e o Plebeu. Obviamente Trumbo não pode receber, mas o boato se espalha. Trumbo escreve sob pseudônimo Areias Escaldantes e também não pode receber o Oscar de Melhor Filme.

Então Kirk Douglas o procura Trumbo para que ele adapte Spartacus e Otto Premimger para que Trumbo seja roteirista de Êxodus. O filme Trumbo é muito bem realizado, há um livro que foi baseado de Bruce Cok. Bryan Craston está incrível como Trumbo. O elenco é enorme e excelente, seguem alguns: Michael Stuhlbarg, David Maldonado, John Getz, Diane Lane, Helen Mirren, Louis C. K., Alan Tudyc, Dean O´Gorman, John Goodman. David James Elliot e Elle Fanning.
Beijos,
Pedrita

domingo, 21 de maio de 2017

Para o Outro Lado

Assisti Para o Outro Lado (2015) de Kiyoshi Kurosawa no TelecinePlay. Faz tempo que via esse filme por lá. Resolvi assistir. É muito delicado, achei o roteiro bastante feminino e agora que vi que é baseado em uma escritora japonesa que escreve livros para adolescentes, Takashi Ujita.

Uma mulher vê o seu marido em casa. Logo descobrimos que ele está morto. Os dois começam uma peregrinação, viajando por vários lugares. É muito poético e delicado. Muito interessante como o roteiro é construído. Para o Outro Lado fala muito de perdão, da dificuldade das pessoas pedirem perdão, de terem tolerância com os outros e com a diferença dos outros. Do arrependimento e da vontade de pedir perdão quando não é mais possível. É muito bonito. Está na relação dos filmes cults do TelecinePlay, mas esse está longe de ser cult. Ela é interpretada por Eri Fukatsu e ele por Tadanobu Asano.

O diretor Kiyoshi Kurosawa não tem nenhum parentesco com Akira Kurosawa. É especializado em filmes de terror que agora quero muito ver. Eu adoro o gênero, principalmente os realizados por orientais. 
Beijos,
Pedrita