sábado, 13 de julho de 2019

Le Bonheur

Assisti A Felicidade (1965) de Agnès Varda no Telecine Cult. Nessa tarde passariam três filmes dessa corrente, dois de Varda e mais um outro. Consegui gravar esse. Esses filmes infelizmente não entram no Now e desaparecem da programação com a mesma velocidade que apareceram.

O protagonista é muito feliz com a mulher e seus dois filhos. Ele é carpinteiro, ela é costureira, então ela pode trabalhar em casa e cuidar das duas crianças pequenas. Ele é interpretado por Jean-Cloud Drouot, ela por Marcelle Faure-Bertin.

Ele conhece outra mulher no correio e passa a viver um romance com ela e conviver harmoniosamente com as duas mulheres. A amante é interpretada por Marie-France Boyer. Os figurinos são lindos!

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 10 de julho de 2019

A Sombra do Vale

Assisti a peça infantil A Sombra do Vale da República Ativa de Teatro no Teatro João Caetano. O espetáculo é livremente inspirado na tragédia de Brumadinho, uma sombra caiu no vale e 5 crianças e uma senhora encontram-se tentando entender o que aconteceu.

É muito delicada a forma como a história é contada, já que é para crianças, mas nós adultos entendemos o que aconteceu e é muito triste. Os seis se unem pra encontrar caminhos e como sair daquela situação e aos poucos conhecemos um pouco a história de cada um. Eles cantam músicas, cenários e figurinos lindos, fiquei encantada, embora bastante entristecida. É muito triste imaginar que as pessoas perderam tudo, entes queridos, casa, cidade e que precisam recomeçar, sem saber como. No elenco estão: Amanda Cruz, Ana Medeiros, Caio Martins, Jhon Yuri, Jonathan Araújo e Thauany Mesquita. A Sombra no Vale é gratuita e vai até dia 4 de agosto.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 9 de julho de 2019

Joaquim

Assisti Joaquim (2017) de Marcelo Gomes na Sala de Cinema da TV Cultura. Fiquei muito feliz que a TV Cultura oficializou a exibição de filmes brasileiros às quartas-feiras, devia ser algo orgânico e diário, com curtas, documentários e filmes, mas já melhorou ter uma série semanal. E consegui ver esse filme tão elogiado e premiado. É livremente inspirado na vida de Tiradentes.

Em matérias o autor diz que pouco se sabe sobre esse inconfidente. Li que só existem dois documentos sobre Tiradentes: a certidão de batismo e um auto da inconfidência. Os filmes mais recentes sobre esse período da história são bem mais realistas. Os personagens são sujos, os lugares precários. O diretor comenta em uma matéria que as pessoas não tinham roupas pra trocar e os livros recentes que li falam exatamente isso, não tinha higiene, os tecidos demoravam pra chegar. Tiradentes tirava dentes, era o mais próximo que existia de um dentista e era um intendente. Ele sonhava em ser tenente, mas cargos mais altos, altas patentes, eram sempre para portugueses "genuínos". Os livros de história também contam que as mulheres portuguesas demoraram a vir ao Brasil, então os relacionamentos eram com os nativos do país e escravos.
Então o autor criou um romance de Tiradentes com a Preta. Eu descobri recentemente o trabalho dessa atriz portuguesa  maravilhosa, Isabél Zuaa. Julio Machado está incrível, que ator. O filme é impressionante! Mas gostei demais também do ator de Guiné que faz o escravo de Tiradentes, Welket Bunguê. Sim, é fato que Tiradentes tinha um escravo. Ainda no elenco Karay Rya Pua, Romulo Braga, Nuno Lopes e Diogo Doria.

Beijos,
Pedrita

domingo, 7 de julho de 2019

Oitava de Mahler - 20 anos da Sala São Paulo

Fui ao concerto em comemoração aos 20 anos da Sala São Paulo com a Oitava de Mahler. Que maravilha! Primeiro passaram um vídeo contanto a história do espaço, a construção, depois quando foi escolhida para ser a Sala São Paulo, a construção, a acústica. Depois o concerto com a Osesp - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência de Marin Alsop.

Vários coros participaram dessa noite majestosa, o Coro da Osesp, o Coro Lírico do Theatro Municipal de São Paulo, o Coral Paulistano, Coro Acadêmico da Osesp e Coro Infantil da Osesp, vocês não imaginam como tinham crianças no coro, emocionante. Bom, a Oitava de Mahler é belíssima! Foi lindo demais! E a Sala São Paulo estava lotada e lotada de emoção.
Foi lindo o jogo de luzes que fizeram em vários momentos, esse azulado, lilás, laranja, vermelho, amarelo, lindo demais!

Os solistas eram Denise de Freitas, Gabriella Pace, Lina Mendes, Ludmilla Bauerfeldt, Luisa Francesconi, Paulo Mandarino, Paulo Szot e Sávio Sperandio. Serão várias comemorações dos 20 anos da Sala São Paulo.
O concerto está disponível no youtube, vou colocar o vídeo aqui.

Beijos,
Pedrita