Assisti
A´Uwe dirigido por
Laine Milan na
TV Cultura. Eu tinha lido que o
Marcos Palmeira encabeçava um programa sobre questões indígenas, mas ainda não tinha visto nenhum. Domingo acabei vendo com minha mãe na
TV Cultura em
Serra Negra, já que no hotel que estávamos só tinha TV aberta. Foi uma grata surpresa. Eu tinha visto uma vez o
Marcos Palmeira dizer em uma entrevista que tinha conhecido aldeias indígenas, inclusive o
A´Uwe passou no início um documentário onde o
Marcos Palmeira convive com os índios por um período.
A´Uwe significa
povo indígena. Os documentários são legendados já que os índios têm diversos dialetos.
Eu e minha mãe vimos três documentários inseridos nesse programa. O primeiro relatava uma tribo que quase se dizimou com doenças quando o Brasil construiu uma estrada perto deles, na época do "desenvolvimento". Eles então foram transferidos para o
Parque Xingú, onde não há floresta e entre duas tribos rivais e entraram em guerra. Depois de muita luta e idas a Brasília conseguiram retirar os garimpeiros e voltar as suas terras. Eles ainda entraram na justiça e foram os primeiros índios a ganhar indenização da Funai e outros órgãos pelos prejuízos a sua tribo. Esse documentário mostrou trechos de vídeos antigos que mostravam a construção das estradas e a aproximação dos brancos na tribo, muitos vídeos estrangeiros. Ainda mostrava fotos daquela época. Com o dinheiro da indenização, eles conseguiram reconstruir sua terra que tinha sido desmatada e delapidada pelos garimpeiros.
Em outros episódios passaram alguns vídeos do Rondon. Eu e minha irmã vimos com meu avô e primos uns desses há muitos anos. Gostaria de rever porque a visão que hoje nós temos dos índios é bem diferente do que a de antigamente.
Os outros dois documentários eram do
Vídeo nas Aldeias. O primeiro uma associação ensina os índios a criar tartarugas. Mostrou vários meses e os processos. Eles antes trocavam tartarugas com brancos por presentes. Essa associação ensina a criação não só para o consumo da aldeia, mas eles levam uma parte das tartarugas que nascem de volta a floresta.
O outro documentário ensinava as crianças a plantar árvores frutíferas. Igualmente mostrava os meses e os processos. Esse eu avisei meu pai por telefone, ele viu também e ficou encantado.
Me impressionou o fato de serem os próprios índios a cuidarem da preservação das florestas. Falam tanto na necessidade de preservação e esquecem que os próprios moradores das florestas podem contribuir na preservação e conservação das espécies. Há tantas intrigas entre índios e desenvolvimento, que ações como essas trazem soluções que interessam a todos, a preservação da mata e o direito aos índios de permanecerem em territórios com floresta.
Gostei muito de
A´Uwe, passa todo domingo às 18hs na
TV Cultura. Inclusive o
Marcos Palmeira fala que no
site do programa é possível avisar e inscrever mais documentários indígenas para exibição.