sábado, 30 de julho de 2011

Sacramanento

Assisti ao documentário Sacramento de Macaue no Curta no Metrô na Estação Paraíso. Sacramento é sobre uma simpática cidadezinha de Minas Gerais. Gostei bastante! A diversidade de história dessa cidade surpreende, o quanto conhecemos pouco de nossa história e de detalhes desse país imenso. Só mesmo documentários pra que conheçamos um pouco mais.



O documentário é bem variado. Mostrou as belezas naturais, a vegetação tem pouca influência original, o serrado, mas tem muita diversidade de plantas. E há uma bela cachoeira com várias quedas. O avanço dos sacramenteiros me surpreendeu. Na década de 20 foram lançados dois jornais feministas, um com o nome de O Feminista e outro de Fi-Fi. Duas mulheres avançadas, Eleosinha Cunha e Iracema Castanheira conseguiram na justiça o direito de voto em 1928. Outra história interessante é do Eurípedes, inclusive na lista telefônica há muitos Eurípedes em sua homenagem. Ele fundou um colégio com um currículo diferenciado onde incluía a natureza nos estudos, prática que ainda é realizada. Gostei muito do documentário!

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 28 de julho de 2011

A Mula Teimosa e o Controle Remoto

Assisti ao curta A Mula Teimosa e o Controle Remoto (2010) de Hélio Villela Nunes no Curta no Metrô na Estação Paraíso. Eu amei esse curta, não há diálogos. Começa com um menino e sua mula que empaca e não o ajuda a arar a terra. Chega então em um carrão um menino com um avião a controle remoto. Começa uma relação entre os dois, bem engraçada. Vi que esse curta foi contemplado pelo Curta Criança, um edital do Ministério da Cultura que dá incentivos a curtas sobre crianças. Achei duas edições desse edital, em 2009 e 2010. Não achei algum atual, talvez ainda não tenha sido lançado ou não fui no lugar certo. A Mula Teimosa e o Controle Remoto tem 15’ e 35´´.

Os dois meninos são interpretados por Ícaro Teixeira e Vinny Azar. A bela fotografia é de Alexandre Samori. A bela trilha sonora tem música original de Bruno Palazzo.


Trailer A MULA TEIMOSA E O CONTROLE REMOTO from paula mercedes on Vimeo.
Beijos,

Pedrita

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Paiol

Assisti ao documentário Paiol (2008) de João Marcelo Gomes no Curta no Metrô na Estação Paraíso. Eu gosto muito quando documentários contam parte da nossa história. Paiol tem 15´de duração. Eu não conhecia o Paiol da Pólvora que foi construído em 1940, em Curitiba, e reinaugurado como teatro em 1970 com Vinícius de Moraes.. Há vários depoimentos de grandes artistas e imagens de apresentações no Paiol. Foi um importante lugar de apresentações musicais e de uma resistência a ditadura pela música. Se apresentaram lá Elis Regina, Gilberto Gil, Gonzaguinha, Baden Powell, Egberto Gismonti, Dorival Caymmi, Hermeto Pascoal. O primeiro depoimento é de João Bosco, falam ainda do espaço Arrigo BarnabéO curta pode ser visto no Portal do Curta.


Beijos,

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Villas - Guarani M' Bya Tenonde Porã

Vi a exposição Villas - Guarani M' Bya Tenonde Porã realizada pela Agência Ambiental Pick-upau no Metrô Paraíso. Sim, as estações do Metrô trazem outras atividades culturais gratuitas. Essa mostra traz fotos de J. Andrade sobre a tribo indígena Guarani M' Bya Tenonde Porã  que fica na região sul da capital de São Paulo e tem 900 habitantes. Junto as fotos há trechos do livro O Guarany de José de Alencar. As fotos são lindas, gosto muito desse fotógrafo, a mostra é muito bonita e fica em cartaz até o fim desse mês.  


Beijos,
Pedrita

domingo, 24 de julho de 2011

Eu Não Sei Andar de Bicicleta

Assisti ao curta Eu Não Sei Andar de Bicicleta (2009) de Diego Fiorentino no Curta no Metrô. Minha maratona de curtas no metrô continuam. Esse delicado curta mostra trechos de um momento da vida de um menino cadeirante, seus amigos e sua mãe. O curta foi contemplado pelo  PAIC – Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba de 2008 e tem 15’ 36”.

Adorei o elenco, as crianças são uma graça. O menino principal é interpretado por Leonardo Telles, nessa foto do filme ele está pintando. A amiguinha é interpretada por Yasmim Afonso. A mãe é interpretada por Pagu Leal. Os outros do elenco são: Helio Barbosa e Vitor Ângelo Berti. A produtora é a Grafo Audiovisual de Curitiba. A canção é Sol da Primavera de Ricardo Moura. O curta pode ser visto no Portal do Curta.

Beijos,
Pedrita