sábado, 24 de março de 2012

Eudóxia de Barros

Assisti Eudóxia de Barros nos Recitais Eubiose na Sociedade Brasileira de Eubiose. Fiquei impressionada com essa pianista, é uma máquina de tocar música. Ela tocou durante duas horas, só parava para os aplausos e para anunciar a obra seguinte. E que repertório belíssimo!


Franz Liszt (1811 - 1886):
                           
- Ave – Maria
- Terceiro Noturno ( da série “Rêves d´Amour” )
- São Francisco de Paula caminhando sobre as ondas
- Estudo nº6 ( 11 Variações sobre um tema de Paganini )
- La Campanella
- Rapsódia nº 14
- Rapsódia nº 6

Osvaldo Lacerda (1927 - 2011):
- Saudades de Oruro ( Valsa nº 6 )
- Estudo nº 7

Camargo Guarnieri (1907 – 1993) – Dansa Negra

Zequinha de Abreu (1880 – 1935):
Sururu na cidade / Tico-tico no fubá

Ernesto Nazareth (1863 – 1934):
Ouro sobre Azul ( tango )
Odeon ( tango ) / Apanhei-te, cavaquinho ( polca )


É possível ouvir novamente essa pianista na Cultura Inglesa da Vila Mariana no dia 31 de março. 

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 22 de março de 2012

A Coleção

Assisti A Coleção no Teatro Grande Otelo. O texto é de Harold Pinter, com adaptação de Flávio Rangel e direção de Esther Góes. Esse autor ganhou Prêmio Nobel de Literatura. Gostei demais desse texto. São quatro atores no palco: Ariel Borghi, Amazyles de Almeida, Marcos Suchara e Marcelo Szpektor. É incrível o quanto esse texto de 1962 está atual. É sobre uma suposta traição e se houve mesmo a traição. Uma esposa conta em "detalhes" a traição ao marido que procura o amante. Foi em um único só dia, mas realmente aconteceu? Em tempos da internet, onde questionamos se há ou não traição no fato de só falarmos no assunto com alguém, A Coleção nos leva todo esse desconforto do outro. Fiquei me perguntando se muda o impacto, mudando como aconteceu. 


Gostei demais dos atores, de tudo aquilo que não é dito e subentendido, do incrível cenário de Cristina Novaes e da iluminação de Mauro Mortelli. Os figurinos são de Beth Filipecki. Há inclusive uma pessoa que confeccionou um gato, perfeito, que amei, feito por Helô Cardoso. Eu conhecia essa sala de teatro há muitos anos, fica dentro do colégio Liceu Coração de Jesus, não sabia que agora tem várias produções culturais. Ótimo espaço, com bom estacionamento interno. Uma tranquilidade. A Coleção fica em cartaz até 17 de junho.


A foto é de Arnaldo Torres.


Não achei um vídeo dessa peça, vou colocar o trecho de um vídeo estrangeiro com esse texto.

Beijos,
Pedrita


terça-feira, 20 de março de 2012

Reviva - Os Maias

Assisti Reviva no Canal Viva sobre a minissérie Os Maias. Eu tinha visto na semana passada a entrevista com a Eva Wilma sobre a minissérie, essa semana foi com o Fábio Assunção. Essa foto da entrevista inclusive é no cenário da peça Adultérios que ele está em cartaz e eu comentei aqui. Gostei muito do Reviva, é um programa novo do Canal Viva, que traz entrevistas com profissionais dos produtos que estão em cartaz. Os Maias tem passado agora. Adorei ver as entrevistas porque são atuais, eles falaram de recordações das gravações, mostraram cenas da minissérie, mas com o olhar de hoje. Fábio Assunção contou que adora a cena que ele fez com o grande Walmor Chagas que interpretou o seu avô. Quando o personagem do Fábio Assunção chega em casa e encontra o avô morto e o segura, o Walmor é grande, o Fábio já estava sufocando e o diretor, Luiz Fernando Carvalho, pedindo pra continuar a fazer a cena. Aí mostraram a cena, impactante. Ele contou também que viajaram para Portugal para fazer as cenas do amor do personagem dele com a da bela Ana Paula Arósio e o quanto essa decisão auxiliou na beleza das cenas. Fábio Assunção diz que realizou vários trabalhos incríveis, mas que a minissérie Os Maias foi impressionante. As entrevistas ficam no site do Canal Viva aqui nesse link.

No youtube eu achei um Reviva com entrevistas sobre a novela Barriga de Aluguel.
Beijos,
Pedrita

domingo, 18 de março de 2012

TV Folha

Assisti a estreia do programa TV Folha na TV Cultura. É um apanhado de matérias, repercutindo matérias já comentadas no jornal. Começou com um reaquecimento da discussão da ação na cracolândia, da dificuldade de um viciado conseguir internação. Vimos um trecho em vídeo da entrevista com o Naji Nahas falando do terreno dele no Pinheirinho. Barbara Gancia mostrou as caçambas que são depósitos de lixo e moram em alguns pontos da cidade, inclusive ela ligou para uma que gerencia uma das caçambas que está com lixo e a mulher desligou. Também mostraram fotos no Japão na época do tsunami e como está agora e entrevistaram alguns moradores das áreas com radiação.



Beijos,
Pedrita