sexta-feira, 10 de setembro de 2021

The Handmaid´s Tale - 4ª Temporada

Assisti a 4ª Temporada de Handmaid´s Tale (2021) de Margaret Atwood na Paramount Channel. É a última temporada. Como sempre é muito difícil de assistir, mas acho fundamental pra compreender fanatismos e perseguições aos seres humanos.
As outras postagens estão aqui.

June (Elisabeth Moss) continua querendo resgatar a sua filha que foi sequestrada ainda criança e dada como filha a outra família. 
Os líderes de Gilead (Yvonne Strahoviski e Joseph Fiennes) e  que decidiram a estrutura daquela sociedade. Quem seriam as famílias com todos os direitos, quais seriam as mulheres estupradas pra conceber filhos pra eles, as que seriam serviçais, praticamente escravas, as que trabalhariam nos campos. E toda desobediência é coibida com violência e torturas. Eles estão presos no Canadá. Inteligente a série colocar que os fanáticos, mesmo no Canadá, queriam a liberdade deles, que o viam como ídolos. Que com todos os relatos ainda os achavam dignos de liberdade e privilégios. Tempos obscuros! Pessoas cegas com os fascistas!
June finalmente chega no Canadá, mas não queria, porque não conseguiu libertar sua filha. Muito bem feito o ódio que ela tem. Como fica violenta depois de tantos anos de silêncios, medos e obediência forçada. A série mostra que ambientes hostis transformam as pessoas, mesmo as boas, acabam ficando com marcas e comportamentos inadequados, ódio, gera ódio. Eu gostei demais do final catártico. E também de ficar claro que Gilead ainda existe, que líderes de outros países ainda querem negociar com fanáticos. Imagino que June nunca vai desistir de trazer sua filha de volta. Que aquelas mulheres nunca vão desistir de lutar pelas que ficaram pra trás. E as que ficaram nunca vão desistir de libertar outros e fugir. Já que a luta contra fanáticos nunca termina e nem sempre é justa. Grande série!
Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Noite Fantástica de Stefan Zweig

Terminei de ler Noite Fantástica (1922) de Stefan Zweig da Livraria Civilização. Eu queria muito ler as ficções desse autor. Um amigo estava em Portugal e trouxe esse de um sebo pra mim. É a segunda edição e tem um nome assinando, um Carlos, em 1940. E que livro genial!

O marcador de livros é da Estação Liberdade.

Obra A Árvore da Vida (1909) de Gustav Klint

Esse autor é sempre surpreendente, nada é óbvio. Os fatos que desencadeiam a Noite Fantástica do protagonista são muito surreais. Ele conta que vivia anestesiado, nada o empolgava. Tudo o que ele gostava no passado não mais o interessava. O que faz ele ter adrenalina e empolgação não é nada louvável. Que autor genial!

Obra Elfe am Bach (1898-1899) de Josef Maria Auchentaller

Os desdobramentos dos fatos da euforia vão ficando cada vez mais impressionantes e estranhos. Realmente fantástico!

Obra Lakeside Road (1907) de Richard Gerstl

O livro tem mais dois contos: Episódio do Lago de Genebra que é muito triste. Sobre um homem que é salvo no mar na época da guerra, estava perdido, que quer a todo custo voltou pra casa e pra sua família. E a Primeira Aventura.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 7 de setembro de 2021

The Silver Skates

Assisti The Silver Skates (2020) de Michael Lockshin na Netflix. Pra variar no Brasil quiseram criar no nome com o péssimo Cidade de Gelo. Que direção de arte impressionante! Quanta locação, figuração, que grata surpresa! Também é um filme lindo!

O casal protagonista tem as suas histórias contadas separadamente. Eles tem raros encontros, então é quase como se fossem dois filmes com histórias muito diferentes. A jovem aristocrata (Sonya Priss) tem um pai (Aleksey Kuskov) muito rigoroso, que proíbe a filha de estudar. Ela tem uma preceptora que a ensina como receber, como se comportar, mas ela ama química, ciências e estuda escondido. A madrasta é bem das de contos de fadas, muito perversa.
O rapaz (Fedor Fedotov) tem uma vida miserável. Ele é o melhor e mais rápido entregador de uma loja de comidas, mas é injustamente demitido, enxotado mesmo. Ele acaba se juntando a um grupo que assalta, onde o líder fala muito ao jovem sobre a luta de classes, que os ricos roubam de outra forma, mas roubam. Esse líder dá inclusive o livro O Capital pra a jovem aristocrata. O pai do jovem acende lampiões, o filho tem o maior orgulho do pai que está muito doente, com tuberculose, sem direito a tratamento.
Eu achei que o desfecho seria dentro da estrutura romântica, onde após o casal muito sofrer, alguma tragédia os separa. Mas foi bem surpreendente! Gostei muito!

Beijos,
Pedrita

domingo, 5 de setembro de 2021

Romance Policial

Assisti Romance Policial (2012) de Jorge Durán no Canal Brasil. Queria muito ver esse filme, assim que entrou na grade de programação, coloquei pra gravar.

As locações são deslumbrantes! Um jovem viaja pelo Deserto no Atacama. Ele acaba vendo um homem morto, foi assassinado. É visto como suspeito, não pode sair da cidade e começa a ser investigado. As cenas no silêncio do deserto são impressionantes. Os vulcões!
Ele acaba conhecendo uma jovem com quem tem um romance. O protagonista é escritor, então não sabemos se ele imagina pra escrever, se de fato tudo aconteceu, ou se ele mudou o que aconteceu para o livro. Daniel Oliveira é esse brasileiro que viaja pelo deserto. A jovem é Daniela Ramírez. Outros do elenco são:Victor Montero, Roxana Campos, Nelson Polanco, Alvaro Rudolphy e Rogério Fróes.

Beijos,
Pedrita