sábado, 3 de janeiro de 2009

Decamerão - A Comédia do Sexo

Assisti Decamerão - A Comédia do Sexo de Jorge Furtado e Guel Arraes, nos especiais de fim de ano da TV Globo. Quis ver porque eles se basearam em um trecho do Decameron do Boccaccio (1313-1375), que eu não li e porque o elenco é excelente. Gosto muito do núcleo que criou esse especial e da Casa de Cultura de Porto Alegre. Gostei muito que as falas eram em rimas de época, da forma ligeira e alegre da direção. Nesses especiais só me incomodam a agilidade e o tempo muito curto, ficam um pouco atropelados.

No elenco estão: Drica Moraes, Lázaro Ramos, Mateus Nachtergaele, Débora Secco, Leandra Leal, Edmilson Barros, Daniel Oliveira e Tonico Pereira. Decamerão foi filmado nas Serras Gaúchas.

Música do post: Pavin A Ferrabosco
Compositor italiano (1543-1588)

Beijos,


Pedrita

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Retrospectiva cultural 2008

Farei uma breve Retrospectiva dos melhores eventos culturais de 2008. Uma pincelada nos melhores, porque acho que 80% do que vi culturalmente neste ano mereceria estar aqui. Relutei em escrever esse post com insegurança de ser injusta com tantos eventos maravilhosos. Vou elencar alguns. O critério maior foi o que lembrava de pronto, sem nem ao menos pesquisar. Algo que guardei tanto na memória merece ser priorizado.

Obra: Antigo (1969) de Di Cavalcanti

Vou começar com o teatro, já que é o mais fácil de selecionar, porque infelizemente é a arte que menos vou. Há uns anos eu percebi que via poucas peças durante o ano e me propus aumentar o número. Tenho conseguido ver mais peças no ano, vi ótimas nesse, mas destaco a que entrou para os espetáculos da minha vida, a peça Não Sobre o Amor de Felipe Hirsch onde o Leonardo Medeiros simplesmente arrasa.

No cinema vi várias preciosidades. Vou destacar o belíssimo Desejo e Reparação, baseado na obra de Ian McEwan e Feliz Natal do maravilhoso Selton Mello, com o incrível Leonardo Medeiros, acho que já repararam que sou muito, mas muito fã desse ator.
Em exposições, eu amei Brasil Brasileiro no Centro Cultural Banco do Brasil. Onde eu vi pela primeira vez ao vivo uns dos quadros que mais amo na vida: Cinco Mulheres em Guaratinguetá (1930) de Di Cavalcanti.
Na música eu destaco o espetáculo A Voz em Bernestein que vi na CPFL em Campinas com a soprano Adélia Issa e o pianista Ricardo Ballestero. E o evento internacional gostei mais foi o recital da Frederica Van Stade na Sala São Paulo.
Na tv a cabo eu vi uma infinidade de filmes maravilhosos. São tantos que vai ser difícil selecionar alguns: Vestido de Noiva, Nuovo Mundo, Alatriste, Maria Antonieta e Gabrielle. Vi também muitos filmes daqueles que temos que ver uma vez na vida, que todo mundo viu e que são verdadeiras obras-primas: Era Uma Vez no Oeste, O Leopardo e Delicatessen.

Na TV destaco a novela Desejo Proibido, a minissérie Capitu e a minissérie que vi em DVD Memorial de Maria Moura.
Foi um ano que assisti alguns DVDs. No início na casa da minha irmã, depois da minha mãe, da minha vizinha e agora muito recentemente aqui em casa. Vi filmes antológicos e que desejava ver há anos: Boa Noite e Boa Sorte, O Iluminado e Solaris.
Pintura de Désirée como a Rainha Desideria da Suécia
Literatura também é muito difícil selecionar os que mais amei. Fui nas minhas infinitas listas fazer as escolhas e foram obras maravilhosas, vai ser difícil elencar alguns em detrimento de outros. Vou pelo coração então: As Barbas do Imperador, Desirée, Os Três Mosqueteiros , Terras do Sem Fim, Todos os Nomes, As Ondas, O Jogo da Amarelinha e Neve.

Também foi um ano que mantive muitos amigos blogueiros e fiz outros muitos. Obrigada a todos pelo carinho! Adoro vocês!

Desejo a todos vocês um maravilhoso 2009 repleto de eventos culturais, e que a crise não afete significativamente esse segmento!

Música do post: Orlando Silva - Rosa (Pixinguinha)





Beijos,

Pedrita

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Depois do Vendaval

Assisti Depois do Vendaval (1952) de John Ford no Telecine Cult. Os protagonistas são John Wayne e Maureen O'Hara. Uma preciosidade! O personagem de John Wayne era um boxeador. Ele abandona os ringues e volta para sua cidadezinha natal na Irlanda sem contar no que trabalhava antes. Consegue comprar a casa que foi dos seus pais. Lá ele conhece a moça que deseja casar, mas esbarra em todas as tradições daquele país e de uma cidade provinciana. O filme é uma graça! Não gostei muito do final, achei bastante exagerado e machista, mas o filme na maioria das vezes é muito simpático. Já vi várias cenas da nossa progatonista entrando em uma sala em um dia de ventania em matérias de grandes filmes e grandes momentos do cinema. A cena é realmente genial.

Depois do Vendaval ganhou dois Oscars de Melhor Diretor para John Ford e Oscar de Melhor Fotografia. E no Festival de Veneza ganhou para John Ford o Prêmio Internacional e o Prêmio OCIC.

Música do post: Victor Young Orch, Tony Martin - Trusting my luck


Youtube: QUIET MAN JOHN WAYNE 1953 "TRAILER"


Beijos,

Pedrita

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Um Sonho Americano

Assisti Um Sonho Americano (1993) de Emir Kusturika no Telecine Cult. Eu tinha uma certa curiosidade de ver esse filme. Tem momentos mágicos e preciosos, outros nem tanto. Os momentos mais maravilhosos estão quando atuam o Johnny Depp e a belíssima Faye Dunaway. Um Sonho Americano fala de sonhos. O sonho do nosso protagonista não é muito consistente e quando ele se depara com o sonho da personagem da Faye Dunaway, ele o abraça e passa a ser seu também e eles passam a desejar voar. O rapaz começa então a construir um avião. O sonho do tio dele é vender carros e ele acha que vendendo carros ele compra tudo o que quer, inclusive uma jovem esposa. Ele é interpretado pelo Jerry Lewis. Sua jovem noiva pela Paulina Porizkova.

Todos são solitários, perdidos e infelizes. Em vários momentos o filme se arrasta bastante. Outros dois protagonistas são interpretados por Lili Taylor e Vincent Gallo. Um Sonho Americano ganhou Prêmio Especial do Júri no Festival de Berlim. A trilha sonora é muito bonita e foi composta por Goran Bregovic.
Música do post: Goran Bregovic & Emir Kusturica - Tzigane



Youtube: Arizona dream - This is the film



Beijos,

Pedrita

domingo, 28 de dezembro de 2008

As Panteras - Detonando

Assisti As Panteras - Detonando (2003) de McG no TNT. Nem lembrava que fazia tanto tempo que o dois já tinham sido lançados. Vi na casa da minha mãe, com a família toda reunida. É bem divertido e bem ruinzinho. Furos e mais furos. Além das lindíssimas: Cameron Diaz, Luci Liu e Drew Barrymore, aparece no elenco a Demi Moore. Rodrigo Santoro aparece de novo, como sempre ele entra mudo e sai calado. Há cenas inclusive que acho que usaram a mesma da outra vez. Eu vi na casa da minha mãe e minha irmã reparou que o sapato que a Demi Moore salta chega outro no chão.

O mais divertido dessa versão são os disfarces. Como o roteiro é bem fraquinho, elas aparecem incansavelmente com outros cabelos, outros figurinos e inúmeros personagens, muito divertido. Há vários momentos que esse filme se parece bem com histórias em quadrinhos. É engraçado quando uma das panteras originais, interpretada pela Jaclyn Smith, aparece de fantasminha pra falar com a da Drew Barrymore. O filme As Panteras - Detonando ganhou 2 Framboesas de Ouro de Pior Atriz Coadjuvante (Demi Moore) e Pior Sequência ou Refilmagem. A trilha sonora é muito bacana, Natalie Cole, Bon Jovi, David Bowie, Donna Summer e The Beach Boys.

Youtube: Charlie's Angels: Full Throttle ~ the Sexy Scenes {Part 1}
Nessa cena aparece o Rodrigo Santoro








Música do post: Rebel rebel - Duran Duran


Beijos,

Pedrita