Logo que comecei o livro fiquei com vontade de pesquisar sobre Désirée. Achei algumas páginas com vários links de fotos e histórias sobre ela, mas muitos textos estão em sueco. O livro é extenso mas li rapidamente, não queria parar, tal minha curiosidade sobre essa obra e esse período histórico. Sabemos de Napoleão no que estudamos na história, mas nunca tinha lido nada que me trouxesse sentimentos e aumentasse a minha curiosidade. Mesmo que os diálogos sejam ficcionais e bem romanceados no estilo romântico, todas as decisões políticas estão ali e fica mais fácil compreender esse período complexo em uma obra como essa. Achei várias páginas com links para textos sobre a Désirée.
Obra Napoleão Bonaparte como líder da França pintado pelo Barão Antoine GrosPor mais que tenhamos estudado algumas questões ficam distantes nos livros de história. Nesse romance parece que participamos. Napoleão estava na Revolução Francesa, era um revolucionário, pobre, quase miserável, que queria casamentos que tivessem bons dotes ou influências, para que pudesse seguir com sua carreira política e suas ambições exacerbadas. Assim que começa a ter poder e governar ele deseja voltar a monarquia, agora como imperador, e passa a exigir todos os protocolos de reis e rainhas, dar títulos a seus familiares, totalmente diferente daquilo que lutou quando estava na Revolução Francesa. Ele começa a ter sede de dinheiro e poder, que poderia sempre estar dentro dele, e perde a dimensão do que vinha fazendo. Ele e seus generais eram ótimos de conquistas pela guerra, mas Napoleão parecia esquecer que depois teria que manter essas terras conquistadas e governá-las. Parecia não perceber que a vitória momentânea poderia não significar constante e que os povos dominados iam tentar em algum momento reconquistar suas terras.
Trechos de Désirée de Annemarie Selinko:
“Acredito que uma mulher de busto bem formado se pode impor mais facilmente ao homem. Por essa razão resolvi que amanhã estufarei o corpete com quatro lencinhos para parecer que já sou adulta. É certo que estou bastante crescida, mas isso é coisa que só eu é que sei, pois os outros não notam.”
“Étienne pertence à classe desses moços que se grudam aos seus semelhantes na razão direta dos seus triunfos.”
“A nossa família toma banho com muito mais freqüência do que muitas que conhecemos, porque papai tinha idéias modernas e mamãe não se cansa de recomendar que vivamos sempre segundo as normas paternas. De modo que tomamos banhos mensais e o fazemos dentro de uma grande tina que papai mandou instalar numa alcova do porão.”
“Étienne pertence à classe desses moços que se grudam aos seus semelhantes na razão direta dos seus triunfos.”
“A nossa família toma banho com muito mais freqüência do que muitas que conhecemos, porque papai tinha idéias modernas e mamãe não se cansa de recomendar que vivamos sempre segundo as normas paternas. De modo que tomamos banhos mensais e o fazemos dentro de uma grande tina que papai mandou instalar numa alcova do porão.”
Como Désirée conheceu Beethoven, vou colocar uma interpretação de uma de suas composições.
Música do post: Beethoven cd 2 9
Gostei mesmo da dica, mas acho que por aqui não vou achar mesmo esse livro...
ResponderExcluirGosto de histórias reais. E o livro é GRANDE! Eu lembro de vc com o livrão!
ResponderExcluirBeijos
aqueta, essa coleção da abril esteve no brasil todo, talvez em algum sebo, até mesmo virtual, vc encontre.
ResponderExcluirmarion, o livro é maravilhoso, vc vai gostar. ele tem umas 630 páginas.
Desde que você falou que estava lendo esse livro eu já estava com vontade de lê-lo também. Mas agora, só depois da prova do dia 18/05.
ResponderExcluirDenise
Se pintar a curiosidade, te recomendo a saga de livros sobre Richard Sharpe, escrita pelo Bernard Cornwell. Abrange a evolução das batalhas inglesas desde a invasão a India e as lutas contra os sipaios, até o periodo de guerra com a França, sua passagem por Portugal e Espanha.
ResponderExcluirSharpe é um personagem ficticio, mas tudo o que acontece em volta dele relata os fatos acontecidos nesse periodo.
dê, eu já tinha separado o livro pra te emprestar.
ResponderExcluirwally, adorei a dica. faz tempo que quero ler algo do bernard cornwell, já que nunca li nada dele, assim tenho um ponto de partida e escolha.
Oi Pedrita.
ResponderExcluirFiquei curiosa com esse livro ...
Bjs.
Elvira
Oi! Meu nome é Desiree igual a de Eugénie,Bem estou adorando ler o livro já estou quase terminando de ler o livro e gostaria de saber aonde eu encontro o livro e também gostaria de saber se tem outros exemplares.
ResponderExcluirSe não for muito encomodo gostaria que você mandasse um email,para mim: desiree-ferreira@hotmail.com
Desde já muito Obrigado pedrita!
eu comprei esse em um sebo.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirEstou lendo Désirée em alemão, aí estava pesquisando sobre os personagens na internet e achei seu blog. Só estou comentando para concordar contigo sobre o livro, realmente é muito bom! E é interessante saber mais sobre a história de Napoleão por outras fontes e não só dos livros didáticos!
Enfim, até mais!
Ola,
ResponderExcluirLi este livro, que era de minha mae e por isso fui batizada com este nome, quando tinha 14 anos e novamente a pouco tempo atras. A historia eh otima e nao eh dificil encontra-lo para comprar nao. Existe uma edicao mais recente, disponivel em varias livrarias on-line, como por exemplo, americanas.
Atenciosamente,
Desiree.
desiree, na época que escrevi o post o livro não era muito fácil de achar. vc deve ser então corajosa como a desiree do livro. belo nome. beijos, pedrita
ResponderExcluir