sexta-feira, 15 de julho de 2016

Nosferatu

Assisti a peça Nosferatu do Maravilhoso Teatro Ambulante da Academia de Palhaços no Centro Cultural São Paulo. Eu queria muito ver esse espetáculo. Vocês sabem como adoro filmes de vampiros. A Academia de Palhaços homenageou dois clássicos, o filme do Murnau e o do Herzog no espetáculo na Kombi-Palco. Impecáveis! A direção é de Fernando Neves. Tudo é preto e branco como o filme, maquiagens, roupas. É a clássica história do jovem e sua bela esposa. Ele recebe uma proposta excelente de trabalho para vender uma casa ao Conde de Orlok. Há um projetor que auxilia na narrativa. Genial o cavalo, a floresta enquanto o jovem corre. Incrível porque sabíamos que era o conde o Nosferatu, já conhecemos a história, mas a Academia de Palhaços fez tão bem a aparição do grande conde, que a plateia fez Oh!!! Até eu me assustei. Muito bem realizado. Não há diálogos, só música e a narração é do Eduardo Reyes. No elenco Bruno Garcia, Laíza Dantas, Maurício Schineider, Paula Hemsi e Rodrigo Pocidônio. O Espaço de Convivência do Centro Cultural São Paulo estava lotado. Nosferatu foi de graça. Comentei de outros espetáculo da Academia de Palhaços aqui. Eu demorei muito para ver o Nosferatu do Murnau e comentei nesse blog aqui.

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Bando à Parte

Assisti Bando à Parte (1964) de Jean-Luc Godard no Arte 1. Via esse nome na programação, resolvi gravar. Antes de começar o crítico de cinema Sérgio Rizzo falou da cena antológica de dança e um pouco do filme. Bando à Parte é da nouvelle vague. O roteiro é de Dolores Hitchens.

São três atores centrais. Uma jovem, sem saber o que quer da vida, com uma família ausente, não percebe a aproximação interessada de dois bandidos. Ela passa a andar com eles, finalmente parece ter o que fazer e passa a participar do roubo que eles organizam em sua casa. Ela também fica dividida entre os dois. Há cenas antológicas como essa da dança. Cenas de quebra de narrativa, os grandes trunfos do filme.

Os atores são interpretados por Anna Karine, Sami Frey e Claude Brasseur. Ah, e segundo um ator do filme há leões no Brasil. Realmente, há leões em circos e zoológicos.

Beijos,

Pedrita

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Lágrimas de Mãe

Assisti a peça Lágrimas de Mãe do Maravilhoso Teatro Ambulante da Academia de Palhaços no Centro Cultural São Paulo. O texto é de José Soares e a direção de Fernando Neves. O palco é uma kombi. É um drama sobre uma mãe que sofre com as desavenças dos seus dois filhos, um bom e um mal. O espetáculo é lindo. O texto é bem tradicional onde o bem é recompensado e o mal castigado. É bom ter contato com uma obra nesses moldes, fica nostálgico. O irmão bom e a mãe vivem as custas dos trambiques do irmão mal. Cansado de não conseguir trabalho, o irmão bom atravessa fronteira em busca de emprego. A mãe fica a mercê das maldades do outro filho. Adoro as trocas de painéis em tecidos para transformar os cenários de Breno Tavares e Os Demolidor e as Pantera. A iluminação é de Guilherme Bonfanti e Paula Hemsi. Lindos os painéis e remetem muito bem ao teatro mambembe, aspecto muito agradável dessa trupe. No elenco estão Bruno Garcia, Laíza Dantas, Maurício Schineider, Paula Hemsi e Rodrigo Pocidônio. Os atores também cantam e são muito lindas as músicas. A locução é de Eduardo Reyes. Gosto demais do trabalho da Academia de Palhaços, já tinha assistido a outro espetáculo e comentado aqui.
Beijos,
Pedrita

domingo, 10 de julho de 2016

O Duplo

Assisti O Duplo (2013) de Richard Ayoade no Max. Volte e meia aparecem chamadas no facebook de matérias com filmes relacionados. O Duplo estava lá. Eu uma matéria sobre filmes estranhos. Na relação estava o incrível O Homem Duplicado que comentei aqui. Então resolvi ver esse. Agora entendi, é baseado no livro do Fiódor Dostoiévski de mesmo nome que não li. É incrível! Adorei! Surreal, maluco e inteligente.

Jesse Eisenberg está incrível como O Duplo. Inicialmente ele é um rapaz invisível. Daqueles que ninguém lembra. Trabalha há 7 anos em uma repartição, perdeu o crachá, mas diariamente tem que explicar ao mesmo guarda que trabalha ali há 7 anos e preencher uma ficha. O guarda é interpretado por Kobna Holdbrook-Smith. Até que surge um igual a ele, mas de temperamento oposto. O tímido é honesto, carinhoso, dedicado, exímio funcionário. O igual a ele é mau caráter, não trabalha, desonesto, mulherengo, mas todo mundo ama e ninguém esquece. Muito rapidamente é amado no trabalho, está sempre rodeado de todo mundo.

O tímido é apaixonado e encantado por uma linda jovem que trabalha no departamento do xérox. Ela mora no apartamento em frente ao dele e ele a espia. Obviamente O Duplo a seduz muito rapidamente e o tímido fica sofrendo. Adoro essa atriz interpretada pela australiana Mia Wasikowska. Alguns outros do elenco são: James Fox, Yasmin Paige, Wallace Shawn, Cathy Moriarty, Phyllis Somerville e Noah Taylor. A trilha sonora é incrível e aparece de forma imprevisível. 

Beijos,
Pedrita