quinta-feira, 13 de maio de 2021

Sans Toit ni Loi

Assisti Sans Toit Ni Loi (1985) de Agnès Varda no Festival 125 Anos do Cinema no Telecine Cult. Para variar os filmes da Varda no festival não foram pro Now, Telecine. Eu tenho gravado quando quero ver algum pra não perder. Faz muito tempo que não vejo mais filmes na hora que passa. Quando eu assisti ao documentário Varda por Agnès fiquei muito instigada em ver esse filme que no Brasil está com o nome de Os Renegados, gosto do nome original Sem Abrigo, Sem Lei.

É sobre uma jovem mochileira. Começa do fim pro começo. Ela é encontrada morta em uma plantação. E começa a voltar na história. Como ela morreu, as pessoas por quem ela passa vão contando sobre ela. Ela dormia em uma barraca, pegava pequenos trabalhos pra comer, pedia também. Varda contou que as pessoas se incomodavam porque a jovem vivia suja. É inverno, um frio danado, ela vivendo de mochileira, não se lavava. Varda mistura atores e pessoas locais.

A jovem vai se virando como pode. Interessante como a diretora mostra vários comportamentos sociais aceitos como colocar uma avó em asilo pra ficar com tudo dela, mas o da jovem mochileira não é aceito. Nem todo trabalho que oferecem a jovem ela aceita e há quem a julgue por isso. O momento que ela se acha mais é vivendo em um local de imigrantes, a maioria viajou, só está um. Nada é arrumado demais, ela trabalha na plantação, mas quando os imigrantes homens chegam, não querem ela lá. Como vai ficando cada vez mais frio, ela vai ficando cada vez mais debilitada. Muito triste o filme.
Sandrine Bonnaire está incrível como a Mona. Ela se entregou de modo impressionante ao personagem tão pouco convencional e a todas as adversidades nas gravações. Pelo personagem a atriz ganhou César e o filme ganhou vários outros prêmios como Melhor Filme no Festival de Veneza. Ainda no elenco Macha Méril, Yolande Moreau e Stéphane Freiss.

Beijos,
Pedrita 

quarta-feira, 12 de maio de 2021

Vozes e Vultos

Assisti Vozes e Vultos (2021) de Shari Springer Berman e Robert Pulcini na Netflix. Eu amo esse gênero e ando querendo fugir da realidade por algumas horas, então vários desses filmes tem aparecido de modo mais recorrente aqui. O filme é baseado no livro de Elizabeth Brundage. Amei esse filme!

Um casal faz uma festa porque vão se mudar para uma cidade pequena. A amiga da esposa se incomoda que ela vai abandonar um emprego de restauradora para seguir o marido, que será professor de uma universidade. Eles tem uma linda menina. Claro que a casa é mal assombrada e chegam os fantasminhas! Amei! A esposa sofre bulimia!
São segredos atrás de segredos e muito bem coordenados. Amanda Seyfried está excelente, James Norton que faz seu marido também. A fofa filha é interpretada por Ana Sophia Heger. Alguns outros do elenco são: F. Murray Abraham, Natalia Dyer, Alex Neustaedter, Rhea Seehorn, Elliot Frances Flynn, Jack Gore e Karen Allen.

 Beijos,

Pedrita

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Ilha da Fantasia

Assisti Ilha da Fantasia (2020) de Jeff Wadlow na HBO Go. Eu estava ansiosa por ver esse filme. Amava a série que passa em alguns canais de vez em quando. Tinha vagamente ouvido que era de terror, mas tinha esquecido. E não é que o filme é de fantasminhas!!! Adorei!!!

A ideia básica está lá. Pessoas chegam na ilha paradisíaca de aviãozinho fofo e lá terão escolhido uma fantasia. Só pode ser uma fantasia. E cada um vai viver a sua história. O lado bucólico da da série desaparece, mas eu amei. E tem muitos momentos surpreendentes. 
O anfitrião é interpretado por Michael Peña. A assistente é Pariza Fitz-Henley. Os participantes ganharam a viagem em sorteios. 

As histórias vão se entrecruzando e os mistérios vão aparecendo. Muito bacana! Participam desse primeiro grupo: Lucy Hale, Maggie G., Portia Doubleday, Austin Stowell, Jimmy O. Hang e Ryan Hansen. Como são várias histórias aparecem outros atores: Robbie Jones, Mike Vogel, Kim Coates, Michael Rooker, Jeriya Ben, Ian Roberts, Goran D. Keut e Evan Evagora. Meio infame a piada do Tatto no final, Tatto era o assistente na ilha, mas engraçado de qualquer jeito. E deixa claro que terá continuação, curiosa.

Beijos,
Pedrita