sexta-feira, 12 de junho de 2020

As Inocentes

Assisti As Inocentes (2016) de Anne Fontaine no Festival Varilux de Cinema no Looke. Falta meia hora desse filme no festival. O roteiro é de Phillippe Maynial e é baseado em uma história verídica. Há lugares que está com o péssimo nome Agnus Dei.

O filme é ambientado na Polônia, em 1945. Uma médica é chamada para ver uma doente no convento.  Ela é francesa e da Cruz Vermelha, oficialmente ela não poderia ir atender as freiras por serem polonesas. Chegando lá ela descobre que tem que fazer um parto e que várias freiras estão grávidas. Russos tomaram o convento por bastante tempo e estupraram continuamente as mulheres. É um filme bastante trágico e profundo. A médica é ateia e comunista. As freiras falam muito pouco, a médica tem muita dificuldade de tratar as grávidas. Que filme delicado e profundo. Que adianta tanta fé se não ajudamos o próximo? A médica é interpretada por Lou de Laâge

As freiras por Agata Buzek,  Agata Kuleska, Joana Kulig, Anna Próchniak, Eliza Rycembel, Helena Sujecka e Klara Bielawka.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 10 de junho de 2020

Uma Vida

Assisti Uma Vida (2016) de Stèphane Brizè no Festival Varilux de Cinema no Looke. É o segundo filme que vi desse festival. É baseado no livro de Guy de Maupassant, Uma Vida, o primeiro livro que li desse autor há vários anos e gostei muito. Na tradução do filme resolveram colocar gênero no título infelizmente.

Gostei muito do estilo realista de direção do autor. Há muita naturalidade na vida cotidiana daquelas pessoas, seus tédios, seus afazeres. Uma mulher vive com os seus pais. Ela se apaixona por um homem. Ela não tem um grande dote, mas o pretendente ficou órfão, perdeu a propriedade porque o pai tinha dívidas de jogo. A família acha bom concordar com o casamento.

Logo percebemos que esse homem é bem diferente do que aparenta.  É grosseiro com a mulher, perde o controle várias vezes. E some demasiadamente, dizendo que vai caçar. Que atriz talentosa e linda, Judith Chemla. Ele é interpretado por Swan Alaud. Outros do elenco são: Yolande Moreau, Jean-Pierre Daurossin, Nina Meurisse e Clotilde Hesme.

Depois ela cria sozinha seu filho, mima-o demais e ele destrói tudo o que sobrou do patrimônio da mãe. No final há uma frase que não lembro se tem no livro, que não acho que resolve, mas enfim.
Há outro filme do diretor disponível no festival que quero ver.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 9 de junho de 2020

IT Capítulo 2

Assisti IT Capítulo 2 (2019) de Andy Muschieti na HBO. Eu amo esse gênero, Stephen King e amei o primeiro, fiquei eufórica quando vi que era a estreia da semana. O dia parecia que não terminava pra chegar a hora do filme. Amei!

Os garotos fizeram o juramento que se juntariam novamente caso o palhaço voltasse. 27 anos depois ele volta a cidade de Derry, e Mike (Isaiha Mustafa), que ficou na cidade, recruta os outros. 

No começo foi um pouco difícil entender quem era quem, mas o filme ajuda bastante nesse aspecto. Mike descobriu que eles precisam fazer um ritual e que para esse ritual eles precisam lembrar detalhes do passado e trazer objetos. Mike lembra que em um determinado momento eles se separaram e cada um fez coisas diferentes, que devem se separar, tentar lembrar e colher os objetos.
É o momento mais legal do filme, quando cada um tem que lidar com os seus traumas e fantasmas. E repleto de momentos sobrenaturais. Quero ver e rever muitas vezes porque são muitos detalhes. Jessica Chastain, que amo, faz a única mulher do grupo, a Beverly.

James McAvoy faz o Bill, é com esse personagem que Stephen King faz várias brincadeiras com os autores de livros, roteiros, filmes e seu público. Bill é roteirista de sucesso no cinema, todos amam seus roteiros e livros, menos os seus finais. O personagem ouve isso várias vezes no filme.

E é nesse contexto que Stephen King aparece no filme, eu fui ao delírio. Ele é o dono de uma loja que o Bill aparece e surge a piadinha que ele não gostou do fim do filme do roteirista e escritor Bill, genial!

Quando eles juntam os objetos e vão ao buraco fazer o ritual o filme se arrasta um pouco. Tem momentos emocionantes, mas não precisava ser tão longo. Uma edição faria muito bem a esse momento. Linda e triste a história do Ritchie (Bill Harder). Essa trama fala muito dos nossos lados escuros, dos traumas e do psicológico de cada um. Como o filme repete várias vezes, o grupo chama=se Otários, já que eram sempre alvo de bullying nas escolas por serem diferentes e por serem de famílias disfuncionais. Alguns outros do elenco são: Jay Ryan, James Ransone, Bill Skarsgard, Teach Grant, Luke Roessler e Joan Gregson. E as crianças aparecem de novo: Finn Wolfhard, Sophia LillisJaeden Lieberher, Jeremy Ray Taylor, Chosen Jacobs, Ryan Kiera Armstrong e Jack Dylan Grazer. Ah, e amei o final, emocionante!

Beijos,
Pedrita

domingo, 7 de junho de 2020

Abril e o Mundo Extraordinário

Assisti Abril e o Mundo Extraordinário (2015) de Franck Ekinci e Christian Demaris no Festival Varilux de Cinema Francês no Looke. Isso mesmo, o festival foi disponibilizado nesse canal por 4 meses. Ele está no meu pacote de tv a cabo, antiga Net, agora Claro. Aqui vi que são 46 filmes, mas o banner diz 50 filmes, já estou começando a ver outro. Eu achei a seleção de filmes no Now, Programas de TV e canal Looke. Espero conseguir ver ao menos 5 filmes.

Gostei bem mais do nome original: Abril e o Mundo Fraudado, porque o Mundo não é Extraordinário. São dos produtores do incrível Persépolis. É bonitinha essa animação, lembra um pouco os filmes do Tin Tin. O policial inclusive é muito parecido. Eu queria ver algo mais leve nesses tempos difíceis, mas escolhi exatamente uma animação triste que dialoga com esses tempos absurdos.

Resolveram prender todos os cientistas, sem as evoluções tecnológicas o mundo depende do carvão, todos estão adoecendo com a poluição e as matas estão sendo exterminadas. Uma família de cientistas pesquisa o rejuvenescimento. São presos, a filha pequena consegue fugir com o gato falante. O gato fala porque é resultado de uma experiência dos pais dela. Ela vive então na clandestinidade, de pequenos roubos e escondida, faz pesquisas. Marion Cottilard que dubla a protagonista.
Na relação dos filmes do Festival Varilux de Cinema Francês em casa está Um Instante de Amor, com nome oficial Mal das Pedras que vi e é incrível. Está também na relação Um Gato em Paris que é uma graça de animação. 


Beijos,
Pedrita