sábado, 27 de abril de 2013

Fábio Luz

Fui ao recital do pianista Fabio Luz do Centro de Música Brasileira na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico. Há um tempo que ouvia falar desse pianista e queria muito ouvir suas interpretações e com um repertório brasileiro, melhor ainda. Gostei demais do delicado estilo desse ótimo pianista. O brasileiro Fábio Luz vive na Itália, toca em várias partes do mundo e gostei muito de poder ver um recital com ele aqui no Brasil. Excelentes composições brasileiras que o pianista escolheu para o recital: Almeida Prado, Ernesto Nazareth, Marcus Siqueira, Nilson Lombardi, Osvaldo Lacerda, Villa-Lobos e Villani Côrtes. Ouvi uma entrevista na Rádio Cultura com esse pianista onde ele disse que vai levar esse repertório para uma apresentação em Turim, na Itália. Gostei demais das obras, do recital que foi inclusive gratuito. 

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 25 de abril de 2013

A Partida

Assisti em DVD A Partida (2008) de Yôjirô Takita. Gostei demais! A Partida é um filme delicado que aborda muitas questões conflitantes como preconceito, intolerância, diferenças. Nosso protagonista é violoncelista, toca em uma orquestra e vive em uma cidade grande com sua esposa. A orquestra é dissolvida ele resolve ir viver na casa que a mãe deixou de herança em uma pequena cidade. Sem compreender um anúncio de emprego, vai trabalhar na função de preparador de corpos para o caixão. É linda a forma como esses homens preparam os mortos, a delicadeza, o ritual.

Esse emprego é muito bem remunerado já que poucos querem exercer essa função. Um pouco depois de trabalhar nesse ofício, o protagonista descobre que encontrou o emprego de sua vida. Enquanto ele era um violoncelista mediano, nessa função ele parece perfeito. O problema é que seus amigos da cidade começam a evitá-lo e sua esposa o abandona. Além dessas questões conflitantes, ele lida com vários outros problemas familiares e esses momentos trazem outros problemas, outros dilemas. A Partida trata todos os temas com muita delicadeza e beleza. Belíssimo filme!

Masahiro Motoki é o protagonista, sua bela esposa é interpretada por Ryôko Hirosue. Tsutomu Yamazaki interpreta o homem que ensina a função ao rapaz. Alguns outros do elenco são Kazuko Yoshiyuki, Takashi Sasano e Kimiko Yo. A Partida ganhou Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e vários outros prêmios de festivais asiáticos.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 23 de abril de 2013

Reflexos do Baile

Terminei de ler Reflexos do Baile (1976) de Antonio Callado da Coleção Folha Grandes Escritores Brasileiros. Gostei muito! São vários capítulos com várias pessoas escrevendo, falando. Em um baile, um grupo planeja o sequestro da Rainha da Inglaterra. Escrito na época da ditadura faz alusões ao sistema político brasileiro da época.
Beijos,
Pedrita

domingo, 21 de abril de 2013

Che: Parte 2

Assisti em DVD Che: Parte 2 (2008) de Steven Soderbergh. Eu tinha gostado demais do Che: Parte 1 e queria muito ver esse. Terminada a Revolução em Cuba, Fidel Castro no governo, Che Guevara segue clandestinamente para a Bolívia para lá fazer outra revolução. Ele entra no país irreconhecível, com outra identidade e se embrenha na mata com bolivianos, cubanos e outros revolucionários. Che é realizado pelo diário de Che Guevara.

Tudo parece mais difícil. Não há solidariedade dos camponeses. A violência do governo é grande e infelizmente Che Guevara é fuzilado. Che: Parte Dois é muito bem realizado, incrível a veracidade das cenas de luta, as dificuldades na mata. Parece que sentimos todas as dificuldades que eles enfrentam. Parece mesmo que eles caminham muito e sofrem muito com todas as adversidades. Benício Del Toro novamente está incrível. O elenco todo é excelente. Rodrigo Santoro aparece logo no início, mas todo o elenco muda muito quando Che Guevara está na Bolívia. Alguns outros do elenco são: Carlos Bardem, Franka Potente, Joaquim de Almeida, Jordi Moilá, Ezequiel Díaz e Juan Salinas. Benício Del Toro ganhou Prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes.

Beijos,
Pedrita