quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Júlia

Assisti ao espetáculo Júlia de Christiane Jatahy no SESC Belenzinho. Gostei muito, principalmente da forma. Misturar linguagens é uma tendência atual, mas Júlia ousa muito e é incrível. Júlia é baseado no texto clássico de Augusto Strindberg, mas adaptado para os dias de hoje. Um motorista e a adolescente, filha dos patrões, se envolvem. Os atores ora estão no palco, ora no vídeo. No palco são filmados ao vivo. Então ou vemos no vídeo as cenas ao vivo ou as que foram gravadas no filme. A precisão é tanta que eu mesma achei que uma cena ao lado de uma trepadeira tinha sido gravada anteriormente e logo depois vi que a trepadeira estava no palco e a cena era ao vivo. A sincronicidade é incrível!
Também gostei muito das brincadeiras que criam com o público e também com a interação e cumplicidade, nós somos envolvidos no desconforto da cumplicidade do que acontece. Os cenários de Marcelo Lipiani e Christiane Jatahy além de funcionais e somarem muito a interação do vídeo, são muito bonitos. A Júlia é interpretada pela Julia Bernat, o motorista por Rodrigo dos Santos.  A trilha sonora é do Rodrigo Marçal.  O filme é de Manuela DuqueJúlia ganhou Prêmio Shell de Melhor Direção. Júlia fica até 14 de outubro . 

Beijos,
Pedrita


terça-feira, 18 de setembro de 2012

Pinóquio: Uma Bela Arte

Fui a exposição Pinóquio: Uma Bela Arte no SESC Belenzinho. Eu queria muito conhecer esse novo SESC. Todo reformado, ficou belíssimo, é de tirar o fôlego. E também queria demais ver essa exposição do Pinóquio. Pinóquio: Uma Bela Arte é idealizada pela artista ítalo-brasileira Vera Uberti que homenageia a obra literária italiana de Carlo Collodi. É toda interativa, fiquei encantada, em várias salas vamos conhecendo a história inicial de Pinóquio, bem diferente daquela mais atual. Pinóquio não estava entre os meus livros infantis preferidos. No chão vamos lendo a história antes de cada sala e vamos nos surpreendendo com cada visão de cada pedaço da história. Vários artistas criaram os ambientes, cada um com sua visão daquela parte da história. É um percurso de onze instalações artísticas desenvolvidas com a participação de artistas nacionais e internacionais: Katia Meneghini/Thanos Zakopoulos, Zaven Paré, Studio Magenta, Luciana Magno, Graffiti Research Lab, Vera Uberti, Martí Guixé, Studio Azzurro, Maurizio ZeladaUltrassom Music Ideas. Tem momentos emocionantes e fiquei frustrada do meu desenho na sala do grafite ficar tão sem cor e tão feio.


Depois da exposição as crianças podem ir ao Ateliê do Pinóquio, onde tem esse Pinóquio de madeira da foto. Lá também há vários locais para mexer com a criatividade.  Uma salinha com livros pra ler, flores com sons, muitos lugares pra desenhar e estantes fascinantes com muitas, mas muitas publicações de livros e revistas sobre Pinóquio. Incrível! Outra questão incrível é que todo o evento é gratuito!

Beijos,
Pedrita


domingo, 16 de setembro de 2012

Ronaldo Miranda - Notas Contemporâneas

Fui a gravação do Notas Contemporâneas com o compositor Ronaldo Miranda no MIS - Museu da Imagem e do Som. Eu já tinha ido em um evento do Notas Contemporâneas, gostado muito e comentei aqui. Eu gosto muito das obras do Ronaldo Miranda e fiquei muito feliz que agora as entrevistas e interpretações desse evento ficarão registradas no acervo do MIS para pesquisa. Quem entrevistou foi Cadão Volpato. Ronaldo Miranda falou das obras que foram interpretadas, do período de cada uma, das influências, da carreira. E as apresentações musicais também foram incríveis com excelentes intérpretes, os cantores: Adelia Issa, Laura Aimberé,  Márcio Marangon e Martha Herr, o violonista Edelton Gloeden, a violinista Maria Constança Audi Almeida Prado e os pianistas Eder Giaretta Marcos Aragoni. De algumas obras interpretadas tinham textos de Machado de Assis e Cecília Meireles.

Programa completo:

 Cantares (1969)
            texto Walter Mariani
            Soprano – Martha Herr
            Piano – Marcos Aragoni
Retrato (1969)
            texto de Cecília Meireles
            Soprano – Marta Herr
            Piano – Marcos Aragoni
Apassionata (1984)
            Violão - Edelton Gloeden
Três canções de Inês (2010) – sobre poemas de Inês Cavalcanti
            O Rio; Inês sem Pedro; Fragmentos
            Soprano – Adélia Issa
            Violão – Edelton Gloeden
Prólogo, Discurso e Reflexão (1980)
            Piano – Eder Giaretta
Toccata (1982)
            Piano – Eder Giaretta
Estrela Brilhante (1984)
Piano – Eder Giaretta
      
Moderato Cantabile (2001) – para Mariuccia Iacovino
            Violino – Maria Constança Audi Almeida Prado Moreno
            Piano – Marcos Aragoni
Cena 5 – da ópera Dom Casmurro
            Libreto de Orlando Codá, a partir do romance de Machado de Assis
            Mezzosoprano – Laura Aimbiré
            Barítono – Marcio Maragon
            Piano – Marcos Aragoni



O vídeo é de uma das obras de Ronaldo Miranda apresentada com outros intérpretes.

Beijos,
Pedrita