domingo, 4 de janeiro de 2026

Maria e o Cangaço


Assisti a série Maria e o Cangaço (2025) de Sérgio Machado da Hulu na Disney+. Assim que o canal abriu o sinal para assinantes Claro comecei a ver. Demorei muito porque é muito pesada. É livremente inspirada no livro Maria Bonita de Adriana Negreiros que comentei aqui. São só 6 episódios.
 

Assim que Ísis Valverde foi escolhida para o personagem, o público e eu questionamos, mas ela está impressionante! Que atriz! No começo a série foca exatamente onde não era costume olharmos. No bando, que Lampião sempre chamava de grupo, tinha várias mulheres. Começa com uma em trabalho de parto, naquelas condições, com muito sangramento. É no século 19, e mesmo que elas pudessem ir ao hospital, este igualmente não teria muitos recursos, mas passar ao relento, tendo logo que cavalgar, é desesperador.
Júlio Andrade está excelente como Lampião. Maria Bonita desconfia que está grávida. 

Ela tem a única filha assumida Expedita Ferreira, ainda viva. Maria Bonita tem netos, bisnetos. Expedita e a família que mantém o legado dos cangaceiros atualmente. Após o parto, Maria Bonita deixou a menina com a família pra ser criada. Em geral as cangaceiras deixavam os filhos com pessoas que os adotavam e perdiam contato. Era uma época de muita violência entre cangaceiros e policiais. Após as fotos e matérias no mundo todo sobre o cangaço quando Lampião e Maria Bonita ficaram famosos, Getúlio Vargas envia soldados para caçá-los. A série termina com o conflito armado entre os soldados e os cangaceiros, exceto Corisco e Dadá que depois formam um novo grupo.

As locações são belíssimas. A série foi filmada principalmente em Cabaceiras na Paraíba e ainda em Piranhas, no Alagoas. A fotografia é de tirar o fôlego. Ainda no elenco estão Rômulo Braga como Silvério Batista, Chandelly Braz como irmã de Maria Bonita, Jorge Paz como Corisco, Mohana Uchôa como Dadá, Ana Paula Bouzas como Dona Déa, entre tantos outros. E Laila Garín, Dan Ferreira e Thainá Duarte. A trilha sonora é belíssima com canções interpretadas por Karina Buhr. Tem outras com Siba e Mestre Nico.
Beijos,
Pedrita

3 comentários:

  1. Ísis Valverde é uma grande atriz, ainda não assisti a série, Pedrita feliz domingo bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não vi. A Ísis Valverde também deu show na série O Canto da Sereia, não sei se você viu.
    Feliz ano novo.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Ainda não vi. Mas quero ver.

    Beijo

    ResponderExcluir

Cultura é vida!