sexta-feira, 20 de julho de 2012

CD Fantasia di Concerto

Ouvi o CD Fantasia di Concerto - Música para Clarineta no Brasil do Século XIX com o clarinetista Fernando José Silveira e a pianista Lúcia Barrenechea. É um belíssimo CD com um instigante repertório. Lindíssima a obra de Carlos Gomes, Air, muito bonita também as obras de Kalliwoda e Neukomm. Ainda no repertório os compositores Cavallini e Flemming.

Eu já havia gostado muito da interpretação do Fernando José Silveira que tinha visto em recital do Centro de Música Brasileira que comentei aqui. No segmento erudito, para ter acesso a obras pouco apresentadas, realmente só CDs ou apresentações ao vivo. A internet ainda limita muito repertórios, são bem poucas as possibilidades. É um segmento que para ter diversificação e maior conhecimento, só CD mesmo e apresentações ao vivo.
Essa bela capa do CD é do Theatro Imperial (1935) Loeillot do Acervo da Fundação Biblioteca Nacional .


Beijos,
Pedrita

terça-feira, 17 de julho de 2012

A Última Estação

Assisti A Última Estação (2009) de Michael Hoffman no Max. Tinha visto que os canais HBO estavam com esse filme de época e quis assistir. É sobre os últimos momentos da vida do grande escritor Leon Tolstói. Todos os conflitos que ele se enfiou no fim da vida. Algumas pessoas muito mal intencionadas perturbaram ainda mais esse período. Ele teve um casamento maravilhoso, mas resolveu colocar suas idéias em prática no fim da vida e começou a entrar em confronto direto com sua esposa com quem viveu intensamente e feliz. É triste ver esse casal se desentendendo tanto e ver pessoas ao redor adorando e estimulando mais ainda esse confronto, desumano.

Eu tenho pavor dessas pessoas que ficam gravitando em volta de personalidades ou celebridades, incapazes de fazer algo significativo por elas mesmas, ficando tentando roubar da celebridade um pouco do seu brilho e notoriedade. Incrível como essa prática é atual e assustador como muitas personalidades não percebem essa manipulação perversa. Um rapaz é contratado por esse manipulador para interferir e atrapalhar mais os desejos da esposa do Tolstói, uma mulher que realmente conhecia a obra do marido e o amava realmente. Aos poucos o rapaz vai percebendo a manipulação sórdida e começa a apoiar a esposa. Tolstoi queria colocar algumas de suas idéias em prática e sem essa influência malígna teria incomodado a esposa, mas muito provavelmente não teria ido tão longe e criado tanto conflito desnecessário depois de uma vida de tanta cumplicidade e união. Christopher Plummer interpreta Tolstói. Helen Mirren sua esposa. O rapaz é interpretado pelo James McAvoy, esse rapaz interpreta Valentin que se tornou um escritor posteriormente. Outros do elenco são: Paul Giamatti, Anne-Marie Duff e Kerry Condon.

Beijos,
Pedrita

domingo, 15 de julho de 2012

Tocaia no Asfalto

Assisti Tocaia no Asfalto (1962) de Roberto Pires no Canal Brasil. Olhava que filme passaria bem cedo e vi que esse ia começar. Logo no início veio um aviso da Petrobras que esse filme foi restaurado com o patrocínio dessa empresa atráves da Cinemateca Brasileira. Que bom, porque esse filme é uma obra de arte. Sim, vocês leram Agildo Ribeiro como protagonista, novinho de tudo. Ele é um matador de aluguel. É contratado por um coronel do Nordeste para ir até a Bahia para matar outro coronel. Esses dois coronéis são políticos.

O que mais me surpreendeu é a atualidade desse filme. Esse matador não tem remorso de matar esse coronel, primeiro porque não sabe fazer outra coisa, depois porque não é ele que quer matar, mas terceiro porque esse coronel fez um açude para ajudar o povo da seca, foi eleito e o açude sumiu porque foi feito de areia só pra ganhar a campanha. A indústria da seca já a pleno vapor. Nada mudou. A fotografia de Hélio Silva é belíssima. Dos atores que conhecemos hoje participam do filme Othon Bastos e Antônio Pitanga. Os outros protagonistas são: Arassary de Oliveira, Adriano Lisboa, Angela Bonatti, Geraldo d´El-rey e David Singer. Glauber Rocha está na produção do filme. Tocaia no Asfalto ganhou prêmio de Melhor Diretor, Ator Secundário (Milton Gaúcho) e Fotografia no Festival de Cinema da Bahia e Melhor Argumento (Rex Schlinder) no Prêmio Saci.

Beijos,
Pedrita