sábado, 16 de setembro de 2023

Concerto da Orquestra Jovem do Estado

Fui ao concerto da Orquestra Jovem do Estado, com o Coral Jovem do Estado e Coro Infantil do Guri, sob regência de Cláudio Cruz e Edineia Oliveira, solista, na Sala São Paulo. Uma amiga que me convidou e serei eternamente grata a ela. Acho que jamais vou esquecer essa apresentação, foi absolutamente inacreditável! Que regência, que orquestra, que coros, que cantora! Eles interpretaram a portentosa Sinfonia nº 3 de Mahler. Eu nunca tinha visto a Sala São Paulo tão cheia. Tem alguns lugares bem no alto que costumam ficar algumas pessoas, mas até lá não tinha um único lugar vago. E como tinham crianças na plateia.
 

 A Sinfonia nº 3 de Mahler tem 6 movimentos intensos, difíceis, com várias apoteoses. Fiquei muito impactada! Teve uma profissional de libras colocando em gestos a obra, eu acho tão lindo, parece uma dança, mas a força do maestro também era contagiante, bom, tudo é demais, é uma obra tão forte, que todos parecem que estão em outra dimensão. É tudo tão incrível, dilacerante. O coro e a cantora chegam mais pro final. Edineia é uma cantora incrível, que voz, que interpretação, que beleza. Os coros também emocionam, ver tanto jovem, tanta força vocal e as crianças do Guri, é emoção demais tudo junto. Nunca vou esquecer!

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

The Fabelmans

Assisti The Fabelmans (2022) de Steven Spielberg no TelecinePlay. Queria muito ver esse filme e é muito, mas muito lindo! Estreou no Telecine e demorou demais pra entrar no Now. É inspirado na vida do próprio Spielberg. Tem várias matérias sobre o que é verdade ou não, pelo que li a maioria foi exatamente como aconteceu, só a linguagem que mudava um pouco. É um filme sobre o amor ao cinema, me emocionei muito!

Vendo a família de Spielberg, dá pra entender porque ele é um gênio. Que família especial. Seu pai era engenheiro, um gênio, até via a paixão do filho como hobby, mas sempre o ajudou, deu equipamentos, incentivou. Todos assistiam tudo o que ele fazia. A mãe era uma artista. Grande pianista, abandonou o piano como profissão pela família, mas continuava tocando em casa. Michelle Williams está majestosa. Spielberg criança é interpretado pelo fofo Mateo Zoryan. O pai, o incrível Paul Dano. O filho fica fascinado com o seu primeiro filme no cinema e pede trens ao pai. A cada momento o pai presenteia o filho com um vagão de brinquedo. O filho quer ver o acidente igual ao filme, o pai fica chateado com as colisões nos caros vagões. A mãe, sensível, sugere em segredo ao filho que eles filmem a colisão, compra um equipamento, pra que o filho possa rever quantas vezes quiser. Começa aí a paixão do garoto por filmagens. 

Ele passa então a filmar, com o tempo a editar, cortava os pedaços, criava efeitos com técnicas improvisadas. Se tornou um gênio porque experimentou e estudou muito a arte de filmar de modo amador na infância e adolescência. Muito divertido ele colocando todos os amigos pra trabalhar. Todos faziam os personagens, embarcavam nas loucuras do amigo. Depois ele reunia todo mundo pra ver os resultados. Gabriel LaBelle está ótimo. John Ford é interpretado por David Lynch. O filme termina no período que ele está insatisfeito na faculdade exigida pelo pai, enviando cartas aos estúdios. Queria muito saber como de fato ele começou.
Beijos,
Pedrita

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Martín García García

Assisti ao concerto de Martín García García no Festival Chopin no Theatro Municipal de São Paulo. Eu ansiava muito por essa apresentação, tinha visto vídeos desse pianista espanhol e ficado impressionada. Continuei impactada, que interpretação, que artista. 

Fotos de Isadora Vitti

Como comentei esse festival mesclou obras de outros compositores. A maioria é Chopin, mas cada pianista colocou outro compositor no programa que conversasse com o repertório escolhido. Martín intercalou Brahms no programa. Eu gostei muito que o artista colocou a Marcha Fúnebre entre as obras, é muito raro integrar repertórios que não sejam, temáticos, fora de cerimônias fúnebres. São obras lindíssimas. Foi bom ouvi-la fora do contexto da emoção e poder acompanhar suas melodias.

Belíssimo estilo do pianista. Ele é intenso, mas sabe ser suave quando é necessário.

Programa

F. Chopin – 4 Mazurkas op. 33
F. Chopin – Barcarola op. 60
F. Chopin – Preludios p. 28: No. 13, No. 3, No. 2, No. 14
F. Chopin – Sonata No 2 op. 35 em Si bemol menor

J. Brahms – Sonata No. 3 op. 5

O polonês Kamil Pacholec é o próximo a se apresentar no Festival Chopin, será domingo no Theatro São Pedro.

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

O Futuro da Humanidade

Assisti a peça O Futuro da Humanidade no Teatro Fernando Torres. Sim, voltei aquele teatro que gostei tanto e conheci só recentemente. Agora com essa peça que tem o texto do psiquiatra Augusto Cury. Antes do espetáculo começar passaram o autor falando um pouco desse trabalho. A direção é de Rogério Fabiano.
 

A peça começa com uma aula de anatomia. O jovem estudante Marco Polo quer saber quem é a pessoa que tem o corpo pra ser estudado na aula. Ele vai investigar e conhece o melhor amigo do Poeta, o Falcão ou Sócrates. Os dois moravam na rua. A peça passa a questionar sobre lucidez, tratamentos, indústria farmacêutica. Um texto muito bonito e profundo. É um assunto que muito me interessa. Acho incrível o avanço da medicina, as pesquisas, mas me incomoda muito achar que tudo é resolvido por remédio, que sempre o remédio é necessário, tanto que sempre admirei o trabalho de Nise da Silveira que sempre acreditou que a arte é fundamental para qualquer tratamento. Ótimo elenco Kadu Moliterno, Júlio Oliveira, Guilherme Uzeda, Thay Bergamim, Silvana França e Rodrigo Banks. O Futuro da Humanidade fica em cartaz até 24 de setembro.
Beijos,
Pedrita