quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Persona

Assisti Persona (1966) de Ingmar Bergman no Telecine Premium. Sempre sonhei ver esse filme desse diretor que adoro. Persona mostra duas mulheres, uma enfermeira e outra uma atriz em crise. Persona questiona o que é real e imaginário, o que é interpretação ou realidade. Se existe mesmo diferença entre a interpretação de uma atriz e o que é real.

Os papéis das duas o tempo todo se confudem. Bibi Andersson e Liv Ullmann estão majestosas. Seriam uma só? São iguais? Em vários momentos parecem tranquilamente outras pessoas, com histórias profundamente diferentes, mas as semelhanças vão aparecendo até começarmos a achar a duas iguais. Obra de arte, obra de mestre. Belíssima fotografia, interpretações majestosas, texto incrível. Perfeição!

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Jane Eyre

Assisti Jane Eyre (2011) de Cary Fukunaga no Telecine Premium. Eu li o livro de Charlotte Brönte há muitos anos. É uma bela adaptação, gostei demais da atriz australiana que faz a Jane Eyre, Mia Waskowska. A adaptação de época também é muito bem realizada. Os figurinos da Jane Eyre são claramente sóbrios e pobres, comparados aos das pessoas ricas. O cabelo também é muito bem feito.

Alguns grandes atores estão no elenco como Judi Dench, Jamie Bell e Simon McBurney. Michel Fassbender interpreta o patrão de Jane Eyre.

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Plata Quemada

Assisti em DVD Plata Quemada (2000) de Marcelo Piñeyro. O filme é uma co-produção entre Argentina, Espanha e Uruguai e é baseado no conto homônimo do argentino Ricardo Piglia. Dois amigos conhecidos como gêmeos, não por serem parecidos, mas por agirem iguais, são contratados para realizar um assalto. Depois precisam ficar escondidos com outros do grupo.


O texto é muito bom e os três atores simplesmente arrasam: Eduardo Noriega, Leonardo Sbaraglia e Pablo Scharri. Plata Quemada é inspirada em um fato real que aconteceu em 1965 e ganhou Goya de Melhor Filme de Língua Espanhola .

Beijos,
Pedrita