sábado, 23 de abril de 2022

Lou

Assisti Lou (2016) de Cordula Kablitz-Post no TelecinePlay. É sobre a história de Lou Andreas-Salomé, outra grande mulher praticamente apagada da história. Como comentou Arpose, A Minha Vida foi publicada no Brasil. Na Estante Virtual há edições de Portugal pra adquirir e a biblioteca da Unicamp tem um exemplar da autora, outras bibliotecas universitárias também podem ter.

Filósofa, romancista e psicanalista russa, Lou (Katharina Lorenz) era de uma família aristocrata. Lou queria mesmo era estudar, ser livre e independente, o que não era visto com bons olhos para as mulheres. Vivia em bibliotecas, estudando os filósofos. Lou vai estudar em Zurique, fica doente e depois a mãe a leva pra Roma, mas é na Alemanha que vive a maior parte do tempo.

Lou Andreas-Salomé, Paul Ree e Nietzsche.

Pelas mudanças e estudos, encontrou inúmeros intelectuais. Lou foi responsável pelo estudo do narcisismo positivo, que tenho ressalvas, mas sim, ela era brilhante, genial e sim, estimulava a capacidade intelectual de todos que se aproximava. O narcisismo no aspecto afetivo que era devastador. Aparentemente fria, ela não queria relacionamentos, acreditava na amizade sem envolvimento, mas com isso maltratava profundamente afetivamente as pessoas do seu convívio. Era um espírito livre e completamente consciente do que o matrimônio significaria em sua vida na sua época. O maior estrago afetivo foi em Rainer Maria Rilke (Julius Feldmeier). O poeta era instável afetivamente e ela o desestruturou profundamente. Após a separação Rilke produziu magistralmente e Lou percebeu que ela foi importante para ele. Sim, ela foi importante para instigar, aprofundar, mas afetivamente desestruturou-o bastante. Lou conheceu Freud (Harald Schrott), quando a psicanálise entrou na sua vida, participando do Círculo Psicanalítico de Viena.

O filme é contato por Lou (Nicole Heester) a Ernst Pfeiffer (Matthias Lier) que escreveu com ela sua autobiografia. Ela conta sua história e vamos acompanhando as idas e vindas no tempo. Lou vivia na Alemanha e a Gestapo confiscou seus trabalhos. Pfeiffer conseguiu resgatar depois e cuidar do seu legado até sua morte. Gostei demais de conhecer essa grande estudiosa.
Beijos,
Pedrita

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Knock

Assisti Knock (2017) de Lorraine Levy no Telecine Play. O Telecine turbinou bastante o acervo no Now, embora não ande atualizando as estreias. Eu tenho ressalvas com esse filme que foi baseado na peça de Jules Romains. Adoro o Omar Sy, mas ele faz um médico nada escrupuloso. O filme tenta justificar os motivos no final, com uma certa redenção, mas fica aquele amargo na boca e a sensação de que não é bem assim.

O protagonista está em apuros, tenta uma vaga de médico em um navio sem ser, como o navio ia zarpar mesmo sem médico, ele convence que melhor um falso que nenhum. Ele decide então estudar medicina depois de atuar como "médico" no navio. O filme pula pra 5 anos depois, ele chega em uma cidade como médico. Gostei do filme deixar o tempo todo a dúvida se ele fez ou não medicina de fato. Ele tem o quadro com o diploma, mas é tão engenhoso que até isso pode ser falso.
Sim, há uma série de questões. Ele trata dos mais pobres e que não teriam acesso a tratamentos. E explora os mais ricos. A questão que mais me incomoda é que ele é no fundo um estelionatário, ele inventa doenças que não existem para ele e o farmacêutico da cidade ganhar dinheiro. Nada diferente do que acontece muito hoje em dia. Marca consultas regulares só para ganhar mais, mesmo que não sejam necessárias.
Mas sim, ele ajuda os que não podem pagar, principalmente dá visibilidade às doenças dos mais pobres quando seus patrões ignoram e ainda reclamam do funcionário estar acamado. Ele envolve a escola em educação em saúde e higiene. Esse é o argumento final, que ele por necessidade precisou ser assim e que de uma certa forma ajudou muita gente da cidade. Sim, é fato. Ajudou pessoas que tinham problema de sono, com bebida, embora a solução para a bebida pareceu mágica. Dava afeto e conversas com as pessoas. Mas eles as explorava muito e me incomodou muito com essa teoria de que era porque precisava. Como disse, o filme tenta redimir o protagonista em um show apoteótico clássico de filmes do gênero tentando apagar toda a exploração e oportunismo do médico.
Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Old

Assisti Old (2021) de M. Night Shyamalan no Telecine Pipoca. Esse filme estava começando e acabei vendo, só no final vi que era o da estreia da semana e desse diretor que eu acho muito, mas muito cafona. Sim, o filme é cafona, mas prende a atenção, tanto que fiquei ligada e vi direto, sem parar. Lindo o pôster, pra variar o Brasil quis dar spoiler no título, vi que Portugal foi mais explícito ainda em contar o filme no título.


 

Uma família resolve viajar com os filhos pequenos para um lugar paradisíaco, um resort deslumbrante. Os filhos tem 6 e 11 anos e ouvem os pais dizerem que só vão contar quando voltarem de viagem. O casal é interpretado por Vicky Krieps e Gael García Bernal. O gerente do hotel diz que há uma praia privativa, que ele só avisa pra eles.

Na hora da van eles descobrem que outros foram escolhidos também. Na praia há um homem, a filha logo reconhece ser um rapper famoso (Aaron Pierre). 

Concordo com uma crítica que fala que todos são bem tolos em não perceber que os filhos estão crescendo rapidamente. E é bem tosco pra nós que não estamos vendo, só aparecem pedaços das "crianças" reclamando, do enfermeiro duvidando que o garoto tem 6 e dizendo que ele tem 11. Demora pra vermos que os filhos cresceram, mas já tem um tempo que eles reclamam com todos, mas nós não vemos. Então os filhos passam a ser interpretados por vários atores. A jovem é a famosa e linda Thomasin Mckenzie.

A explicação do motivo de enviarem as pessoas pra ilha é igualmente tosca. Há uma certa lógica em querer observar os seres humanos envelhecendo rapidamente. Os cientistas mandavam pessoas doentes pra analisar. Aí que começam os furos. Quem acompanha as pessoas na ilha o faz do alto da pedra por binóculo. É o mesmo que dirigiu a van e é o diretor do filme. Os cientistas dão remédios em teste para os doentes pra ver se dão resultado, mas tudo é feito por binóculo do alto da pedra. Só funciona mesmo em uma que dá pra ver claramente como funcionou porque nos outros, sem exames médicos, acompanhamentos clínicos, é puro achismo. Muito mal feito. Trabalho demais recrutar doentes que são dos estudos dos remédios pra ver de longe. Precisam sistematicamente recrutar novos otários.

A saída então da praia é surreal. Eles vão pro resort e rapidamente conseguem convencer e todos  criminosos são presos. Duas pessoas indefesas conseguem burlar toda a segurança, fazer que acreditassem na história esquisita deles e tudo ser resolvido. Mas como disse, é bem feito na tensão, curiosidade, prende a atenção.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Vendo ou Alugo

Assisti Vendo ou Alugo de Betse de Paula no Canal Brasil. Tinha um tempo que eu queria ver esse filme, qual não foi a surpresa em descobrir que tem uns dez anos que eu pensava em ver esse filme. Achei que era um filme mais recente.

Marieta Severo está mais linda que  nunca. É uma família matriarcal, que já viveu em tempos áureos. A família tem uma casa gigante, hoje com uma favela no entorno. 
Elas querem vender ou alugar, estão falidas. Se não conseguirem o sinal que cobre o valor do IPTU não pago há décadas, a casa vai ao leilão. Então começa o movimento para mostrar a casa aos interessados. Nathália Timberg é a avó, a neta é a Silvia Buarque, a bisneta a Bia Morgana. A filha critica a mãe que vive eternamente de projetos que não dão certo. A avó perdeu e perde todo o dinheiro no jogo com as amigas. É um elencaço: Marcos Palmeira, Pedro Monteiro, André Mattos, Ilka Soares, Carmem Verônica, Daisy Lúcidi e Analu Prestes. Antonio Pitanga é um dos que fazem participações, confesso que nem lembro quando ele aparece, vou ter que rever. Nizo Neto também faz participação.

No momento faz docinhos eróticos pra festas junto com a funcionária da casa (Maria Assunção). Fiquei muito curiosa sobre a casa. Se existe mesmo a parte externa e se dentro era cenário. Realmente a casa é um personagem a parte e que faz tudo ficar mais engraçado. Um comprador é um gringo (Nicola Lama). Ele quer uma casa na favela para hotel de turistas que querem emoções fortes, leia-se perigos iminentes. Alucina quando elas sacam a intenção e passam a descobrir todos os buracos de bala, abrem as janelas que dão pra comunidade, aí ele fica esfuzeante.

E gente!!! Juan Paiva está no elenco.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 19 de abril de 2022

Caranguejo Negro

Assisti Caranguejo Negro (2022) de Adam Berg na Netflix. É baseado no livro de Jeker Virdeborg que quero ler. Não tem os livros dele no Brasil. Desde que estreou queria ver, mas sabia que ia ser pesado e fui adiando.

Nós sabemos pouco o que aconteceu. As bases vem sendo destruídas pelo outro, é um tempo apocalíptico. Sabemos que a protagonista, a maravilhosa Noomi Rapace, perdeu a filha anos atrás, a filha foi levada e ela não sabe pra onde. Ela e um grupo precisam atravessar patinando no gelo ultrafino para chegar a outra base levando objetos. A operação ultra secreta chama Caranguejo Negro. É uma caminhada muito longa, dias e dias no frio absurdo. Falam que a filha está lá e dão uma foto da filha mais velha pra ela. O grupo segue. Imagino a dificuldade que deve ter sido pra fazer as cenas, curiosa pra ver o local. 

São inúmeras adversidades. Volte e meia descobrem eles e são atacados e o grupo vai diminuindo. Aos poucos eles vão descobrindo que não há nós e eles, que no fundo todos querem a destruição. Muito triste! Filme muito triste!

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 18 de abril de 2022

Exército de Ladrões

Assisti Exército de Ladrões (2021) de Matthias Schweighöfer na Netflix. Não fazia ideia da existência desse filme, achei por total acaso. Amei! Mas é irregular. Os momentos dos roubos são geniais, mas tem uns momentos esquisitos pra dizer o mínimo.

O protagonista é o diretor. O personagem é um exímio arrombador de cofres. Ele tem vídeos no youtube falando dos cofres que ninguém vê. Ele é alucinado pelos cofres de um expert que se inspirou no Ciclo do Anel de Wagner. São vários cofres. São geniais as cenas que mostram as engrenagens, não sei como foram realizadas, mas são lindas e convincentes.

Um grupo de ladrões o procura para arrombar esses cofres. Adoro a Nathalie Emmanuel. Ela é linda e talentosa. A personagem é como ele, gosta da ideia do roubo pelo desafio, por fazer algo que ninguém acharia possível. Os cofres estão prestes a serem transferidos, então ela planeja o roubo. Dois integrantes são brucutus (Guz Khan e Stuart Martin), só interessados no dinheiro e tem mais uma jovem nerd (Ruby O. Fee).

As cenas entre os roubos são bem infantis. Os policiais não são nada carismáticos e a incompetência deles exagerada, nem os brucutus agradam. Para promover o filme seguinte de zumbis, zumbis atacam nos Estados Unidos, então o jornalismo da TV só fala nisso. No resto o filme é muito bom.
Beijos,
Pedrita

domingo, 17 de abril de 2022

Orphan Black - 2ª Temporada

Assisti a 2ª Temporada da série Orphan Black (2014) de Graeme Manson e John Fawcett no Paramount +. Helena, a minha preferida, não está no cartaz, que pena. Lindo pôster. Essa série é impecável até mesmo nos cartazes e essa atriz, Tatiana Maslany, é incrível. Sim, emendei logo a segunda já que o gancho da primeira era excelente.

Agora já sabemos que são várias e outras aparecem. Como a Kira (Skyler Wexley) e a Cosima sofrem. Essa temporada é bem mais científica. Explica como os clones foram criados, os propósitos, as empresas e o exército por trás. Muito interessante! Fala muito também de religiões fanáticas patriarcais que praticam violências, estupros, torturas em nome da fé.

Alison é a mais engraçada. Ela e o marido (Kristian Bruun) parecem patuscos e inofensivos mas são os que fazem mais barbaridades "sem querer".  


Os casais são inspiradores, alguns já surgiram na primeira, outros aparecem na segunda. Lindo o ator Michiel Huisman. Curiosa pela terceira temporada.

Beijos, 

Pedrita