sexta-feira, 28 de maio de 2021

Abominável

Assisti Abominável (2019) de Jill Culton no TelecinePlay. Estava querendo distrair e escolhi essa animação. Bom, chorei muito. Uns cientistas prendem o Abominável que consegue fugir, ele é um bebê, uma criança. Uma menina o encontra e resolve levá-lo para o Everest. 

Dois amigos seguem na jornada. Os maus os perseguem. Todos os personagens são lindos e complexos. Me emocionei várias vezes. As músicas também são lindas! Tem no spotify.
 

Bejios,
Pedrita

quarta-feira, 26 de maio de 2021

No Corredor Escuro

Assisti No Corredor Escuro (2018) de Rodrigo Cortés na Netflix. Enlouqueci quando descobri que além de um filme de fantasminhas era um filme que falava de artes. Amei!

Uma diretora busca reuniões de alunas infratoras pra convidá-las para o seu colégio. Alunas que foram expulsas várias vezes, com problemas graves de comportamento. A casa é deslumbrante. Os celulares são confiscados, quase todas tomam remédios psiquiátricos. Ótimas as atrizes: Anna Sophia Robb, Rosie Day, Isabelle Fuhurman, Victoria Moroles e Taylor Russell.
Logo eu entendi, elas levam um tempo pra compreender. Cada uma tem um dom repentino. A pianista estudou quando era menina, mas se torna uma grande compositora de repente. Uma pintando, outra na matemática, uma em poesias. Então entendi que elas recebiam almas de grandes artistas que passavam a se expressar por elas. É muita música, obra de arte, poesia, gostei muito!

E não é que eu vi o filme crente que era a Kristin Scott Thomas? Não entendia porque não achava o filme nela no IMDB. Mas é a Uma Thurman, viajei.


Beijos,
Pedrita

domingo, 23 de maio de 2021

O Falecido Mundo Burguês de Nadine Gordimer

Terminei de ler O Falecido Mundo Burguês (1966) de Nadine Gordimer da Art Editora. Comprei esse livro em um sebo! Nadine Gordimer é ganhadora do prêmio Nobel. Que impressionante! Grandes autores fazem milagres com a escrita. Nadine relata um dia da nossa protagonista, isso mesmo, o livro é um dia só. Começa de manhã no café e termina ela indo dormir de madrugada. Sim, um dia conturbado. E sim, conforme vai passando o dia, pelos acontecimentos, vai lembrando de sua história. É um livro culto, mas tão repleto de conteúdo, impressionante!

O marcador de livros ganhei de um amigo. são cartas antigas em cartolina.

Obra Bété Legends (2007-2011) de Fréderic Bruly Bouabré

A protagonista é avisada logo cedo que seu marido suicidou-se. Ela está tomando café com seu atual companheiro. Eles se encontram de vez em quando, não vivem na mesma casa. Ela então resolve seguir para contar ao seu filho que vive em um colégio interno. Com isso ela vai lembrando como começou o casamento e a questão política que envolvia a vida deles na época. O marido, um milionário, de uma família muito importante, entra na clandestinidade pra lutar pelos direitos de todos. Na época, ela trabalhava na parte interna do grupo. Eles tiveram um filho muito cedo, mas o marido não queria saber. Como ele começou a precisar entrar na clandestinidade, aos poucos foram se separando.

Obra Birds (1964) de Maggie Laubser

Depois a protagonista vai visitar a avó com problema de memória em um asilo. Enfim, o dia a dia vai passando e as memórias se misturando. Fantástico! Que capacidade de contar histórias, entrelaçar os fatos, misturar os tempos. 

Eu já havia lido dela um biográfico, Tempos de Reflexão - De 1954 a 1989 (2012).


 

Beijos,
Pedrita