sábado, 29 de dezembro de 2007

Maestro

Assisti ao curta Maestro de Géza M. Toth no Cinemax. É um curta húngaro premiadíssimo e genial! Achei que era um filme de animação, levei até um susto quando terminou. Nosso amigo está no camarim se preparando pra entrar em cena. Vou deixar o vídeo para que vejam, é demais!

Maestro ganhou prêmio no Cinanima, Melhor Animação no International Panorama of Independent Filmmakers da Grécia e prêmio no Zlín International Film Festival for Children and Youth da República Tcheca.


Música do post: Hungarian Rapsody br.2 de Franz Liszt


Beijos,

Pedrita

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Os Infiltrados

Assisti Os Infiltrados (2006) de Martin Scorsese no HBO. Adorei! Excelente! Mereceu realmente todos os prêmios que ganhou. Eu queria muito ter visto, tanto que tentei inclusive ir ver no cinema, mas tive que desmarcar por algum motivo. Os Infiltrados é baseado no roteiro Siu Fai Mak e Felix Chong e é absolutamente surpreendente, incrível! Os dois protagonistas estão excelentes, gosto demais desses atores: Matt Damon e Leonardo Di Caprio.

Vou falar detalhes do filme: Por um acaso do destino, e não tão casual assim, bastante verossímel, os dois se envolvem com a mesma mulher. O interssante é que o personagem do Leonardo Di Caprio é o que parece ser deseqüilibrado e o do Matt Damon, centrado e bom profissional, esse inclusive teve uma carreira meteórica, enquanto o outro teve sérios problemas na polícia. Mas os dois são muito, mas muito inteligentes e essa inteligência que mais me atraiu. Ambos trazem um raciocínio abstrato incrível, uma percepção do mundo surpreendente.


Achei que o Jack Nicholson estava sempre o Jack Nicholson, com aquele seu jeito meio sarcástico, com piadas agressivas. Alguns outros do elenco são: Vera Farmiga, Alec Baldwin e Martin Sheen.

Os Infiltrados ganhou 4 Oscars de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição e Globo de Ouro de Melhor Diretor.


Beijos,


Pedrita

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Árido Movie

Assisti Árido Movie (2006) de Lírio Ferreira no Canal Brasil. O roteiro de Lírio Ferreira, Hilton Lacerda, Sérgio Oliveira e Eduardo Nunes até que é interessante, mas no meio do filme desanda em bobagens colossais transformando em um péssimo filme.
Nosso protagonista Guilherme Weber, que é ignorado nas fotos de divulgação do filme, vai ao sertão pernambucano ao enterro de seu pai que mal conheceu. Seu pai foi assassinado e seus primos postiços, alguns adotados, juram vingança. Mas nosso protagonista, um famoso homem do tempo da televisão, não sabe nada disso.

Ele passa por Recife para falar com sua mãe e revê seus três amalucados amigos que vão em separado pra cidadezinha. Os três são interpretados por Mariana Lima, Selton Mello e Gustavo Falcão. No começo eles têm ótimas cenas, deles dançando no OPosto, mas depois ficam nos discursos envelhecidos sobre a maconha ser proibida e a bebida alcóolica ser a vilã. Só que eles bebem e fumam como aloprados. A participação do José Celso Martinez Corrêa é a mais patética, bem como a personagem babaca da Giulia Gam. Da metade pro fim o filme se arrasta em discursos medíocres, cheios de palavras ocas sobre inúmeros assuntos. É duro perdurar até o final. E no final tem tanto clichê que chega a ser ridículo, como a Giulia Gam aparecendo grávida com seu amado, mais americano isso impossível.


Os personagens são muito caricatos. Pelo menos Aramis Trindade está um pouco diferente do que sempre faz, mas Matheus Nachtergaele é sempre Matheus Nachtergaele. A trilha sonora é linda e a fotografia de Murilo Salles é bonita. Ganhou 6 prêmios no Cine PE - Festival de Pernambuco de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Selton Mello), Melhor Fotografia, Melhor Edição e Prêmio da Crítica. Ganhou o Lente de Cristal de Melhor Diretor, no Festival de Cinema Brasileiro de Miami.
Música: Os Incríveis



Beijos,



Pedrita

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

O Grito 2


Assisti O Grito 2 (2003) de Takashi Shimizu no Telecine Action. Achei que era a continuação de O Grito que comentei aqui recentemente. Tive inclusive que pesquisar depois porque estava confusa. Eu vi O Grito da versão americana, do mesmo diretor. Takashi Shimizu dirigiu e escreveu os dois O Grito no Japão. Depois foi convidado para produzir os dois nos Estados Unidos. Então eu vi O Grito 1 da versão americana e O Grito 2 da versão japonesa, que é infinitamente superior. Agora quero procurar na programação do Telecine Action o japonês O Grito 1 e o americano O Grito 2.

Eu havia comentado no post do O Grito que não tinha gostado os atores, que eram fraquinhos. Os atores japoneses de O Grito 2 são excelentes. Também é bem assustador, muito bem feito e muito pouco óbvio, com a dose certa de suspense, sutilezas assustadoras, é um filme para ver com atenção. Começa com uma moça e seu noivo em um carro, belíssimo carro por sinal. Ela é atriz de filmes como esse e está grávida.

Além do elenco atuar muito bem, são todos muito, mas muito bonitos. A protagonista é a bela Noriko Sakai. As outras mulheres são Yui Ichikawa, Takako Fuji e Erika Kuroishi. Os homens são: Kei Horie e Shingo Katsurayam. Gostei muito do original japonês, muito mais do que a versão americana. É excelente!
Música do post: Er Zuo Ju




Beijos,
Beijos,

domingo, 23 de dezembro de 2007

As Duas Faces da Moeda

Assisti As Duas Faces da Moeda (1969) de Domingos de Oliveira no Canal Brasil. Vi esse filme por um acaso. Estava começando, olhei nas informações pelo controle remoto e resolvi assistir. É de uma genialidade incrível. Infelizmente não achei nenhuma foto do filme. Essa pelo menos traz dois atores que estão no filme. Um funcionário público, há 20 anos em uma única repartição, tem um sonho que vai morrer e fica sabendo a data. Ele começa então os preparativos para a sua partida.


Ele é praticamente invisível para a sua família, tem uma vida medíocre e pior, é desrespeitado pela sua filha e traído pela sua mulher. Apesar de um tema tão dramático, é uma comédia. Só reclamam com ele, até mesmo seu chefe que reclama que ele é o único que trabalha na repartição e quer que ele resolva isso. É um texto inteligente com um ótimo elenco e muito surreal. Gostei muito!


No elenco estão as belíssimas Neuza Amaral e Adriana Prieto. E Hélio Ary, João Bethencourt, Isabel Câmara, Carvalhinho, Rubens Correia, Jorge Dória, Fregolente, Leina Krespi e Procópio Mariano.

Eu pensei muito sobre o post de Natal. Estava com dois filmes diferentes e refleti se deveria mudar. Resolvi manter a ordem e colocar esse filme que representa bem o Mata Hari, pena que não tenha foto. Apesar de ter um roteiro denso, o filme é engraçado e fala muito do que acredito. Pessoas que vivem de forma medíocre, empurrando a vida pela frente. E é um filme otimista, ele começa a descobrir a felicidade de viver e ganha uma chance de tentar de novo, mas muito melhor, o que eu desejo a todos do fundo do meu coração, a capacidade de renovação, de viver intensamente, amar intensamente a todos e as suas famílias, por mais diferentes que elas sejam. Desejo a vocês a capacidade de nascermos de novo na mesma vida e vivermos intensamente!

Música do post: Bing Crosby - Mele Kalikimaka (Hawaiian Christmas)




Beijos,


Pedrita