Assisti a
Mesa Redonda Composição para o Violão Hoje no
SESC Pinheiros. Participaram os compositores
Paulo Bellinati e
Sérgio Molina, com mediação de outro violonista
Sidney Molina. Essa temática me interessa muito, a composição brasileira, principalmente a erudita. Gostei muito que eles falaram a importância acadêmica de mesclar os sons e ritmos brasileiros e os estilos dos violeiros da cultura popular, tentando uma integração. Particularmente eu acho que isso já acontece. Quando
Sérgio Molina foi fazer faculdade de música, não havia violão na USP. Então ele prestou composição. Os compositores comentaram o quanto o violão ainda é discriminado, algumas universidades tem o curso de violão, mas enquanto são vários professores de piano, em geral é um único de violão.
Sérgio Molina acha que o violão hoje é o que foi o piano no passado. Toda casa tem, quase todo mundo estuda e como há muitos alunos querendo prestar violão nas universidades deveriam ser mais professores da disciplina.
Sérgio Molina atualmente é professor de composição na Faculdade Santa Marcelina.
Sérgio Molina já escreveu várias obras para violão e algumas obras para quartetos de violão, já que o seu irmão
Sidney Molina é do
Quaternaglia que esteve recentemente em turnê na Austrália.
Paulo Bellinati é outro compositor bem sucedido, ele tem tantas solicitações que está sempre em débito. Ele faz muita composição sob encomenda, mencionou inclusive a que fez para a OSESP. Gostei demais dos temas debatidos. Na mesa redonda eles comentaram que no dia 30 de julho será a última da série e falará sobre o ensino do violão. Espero que eu consiga ir. Essas mesas redondas são gratuitas.
Beijos,
Pedrita