sábado, 30 de maio de 2015

Irmã Dulce

Assisti Irmã Dulce (2014) de Vicente Amorim no Telecine Play. Eu quis muito ver nos cinemas e não consegui. Me programei para ver na estreia no Telecine Premium, mas não consegui, devia ter gravado. Tentei ver no TelecinePlay mais tarde, mas não tinha. Fiquei triste, até que no dia seguinte entrou na programação do TelecinePlay.

Eu tinha visto muitas matérias e entrevistas e tinha ficado encantada com detalhes da vida de Irmã Dulce. Incrível ela ter continuado católica depois de tudo o que a igreja aprontou com ela. Como muitas religiões, fizeram um inferno da vida dessa mulher pelas regras de segregação, por falta de caridade, por falta de amor cristão. A igreja católica deve ter vergonha de homenagear a Irmã Dulce depois de tudo o que fizeram, ou pelo menos deveria.

Irmã Dulce era bombardeada de tudo quanto é lado. Quando jovem ela invadiu uma casa abandonada e o prefeito reclamou, exigiu que ela saísse com os doentes, mas não fez nada para ajudar os doentes achando outro lugar. Era a insistência da Irmã Dulce que fazia com que as pessoas ajudassem e dessem um pouco mais. Belíssima história de amor. Quando o Papa veio ao Brasil, não colocaram o nome da Irmã Dulce para estar perto. Foi o filho adotivo e a cidade que pressionou para ela ser convidada. Por sorte esse Papa viu a importância da Irmã Dulce e a visitou mais uma vez depois.

Irmã Dulce foi interpretada brilhantemente por Bianca Comparato e Regina Braga. A Irmã Dulce criança foi interpretada por Sophia Pereira Brachmans. Uma graça o menino que faz o filho adotivo interpretado por Lisandro Eduardo de Castro Oliveira. Ele mais velho foi interpretado por Amariuh Oliveira. Incrível como Irmã Dulce nunca abandonou esse filho, mesmo depois dele entrar pelo crime. Ela nunca desistiu dele, de procurá-lo pelas ruas. De visitá-lo na prisão. Até como mãe ela é um exemplo.
Muitos outros bons atores estão no elenco. Irene Ravache faz uma irmã megera que parecia que tinha vindo do tempo da Inquisição. Luiz Carlos Vasconcelos um padre. O pai por Gracindo Jr. e a mãe por Glória Pires. Elenco incrível com Malu Valle e Zezé Polessa, Ótimas todas as atrizes que fizeram as freiras, Patrícia Oliveira Zeca de Abreu. O amigo do Acordeon por Edinho Lima e Dudu dos Oito Barcos. O filme é incrivelmente bem realizado, belo esteticamente, corajoso de mostrar uma igreja católica tão pouco acolhedora e tão pouco cristã. 



Beijos,
Pedrita

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Vídeo Show

Assisti o novo Vídeo Show com Mõnica Iozzi e Otaviano Costa na TV Globo. Estou adorando o novo Vídeo Show, é o programa atual que mais gosto de ver, não quero perder um. Curioso, porque atualmente não estou seguindo nenhuma novela, dou uma olhada aqui e ali, vejo uns capítulos de uma, hora de outra, mas mesmo assim adoro o programa. Eu vejo muito mais no Canal Viva, o horário é bem melhor. Eu já adorava o Otaviano Costa como entrevistador. Engraçado, inteligente. Fazendo dupla com a Iozzi ficou mais divertido ainda. Eu gosto da espontaneidade dos dois. Iozzi adora mostrar os figurinos. Eles vivem se confundindo e lendo um o teleprompter do outro. O programa agora é ao vivo o que dá um frescor delicioso. Adoro a ideia das canecas. Criaram canecas com as pessoas da TV Globo.  Há vários convidados que eles conversam durante o programa, bem informal. Os convidados mais frequentes eram do elenco do Chapa Quente, então eles brincaram e lançaram uma campanha para que outros atores passem na bancada e ganhem uma caneca. Amei a brincadeira com a passadinha da Amanda do BBB, hilário e inteligente.

Criaram o quadro Gentem como a Gente com a Cissa Guimarães. Uma vez por semana o quadro traz entrevistas com os atores. A Dira Paes foi na praia, o Paulo Betti em uma simpática caminhada onde ele mora. Alexandre Borges em uma livraria. Arlete Salles levou em um convento ao lado da casa dela e mostrou suas amigas, muito lindo. Miguel Falabella também foi convidado para participar do novo Vídeo Show. Ele entra no final com aqueles belos textos.

Marcela Monteiro veio do programa anterior para fazer matérias. Agora de folga é a Aline Prado (foto) que passa a entrevistar. Gosto muito das duas, mais uma podia integrar o grupo, poderia voltar, a Pathy Dejesus, adoro essa atriz e ela estava ótima em entrevistas. Adorei quando o programa mostrou a Ana Maria Braga levando Pão de Queijo para a Fátima Bernardes e os apresentadores do Vídeo Show reclamaram. Nos dias seguintes ganharam mimos e vídeos das apresentadoras.

Voltaram com os quadros que adoro. O Falha Nossa vem fazendo uma homenagem aos 50 anos da TV Globo. Podiam começar a mostrar os erros de gravação atuais. O logo está lindo. O programa também tem passado clipes que iam no Fantástico. Uma delícia lembrarem vários dias do Balão Mágico. Interativo, volte e meia entra com convidados falando ao vivo pelo tablet, inclusive a Flávia Alessandra para parabenizar o aniversário do marido. Os Trapalhões com Mussum e Zacharias também aparecem com os vídeos musicais, já mostraram vídeos com Roberto Carlos, Roberto Leal e Ney Matogrosso. Ótimas edições no início, mostrando apresentadores antigos, trechos de novelas anunciando o que vai passar. O Marcelo Serrado que me perdoe, mas o quadro Me Engana que eu Gosto é o único que não curto. Dá pra ver alguns vídeos no site da TV Globo.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Je Suis Charlie - Questão de Direito

Assisti ao episódio Je Suis Charlie do espetáculo Questão de Direito no Teatro Bibi Ferreira. Agora Hermano Leitão falou sobre um processo que uma senhora fez contra uma caricatura dela que saiu em um jornal em Caieiras. Ela ficou indignada. No relato das testemunhas, a senhora foi espancada pela filha em plena praça pública. O dramaturgo fez uma deliciosa comédia sobre esse tema tão espinhoso que é a liberdade de expressão e que por sorte deu ganho de causa ao jornalista pelo Direito Constitucional a Liberdade de Imprensa.

No meio do texto comentaram sobre o horror que aconteceu com os cartunistas franceses e fizeram uma linda homenagem. Todos estão excelentes. Hermano Leitão como escrivão hilário, dessa vez ele deduzia por conta própria o que diziam. Depois ele estava como desembargador. Como em todos episódios ele é sempre mal informado. Em Je Suis Charlie ele até pegou texto do outro pra ler. Sem noção.

Divertidíssimo também Gabriel Monteiro como outro desembargador, ele também faz o jornalista tranquilão. Um desembargador comemorou a chegada de um novo membro a turma interpretado pelo ótimo Roger Rodrigues. E eu queria saber onde a turma consegue aquelas perucas tão ridículas. Deliciosas. Personagens à parte. Ainda no elenco estavam: Wallace Becker, Rudy Serrati, Luana Martins, Viviane Esteves, Carim Feres, Jean Jacques Erenberg e Franklin Martins.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 26 de maio de 2015

A Espuma dos Dias

Assisti A Espuma dos Dias (2013) de Michel Gondry no Telecine Play. Eu olhava os filmes que estavam disponíveis no Telecine Play e vi que esse é francês e com dois atores que adoro Audrey Tautou e Romain Duris. Também no elenco o ator de Intocáveis, Omar Sy. E que bela surpresa, que filme lindo e surreal. A Espuma dos Dias é baseado no livro de Boris Vian que quero ler.

A história é básica e bem óbvia, não é esse o grande encantamento de A Espuma dos Dias e sim a surrealidade. Tudo é mágico. A campainha da casa que anda e que tem um desfecho diferente a cada pisada. O rato que vive na casa deles. As indústrias e suas cenouras de metal. A casa que após o casamento passa a ficar redonda. Enfim, dá pra ver inúmeras vezes de tantos detalhes.

Um dos amigos do protagonista é viciado em livros do Jean-Paul Partre, interpretado por Philippe Torreton. Ele gasta todo o dinheiro em objetos e livros do escritor, inclusive o dinheiro que ganhou para casar. Ele é interpretado por Gad Elmaleh. Esse ator é de Morocco. As outras moças por Aïssa Maïga, atriz do Senegal e Charlotte Le Bon, atriz canadense.

A Espuma dos Dias é um filme muito surreal, mas só dá pra ter uma ideia assistindo, vou ver se consigo um vídeo que dê uma ideia. A Espuma dos Dias ganhou César de Melhor Design de Produção. Merecidíssimo!

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Missa de André da Silva Gomes

Assisti aos Concertos CCBB de Música Clássica com a execução da Missa de André da Silva Gomes na Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco. Interpretaram a obra a Camerata Solistas Paulista, e o Coral da Cultura Inglesa sob regência de Julio Medaglia e Marcos Júlio Sergl. Esse compositor era Mestre de capela da Ordem Terceira de São Francisco no fim do século XVIII e escreveu obras para essa igreja e para a Catedral da Sé. Linda obra. Foi dentro de uma missa rezada por um bispo, igreja lotadíssima em comemoração a um ano de restauração da igreja. Que evento majestoso.
Foto de Deborah Schcolnich
Não localizei vídeos dessa apresentação, segue alguns com obras e alguns desses grupos.

Beijos,

Pedrita