sábado, 9 de junho de 2012

Bal

Assisti Bal (2010) de Semih Kaplanoglu no Max. Descobri esse filme olhando a programação na tv a cabo. Gostei muito! Bal significa Mel, nome bem mais pertinente do que o que colocaram no Max, Um Doce Olhar. Só depois que soube que é o último de uma trilogia, quero ver os outros. Nosso protagonista é um garoto, a fotografia de Baris Ozbicer é belíssima, o lugar é lindíssimo e os atores são muito bonitos. O menino e a mãe são belíssimos.

Esse menino tem verdadeira adoração pelo pai. Os pais são carinhosos. O pai vive do mel que recolhe, a mãe ajuda nas pequenas plantações, inclusive essas plantações são bem diferentes da nossa cultura. É um lugarejo pequeno, ele vai todo dia para a escola. As pequenas e silenciosas artes que o menino apronta também são uma graça. Bal é muito poético e delicado. É bem interessante essa vida pacata, sem tecnologia, muito diferente da vida urbana. O garoto é interpretado por  Bora Altas. O pai por Erdal Beskiçioglu. A bela mãe por Tülin Özen. O diretor Semih Kaplanoglu ganhou o Urso de Ouro de Melhor Diretor. no Festival de Berlim.

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Relato de um certo Oriente

Terminei de ler Relato de um certo Oriente (1989) de Milton Hatoum da Companhia das Letras. Eu adoro esse autor desde que li Dois Irmãos e comentei aqui. Nesse vamos em pinceladas conhecendo aos poucos a vida de uma família em crise. Começa com os irmãos segregando a irmã e o seu filho. Tudo é trágico e entrecortado, vai e volta no tempo. Belíssimo texto, belíssima obra, triste narrativa. Eu comprei esse livro na Companhia das Letras, era uma promoção de livros usados. Na época a Livraria Cultura disponibilizava no site livros usados, semi novos, a preços convidativos. Confesso que até hoje só achei esse dessa forma. Não sei se ainda fazem isso.

Obra de Manoel Santiago

Nessa obra os objetos são muito importantes para construir a trama e revelar os segredos. Essa obra de Manoel Santiago parece até ter saído do livro. Tanto o pintor como o autor e o compositor são amazonenses.

Trecho de Relato de um certo Oriente de Milton Hatoum:

“Quando abri os olhos, vi o vulto de uma mulher e o de uma criança. As duas figuras estavam inertes diante de mim, e a claridade indecisa da manhã nublada devolvia os dois corpos ao sono e ao cansaço de uma noite mal dormida.”

“...essa renúncia definitiva me convenceu de uma vez por todas que há segredos poderosos ou enigmas indecifráveis que certas pessoas levam dentro de si até a morte.”


Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Concerto da Orquestra do Theatro São Pedro

Assisti ao Concerto da Orquestra do Theatro São Pedro. Foi um belo concerto sob regência do ótimo Júlio Medaglia. Inicialmente a orquestra tocou a abertura da ópera Così Fan Tutte de Mozart, depois a 8º Sinfonia de Beethoven.

Na segunda parte a excelente Eudóxia de Barros interpretou com a orquestra a belíssima obra Concerto nº 1 de Mendelssohn. Depois de muitas palmas e pedidos de bis, Eudóxia de Barros e a Orthesp interpretaram Ernesto Nazareth com um arranjo de Júlio Medaglia para a orquestra feito especialmente para esse concerto.

Beijos,
Pedrita