sábado, 28 de maio de 2011

Desafio Literário


A Camélia de Pedra me indicou esse Desafio Literário e por ser relativo a minha vida cultural, aceitei participar.


1 - Existe um livro que você leria e releria várias vezes?

Eu tenho problema com releituras, leria novamente quase todos os livros que li, mas sempre acho que estou perdendo a oportunidade de ler outros que ainda não conheço. E como sei que não vou conseguir ler tudo o que desejaria, ainda não me preparei para as releituras, quem sabe um dia.

2 - Existe um livro que você começou a ler, parou, recomeçou, tentou e tentou, mas nunca conseguiu ler até o final?

Eu acabei lendo até o final, mas foram vários recomeços. Tentei ler antes da hora, antes de estar preparada, não pela idade, mas pela imaturidade literária. O livro é a Montanha Mágica de Thomas Mann. Surpreendemente hoje é um dos meus livros preferidos. Quando estive pronta li sem pestanejar inteirinho e descobri sua perfeição.



3 - Se você escolhesse um livro para ler para o resto da sua vida, qual seria ele?

Eu escolheria uma biblioteca inteira.

4 - Que livro você gostaria de ter lido, mas que, por algum motivo, nunca leu?

São inúmeros os livros que estão na lista a ler. Um que estou demorando muito pra criar coragem de desvendá-lo é Dom Quixote do Cervantes. Outro que sonho em ler, mas tenho medo de não ter competência para fazê-lo é o Ulisses do James Joyce.

5 - Qual livro que você leu cuja "cena final" você jamais conseguiu esquecer?

O Castelo dos Destinos Cruzados do Italo Calvino. Na verdade todos os do Italo Calvino me dão essa sensação.

6 - Você tinha o hábito de ler quando criança? Se lia, qual tipo de leitura?


Eu li na infância, não sei se muito ou pouco, mas gostava de me esconder nos livros. Amei Soprinho de Fernanda Lopes de Almeida, Coração de Vidro de José Mauro de Vasconcelos. Depois fiquei fascinada por Agatha Christie que eu atribuo o meu prazer por leitura. Foram os seus livros que me fizeram vasculhar a pequena biblioteca da minha mãe, que me levaram a biblioteca da escola e a da vizinha.

7 - Qual o livro que você achou chato, mas ainda assim o leu até o final?

Eu não me identifiquei com Os Trabalhadores do Mar do Victor Hugo. As aventuras no mar não me atraíram. 


8 - Indique alguns dos seus livros favoritos
São inúmeros, vou lembrar alguns:


A Obra em Negro de Marguerite Yourcenar
Rumo ao Farol de Virgínia Woolf
O Sol Se Põe em São Paulo de Bernardo Carvalho
A Peste de Camus
A Ilha Sob o Mar de Isabel Allende
Dois Irmãos de Milton Hatoum
A Misteriosa Chama da Rainha Loana de Umberto Eco
O Amor nos Tempos do Cólera de Gabriel García Marquez
Desonra do Coetzee
Baú de Ossos do Pedro Nava
Memorial do Convento de José Saramago
O Crime do Padre Amaro de Eça de Queiroz
Deserto dos Tártaros de Dino Buzzati
A Longa Viagem da Biblioteca dos Reis de Lilia Schwartz
Em Busca do Tempo Perdido de Marcel Proust
Ilusões Perdidas de Honoré de Balzac
Tocaia Grande de Jorge Amado
Mauá de Jorge Caldeira
Tom Jones de Henry Fielding
Memorial de Maria Moura de Rachel de Queiroz


Alguns preferidos eu já tinha mencionado nos tópicos anteriores.


Melhor ir parando por aqui senão não paro mais.

9 - Qual livro você está lendo no momento?



Um Amor Anarquista de Miguel Sanches Neto


Sempre coloco a foto do que eu estou lendo aí ao lado no meu blog.


10- Indique outros blogues e blogueiros para participar desse desafio:


O Desafio Literário pode ser indicado a alguns blogueiros. Fiquem à vontade para aceitar ou declinar o convite. Só vou sugerir a quem acho que realmente pode gostar de participar ou que eu tenho curiosidade de saber as respostas. Alguns não indiquei porque achei que por seus blogs não serem do tema poderiam não se interessar, mas quem quiser participar, fique á vontade:


Os Incansáveis
Marion e Sua Vida
Paisagens da Crítica
Rodrigo Gurgel
Herdando uma Biblioteca
Pensieri
La Socière
Sonhos e Melodias
Andanças
Abrkdbra Coisas da Vida


Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Expresso para o Inferno

Assisti Expresso para o Inferno (1985) de Andrey Konchalovskiy no Telecine Cult. Fui ver no site da programação que filme era esse, é no horário que mais gosto de ver filmes, entre 19h e 21h. Descobri que o diretor é russo e com o excelente John Voight. Como é no Cult, resolvi arriscar mesmo a sinopse não sendo muito animadora. E é incrível, a sinopse é realmente o filme. São dois fugitivos de uma prisão de segurança máxima que fogem. Eles passam quase o filme inteiro em um trem e é sensacional. O que é um bom roteiro e uma boa direção. E tive mais uma surpresa nos letreiros, o roteiro é do maravilhoso Akira Kurosawa.

John Voight está maravilhoso como o presidiário que é o herói de todos. Ele está há três anos em uma solitária. Ativistas conseguem soltá-lo da solitária e ele foge. O diretor do presídio é um homem igualmente infrator, ele paga um outro presidiário pra matar o "herói". Ele resolve então fugir, sem ele querer se junta a ele um jovem rapaz interpretado por Eric Roberts. Esse jovem rapaz é um ótimo lutador, mas tem mais dificuldade com raciocínios, diferente de seu ídolo.O presídio fica em um lugar muito frio, eles fogem com 33 abaixo de zero. As cenas no trem são impressionantes. Filme bem editado, bem realizado, bem dirigido, o texto é excelente. Muito bom! Surpreendentemente aparece a Rebecca DeMornay novinha de tudo, demorei pra descobrir que era ela no filme.


Beijos,
Pedrita

terça-feira, 24 de maio de 2011

Sua Mata Sua Casa

Vi a exposição Sua Mata, Sua Casa no Shopping Metrô Tatuapé. A motra comemora os 25 anos da SOS Mata Atlântica. Essa exposição viajou e viajará por vários estados brasileiros. Eu e minha mãe gostamos bastante da mostra. Linda a árvore feita de embalagem de acholatado no tronco e garrafas pet nas folhas. Tudo é reciclável e diferente do que se acredita, é tudo lindo. Há um painel onde olhamos por furos e vemos fotografias vencedoras de um concurso de fotografias com animais. Há um computador enorme onde interagirmos pra sabermos como é a Mata Atlântica nos estados, clima, vegetação. Adoramos as cortinas de garrafas pet brancas recheadas de plásticos coloridos. Tudo tem a explicação de como foi feito, que material reciclável foi utilizado.

Nos painéis há sugestões de como economizar água, como fechar a torneira enquanto escovamos os dentes e outras ações econômicas. O Shopping Metrô Tatuapé é muito lotado, mas não tem placas de banheiros, que andar estamos, praça de alimentação, achamos um único segurança depois de horas pra pedir informações. O estacionamento precisava de lanterna pra enxergar de tão escuro e isso porque fomos de dia. As ruas do bairro sofrem do mesmo problema de ausência de placas. Por sorte todos são muito hospitaleiros e as pessoas ajudam a encontrar as saídas. A  exposição Sua Mata Sua Casa é gratuita e fica até  29 de maio. Mais informações e fotos no blog da SOS Mata Atlântica.

Beijos,
Pedrita

domingo, 22 de maio de 2011

A Ilha Sob O Mar

Terminei de ler A Ilha Sob o Mar (2009) de Isabel Allende da Bertrand Brasil. Eu adoro essa autora. Minha irmã ficou felicíssima quando ganhou de aniversário essa obra e adorou a leitura. Amei quando ela me emprestou. Essa capa de Ana Juan é lindíssima e vou sentir falta dela ilustrando o meu blog no que eu estou lendo. Amei essa obra. É profunda, informativa, intensa e apaixonante. Fala da época que alguns países tinham colônias em ilhas como a de Saint-Domingue que depois passou a ser o Haiti. Dá pra entender um pouco porque esse país tem tanta dificuldade financeira ainda hoje. Após as rebeliões dos negros, todos foram fugindo do país. Os países cortaram relações comerciais e ficaram a própria sorte. Os anos de conflitos entre negros e brancos, excessivas queimadas destruindo as plantações, a destruição de tudo, deve ter sido difícil reconstruir.

Obra Rara (1960) de Xavier Amiama

A Ilha Sob o Mar conta a história de Zarité, escrava de Saint Domingue, de possessão francesa, que é comprada por um francês para cuidar de sua esposa espanhola. A obra é dividida em partes, ou Zarité conta sua história ou a autora. Vamos assim vendo por dois pontos de vista. Fantástico! Dessa forma Isabel Allende conta um pouco a história dessa ilha e depois da Louisiana. Eu nem sabia que a Louisiana tinha sido também de possessão francesa.  A Ilha Sob o Mar reforça o quanto achavam que os negros eram animais, propriedade e objetos. É uma obra extensa, detalhada, que fala muito da cultura e tradições afro. Fico imaginando que tipo de estudo a Isabel Allende fez para contar em tantos detalhes essas histórias. A Ilha Sob o Mar entrou para a lista dos livros inesquecíveis e melhores livros que já li.


Obra Arca de Noé (1964) de Andre Normill

Enquanto eu lia eu pensava em algumas questões nossas atuais, algumas pessoas preocupadas em trocar por um carro melhor, se irritaram com os pais porque não tem um apartamento melhor. Querer usar a roupa daquela celebridade. E via a vida dessas pessoas escravizadas, que a luta era para viver, para ficar com a criança que criou como filho no lugar da liberdade. Ter que escolher entre amor, liberdade e cuidado com o filho que criou para que não morra. Pensei o quanto muitos de nós pensamos e valorizamos questões tão fúteis. É bom melhorar, lutar por algo melhor, conquistar, mas viver só com objetivos materiais fica tudo muito vazio. 

Obra As Mulheres no Mercado de Alberoi Bazile

Anotei alguns trechos de A Ilha Sob o Mar de Isabel Allende:

“Eu, Zarité Sedella, do alto dos meus quarenta anos, posso dizer que tive mais sorte do que as outras escravas.”

“...reduziu os castigos e contratou um veterinário que passou dois meses em Saint-Lazare tentando devolver um mínimo de saúde aos negros.”

“Parecia um homem de poucas luzes, com mentalidade de subalterno e sem ambição, porque era preciso carecer completamente dela para ter se casado com uma mulher de cor.”

“Não dava conselhos porque, segundo a sua experiência, era uma perda de tempo; cada um comete seus próprios erros e aprende com eles.”

Tanto os pintores como o compositor são do Haiti.



Beijos,
Pedrita