sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O Bem Amado

Assisti no cinema ao filme O Bem Amado (2010) de Guel Arraes. Fui no cinema do Shopping Vila Olímpia que descobri por indicação da Marion. Fiquei mais feliz ainda quando descobri que correntista do Itaú paga meia. Pelo que entendi é preciso pagar com o cartão do Itaú, em débito. Eu e minha mãe adoramos O Bem Amado. Obviamente que o texto do Dias Gomes é incrível. O filme é ambientado na transição política brasileira na década de 70 e no início da ditadura. Enquanto a novela foi muito censurada, o filme pode ser mais incisivo. Sucupira é simbolicamente o Brasil e em mapas acompanhamos a triste história do país unida a idêntica de Sucupira.

Incrível como O Bem Amado é atual e que bom que passa nesse período de eleições. Nos divertimos muito, mas na forma ágil e de fácil abordagem entendemos muitas questões, corrupções e manobras políticas para chegar ao poder e nos explorar. Guel Arraes tem um estilo excelente para o cinema, ágil, com edição impecável e toda entrecortada acompanhamos essa trama tão bem amarrada. O elenco também é maravilhoso. Marco Nannini está excelente como Odorico Paraguaçu. Excelente as irmãs Cajazeiras interpretadas por Zezé Polessa, Andréa Beltrão e Drica Moraes. Matheus Nachtergaele é Dirceu Borboleta e trabalha para o Odorico.

A filha do Odorico é interpretada brilhantemente pela Maria Flor, mais bela que nunca. Caio Blat é o jovem jornalista. Tonico Pereira interpreta o opositor do Odorico. José Wilker o Zeca Diabo. O coveiro é interpretado pelo Edmilson Barros. Bruno Garcia também aparece no elenco. A trilha sonora é ótima!



From Mata Hari e 007
Beijos,









Pedrita

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Monstros Vs. Alienígenas

Assisti Monstros Vs. Alienígenas (2009) de Rob Letterman e Conrad Vernon no Telecine Premium. Eu não vi o primeiro que é muito elogiado, resolvi ver esse porque não era continuação. Os monstros faziam várias ironias ou homenagens a filmes de ficção científica. É bem realizado, inteligentes as referências, mas não foi empolgante. Gostei, mas não me animei. Há várias referências ao Contatos Imediatos de Terceiro Grau, ET e Godzilla. A trilha sonora é ótima!









Beijos,









Pedrita

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Aquém do Concreto

Fui a exposição Aquém do Concreto do alemão Jan Siebert no MuBE -Museu Brasileiro de Escultura. A curadoria é de Lilian Heitor. Gostei muito do trabalho desse artista plástico. Ele pintou ruas no centro de São Paulo com uma perspectiva e realismo surpreendente. São grandes telas ainda mais vistas de longe.

O pintor reproduziu a Praça Roosevelt, o Minhocão, o prédio dos Correios, muitos grafites e a população do centro à noite. A mostra traz 30 telas pintadas a óleo, é gratuita e fica até 22 de agosto.









Beijos,









Pedrita

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Exposição da Fritz Dobbert


Fui a exposição da Fritz Dobbert em comemoração aos 60 anos da fábrica no MuBE - Museu Brasileiro de Escultura. Na exposição estavam pianos e cartazes com fotos da história da Fritz Dobbert e imagens dos cartazes de divulgação da fábrica nesse período. Fiquei sabendo que a fábrica em Pirituba sofreu muito com as enchentes na década de 60, há inclusive um cartaz que mostra o boletim de ocorrência da delegacia com a foto. A fábrica perdeu 400 pianos na época. Fico imaginando o quanto uma fábrica de pianos em um país tão instável economicamente e culturalmente, a indústria deve ter lutado para sobreviver e superar os obstáculos. Tanto que atualmente é a única fábrica de pianos da América Latina. No dia que fui o pianista Thiago Pinheiro apareceu e tocou para o público.

Achei genial a ideia da Fritz Dobbert de colocar um piano branco na exposição para ser ilustrado ao vivo pelos Mulheres Barbadas. Nessa foto eles ilustram a parte interna do piano. O piano foi ilustrado inteiro durante a exposição. O evento foi gratuito.

Nesse vídeo do youtube há um trecho da obra do Nepomuceno e o Odeon de Ernesto Nazareth.



From Mata Hari e 007
e

From Mata Hari e 007
Beijos,








Pedrita