sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Pompeia

Assisti Pompeia (2014) de Paul W. S. Anderson no TelecinePlay. Confesso que não estava muito animada, mas resolvi conferir. O começo é bom, bem realizado, mas depois comete o mesmo erro de um filme que vi anteriormente, simplificar os impérios em um romancezinho entre um escravo e a filha de um importante comerciante. E o final, ah o final, é muito, mas muito forçado e cheio de furos. Uma pena, o filme até que ia bem como entretenimento.

Começa com um povo sendo dizimado pelos romanos. Só uma criança sobrevive que é transformada em escravo e depois em gladiador, um dos melhores. Ele é interpretado por Jon Snow, quer dizer, Kit Harington. Ele vai chamando a atenção nas lutas de arena e o levam para a de Pompeia. Là o vulcão já está dando sinais. Os moradores da cidade não estranham porque há anos convivem com algumas turbulências provocadas pelo vulcão. 

No caminho ele conhece a chatinha Cassia interpretada pela Emily Browing. Ela volta a Pompeia para viver com os pais após ter ficado em Roma. Claro, os pombinhos se encantam. Em Pompeia ela começa a ser assediada por um romano que quer casar com ela. Seu pai está tentando fechar um grande negócio com o imperador. Sua mãe não gosta da aproximação. O romano é interpretado por Kiefer Sutherland. O pai da moça por Jared Harris e a mãe por Carrie-Anne Moss.
Em Pompeia Jon Snow conhece outro gladiador interpretado pelo lindo Adewale Akinnuoye-Adbaje. O final tem tanto furo que torna-se desconfortável, fiquei com vergonha alheia. Todos em Pompeia tentam chegar aos barcos para se salvarem, as ruas estão abarrotadas, ninguém consegue andar, mas quando Jon Snow vai perseguir a amada não tem mais uma viva alma nem morta nem viva. No começa com uma movimentaçãozinha de terra, o cavalo derruba o cavaleiro e fica indomável. No final, com os abalos insuportáveis do vulcão, foco e lava caindo, terra tremendo, uma biga com 4 cavalos anda sem eles estarem assustados ou indomáveis, o mesmo acontece com o cavalo do Jon Snow que não se assusta com nada. 

E tudo fica resumido na briguinha do romano com o escravo e sua amada. Reduziram Pompeia há um romancezinho romântico meloso e cafona.

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

A Assassina

Assisti A Assassina (2015) de Hsiao-Hsien Hou no Telecine Cult. Vi esse filme que estava começando e gravei. Que belo filme! É de difícil compreensão, demoramos para entender o que acontece. E como é esteticamente belo e poético. Contemplativo mesmo. A fotografia maravilhosa é de Ping Bin LeeO filme se passa no século 8.

Começa em preto e branco, nossa protagonista é hábil e mata umas pessoas. Fica colorido. Ela vai matar um homem, mas não tem coragem porque ele está com o seu filho no colo. A monja, isso mesmo, a monja é quem treina A Assassina. Ela envia a assassina de volta a seu clã. A Assassina é interpretada brilhantemente por Qi Shu, além de lindíssima. Como o elenco desse filme é lindo. E os efeitos das lutas são incríveis.

Os clãs tem histórias muito parecidas com os reinados. Cheios de poder e casamentos para aumentar propriedades. No clã a assassina tem que matar o seu primo.

É aí que começamos a conhecer a triste história dessa jovem. Sua mãe a prometeu em casamento a um primo. Eles eram muito unidos. Quando sua mãe faleceu o pai quis unir o primo com outro clã para aumentar as terras e ela foi enviada para viver sozinha na floresta, depois entregaram-na a monja. É esse primo que ela tem que matar e vemos claramente que ela ainda gosta dele. A esposa do primo fica conhecendo a história da assassina e fica triste com o destino da prima. O primo é interpretado por Chen Chang. O diretor de A Assassina ganhou prêmio em Cannes

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 12 de setembro de 2017

CD Conversas de um Piano com a Fauna Brasileira

Ouvi o CD Conversas de um Piano com a Fauna Brasileira (2015) de Fábio Caramuru. Que projeto lindo! São obras do pianista com diversos animais da fauna brasileira: cigarra, bem-te-vi, tico-tico, sapo-cururu, quero-quero, grilo, uirapuru, tangará, araponga, anu-branco, canário da terra, tuim, sabiá e arara azul. Estou encantada!

Eu gosto muito desse pianista e as obras são muito lindas. É muito emocionante ouvir os animais nas obras, saudades do campo. Mostrei ao meu pai que achou incrível também e ressaltou a dificuldade que é localizar esses animais, que depende do lugar, que só tem em uma região. Os sons foram gravados na Fazenda Barreiro Rico em Anhembi, em Bananeiras, Cachoeira na Bahia, minha amiga Fatima Pombo do Olho do Pombo que vai gostar de saber dessa faixa já que viveu lá uns anos. Em Joinville, São Francisco de Paula no Rio Grande do Sul, Morro do Chapéu na Bahia, Granja São Luiz em Iguarassu, Pernambuco, Rio Cachorro em Cachoeira Porteira no Pará, Parque Nacional da Ilha do Cardoso em Cananeia, São Paulo, Fazenda Klabin no Espírito Santo, na Unicamp, em Parnamirim e Caruaru em Pernambuco, Boraceia em São Paulo e Brejão, Rio Sapião na Bahia. Interessante que eu já tinha visto algumas informações sobre o projeto e achava que seria só com passarinhos, gostei muito que tem outras espécies como grilo, cigarra e sapo-cururu, amo sapos. Que preciosidade! Inesquecível!

Faixas:
1. Cigarra
Gravado em 1986, Fazenda Barreiro Rico, Anhembi, SP
2. Bem-te-vi
Gravado em 31/01/1974, Bananeiras, Cachoeira , BA
3. Tico-tico
Gravado em 24/11/1976, Joinville, SC
4. Sapo cururu
Gravado em 28/07/1995, em frente ao Hotel Cavalinho Branco, São Francisco de Paula, RS
5. Quero-quero
Gravado em 29/01/1974, Morro do Chapéu, Bahia
6. Grilo
Gravado em 14/11/1973, Granja São Luiz, Igarassu ,PE
7. Uirapuru
Gravado em 13/04/1988, Rio Cachorro, Cachoeira Porteira, PA
8. Tangará
Gravado em 11/12/1978, Parque Nacional da Ilha do Cardoso, Cananeia, SP
9. Araponga
Gravado em 26/01/1975, Fazenda Klabin, cidade não especificada, ES
10. Anu branco
Gravado em 14/07/1981, Campus da UNICAMP, Campinas SP
11. Canário da terra
Gravado em 20/02/1975, Parnamirim, PE
12. Tuim
Gravado em 28/11/1973, Caruaru ,PE
13. Sabiá
Gravado em 19/10/1980, Boraceia, SP
14. Arara azul
Gravado em 23/12/1974, Brejão – Rio Sapão, BA
* Abaixo do nome de cada faixa registra-se o local onde foram gravados os sons dos animais 
O vídeo é muito lindo!
Beijos,
Pedrita

domingo, 10 de setembro de 2017

As Palavras

Assisti As Palavras (2012) de Brian Klugman e Lee Stherntal na Claro TV. Eu nunca tinha ouvido nesse filme. Começa com um homem indo em uma palestra ler seu livro. Confesso que nunca iria em um lugar ver um homem ler seu próprio livro. Para nós que estamos vendo o filme não é chato, porque começamos a ver imagens do que ele está lendo.

A história do livro é de um casal. Ele quer escrever mas depois não consegue que ninguém publique o seu livro. É bem interessante como o filme vai abrindo muitas janelas, tramas que se derivam de outras.

Esse homem acha um livro dentro de uma pasta que comprou em um antiquário e publica como se fosse seu. Faz muito sucesso e consegue publicar seus outros livros depois que não são tão bons, mas por ter se tornado famoso com o primeiro que não é dele, as pessoas leem os seguintes. Gostei muito que o filme fala muito sobre direitos autorais, sucesso, são muitas tramas e sub tramas. E que elenco incrível: Dennis Quaid, Bradley Cooper, Zoe Saldanha, Jeremy Irons, Ben Barnes, John Hannah, Olivia Wilde e Nora Arnezeder.
Beijos,
Pedrita