sexta-feira, 16 de julho de 2010

Primus

Assisti ao espetáculo Primus de Veronica Fabrini da Boa Companhia no Teatro de Arena da Funarte. Fiquei com vontade de ver esse espetáculo porque é baseado em um texto do Kafka que não li: Comunicado a uma Academia (1917) que faz uma reflexão sobre a evolução humana. Gostei muito! Quatro atores interpretam humanos e macacos com uma precisão corporal impressionante.Li no programa que eles avaliaram comportamentos de macacos para escolher os gestos. É perceptível quando eles são macacos imitando humanos, ou quando são humanos que incorporaram macacos. Os quatro atores são: Alexandre Caetano, Dave Otani, Eduardo Osório e Moacir Ferraz. Foto de Gil Grossi.

Foto de Vinícius Moraes
Primus é um espetáculo desconfortável, ficamos tensos e incomodados. Também me emocionei várias vezes. Primus faz constantemente o contraponto primata e civilizado. No início, com imagens impactantes de violência dos humanos começamos a nos perguntar quem é civilizado e quem é animal. Há momentos com trechos do texto do Kafka que são impressionantes. A trilha sonora também é extensa, há belos momentos com cantos das obras de Villa-Lobos e Carlos Gomes. Comentei com uma amiga o quanto achei impressionante a viagem do macaco de navio. Ela ressaltou o quanto se impressiona no teatro com cenas com poucos recursos cênicos mas que nos dão a exata sensação da expressão. Com apenas umas caixas e cabos de vassouras sentimos claramente a viagem desse infeliz macaco a civilização em sua jaula fictícia cenicamente. Angustiante! Primus ainda terá outras apresentações em horários e dias alternados, seria bom conferir com o teatro, os ingressos custam somente R$ 10,00.



From Mata Hari e 007
Beijos,

From Mata Hari e 007
Pedrita

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Inimigos Públicos

Assisti Inimigos Públicos (2009) de Michael Mann no Telecine Premium. Noite sem outras possibilidades, como estão no elenco o Johnny Deep e a Marion Cotillard, resolvi assistir. Inimigos Públicos é baseado em mais um livro sobre o lendário assaltante de banco John Dillinger. Fica claro no próprio roteiro e no filme a idealização desse assaltante. O filme Inimigos Públicos é ambientado nos Estados Unidos, em 1930. Os dois protagonistas estão muito bem. Outro ator principal é o agente do FBI que tenta capturar o Dillinger interpretado pelo Christian Bale. É um bom filme, um pouco forçado em alguns momentos, mas bem realizado. O 007 simplesmente detesta esse filme.

Ainda estão no elenco: James Russo, Giovanni Ribisi, Christian Stolte e Stephen Dorff. Há vários, livros, filmes e séries baseados no Dillinger. Esse é baseado no livro de Bryan Burrough. Eu não gostei de uma cena final, logo após a morte do Dillinger um policial vai levar um recado romântico a  amada do assaltante na cadeira, ficou forçado e esquisito, se fosse um recado importante, mas um romântico? Ficou ridículo!


From Mata Hari e 007
Beijos,









Pedrita

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Desonra

Assisti Desonra (2008) de Steve Jacobs no Max HD. Eu queria muito ver esse filme porque tinha adorado o livro do Coetzee, que comentei aqui no blog. O livro não tinha sido fácil, o filme fica mais difícil ainda. Me retorci de ver aquilo que tinha lido, tudo ficava mais custoso e dolorido quando há imagens. Foi uma empreitada dilacerante. Incrível terem escolhido o John Malkovich para o personagem principal, não poderia ter ator melhor. No início ele é prepotente e acomodado, mas os sentimentos não afloram depois de tudo o que passa e Malkovich atua brilhantemente bem. Tentei achar outro pôster porque nem conseguia olhar para esse, mas não teve jeito.

Gostei muito da atriz que faz a filha do personagem do John Malkovich, Antoinette Engle. Na verdade qualquer ator que participou do filme foi muito corajoso, são cenas difíceis e indigestas. Vários atuaram somente nesse filme Outros do elenco são: Natalie Becker, Antonio Fisher, Charles Tertiens, Eriq Ebouaney, Mtombi Makutshi, Duke Norman e Sidney Kohlakala.




From Mata Hari e 007
Beijos,









Pedrita

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Appaloosa

Assisti Appaloosa (2008) de Ed Harris na HBO. Mais uma noite sem opções, resolvi ver esse pelo elenco, adoro o Ed Harris, o Viggo Mortensen e o Jeremy Irons. Ainda está no elenco a Renée Zellweger. É um western. O Jeremy Irons tem uma terra e amedronta todos da cidade, faz o que quer, mata xerifes. Chega então a dupla interpretada pelo Ed Harris e pelo Viggo Mortensen, contratados para serem xerifes e defenderem a cidade. Também chega na cidade a confusa, solta e solitária Renée Zellweger.

Appaloosa tem um roteiro bem desenvolvido baseado no livro de Robert B. Parker, bela fotografia, é um bom western e um elenco de tirar o fôlego, sou fã dos três atores. Outra atriz que aparece pouco e gosto muito é a Ariadna Gil.


From Mata Hari e 007
Beijos,









Pedrita

domingo, 11 de julho de 2010

Encontro com a Morte

Assisti Encontro com a Morte (2008) de Ashley Pearce no Telecine Cult. Estranhei esse filme estar no Cult e o 007 também. Ele comentou que esse está incluído em uma série pra TV, onde o ator que interpreta o Hercule Poirot, David Suchet, foi muito elogiado. É um bom filme, mas há outro mais antigo com o Peter Ustinov que só pelo elenco seria Cult. Esse só há um ator mais conhecido e que nem gosto muito. É bem realizado, bela fotografia, ótimo roteiro de Agatha Christie, mas não um filme cult. Poderia ter passado no Telecine Premium e depois ficar abrigado no Telecine Action.

Poirot está em viagem, há uma escavação e podem ter localizado a carcaça da cabeça de um santo. Na viagem está a esposa do arqueólogo, uma mulher insuportável que domina seus filhos mesmo já adultos. Acontece um assassinato e Poirot começa a investigar. Alguns do elenco são: Tim Cury, Christina Cole e Tom Riley


From Mata Hari e 007
Beijos,









Pedrita