sábado, 30 de agosto de 2014

Engano

Assisti ao curta Engano (2008) de Cavi Borges no Prime Box Brazil. Vi que ia começar um curta, aguardei e adorei. É como essa foto, duas telas o tempo todo. Começa com um moço aguardando o metrô e a moça aguardando o ônibus. Ela resolve ir a pé, ele entra no metrô. Pega o celular e começa a falar com a moça achando que era outra pessoa. Ele liga errado. Preocupado que ela está ofegante, ela diz que está caminhando. É muito inteligente o roteiro. É o tempo todo cada um no seu telefone nessas telas. Os dois atores são Felipe Monaco e Miila Derzet.
 
Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

O Inocente de Ian McEwan

Terminei de ler O Inocente (1990) de Ian McEwan da Companhia das Letras. Eu estava comprando um livro em um sebo no Estante Virtual e o aquele sebo avisou que se eu totalizasse R$ 100,00 não ia pagar o frete. Fui nas minhas listas e fiquei procurando livros que me interessassem nesse sebo. Esse eu localizei indo por autores que adoro. E é simplesmente maravilhoso! Está entre os melhores livros que já li. Esse escritor entrou para a lista dos meus preferidos. O primeiro que li e está entre os melhores livros que já li foi Reparação que amei o filme Desejo e Reparação também.

Obra Casal Dormindo de Willi Sittie

Nosso protagonista é inglês, muito jovem, chega em Berlim, em 1955, em plena Guerra Fria para instalar escutas em linhas telefônicas russas. Em vários momentos achei o protagonista mais bobo que inocente. Ele conhece uma bela mulher russa. Parece um livro sobre espiões, mas surpreende tanto, dá tanta reviravolta que fiquei muito impactada. É um livro fortíssimo, dificílimo de ler em vários momentos. Na desilusão lembrou Reparação. Acontecimentos que nos atropelam e transformam de forma irreversível nossas vidas, sem possibilidade de reparação. Absolutamente incrível.

Obra Movimento nas Praças (1961) de Bridget Riley

Ian McEwan pesquisou sistemas de escuta nesse período, houve mesmo o túnel que o protagonista trabalha e existiu realmente algumas pessoas. O túnel também foi descoberto na época mencionada no livro, mas a história central onde está inserido O Inocente é toda ficcional.
Há um filme desse livro que quero ver.

O primeiro pintor é alemão e da época da Guerra Fria. A segunda pintora é inglesa como o autor. O vídeo escolhi entre as músicas que o casal menciona no livro e que estavam na moda na época.



Beijos,
Pedrita

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Getúlio

Assisti Getúlio (2014) de João Jardim na TV Globo. Eu quis muito ver esse filme nos cinemas, mas não consegui. Cheguei até a ir ver que horário passava, mas era um único horário que eu não podia ir. Gostei que a TV Globo já passou o filme em sua programação. A TV Globo quis passar perto do dia 24 de agosto, data que a morte de Getúlio completa 60 anos. Tony Ramos está excelente como Getúlio. É um filme dos últimos dias do presidente. Começa com o atentado a Carlos Lacerda até o suicídio.

O filme está muito bem realizado, a reconstituição de época, dos fatos. Drica Moraes faz a filha. Eu conheço essa parte da história, mas não sabia o quanto Alzira Vargas era uma mulher forte, atuante, braço direito do pai. Ela está sempre com ele. Em uma reunião com militares, ela acaba interferindo e se posicionando de forma contundente. Fiquei curiosa em conhecer a vida dessa mulher. 

O elenco todo é excelente e estão ótimos. Tancredo Neves é interpretado por Michel Bercovitch. Também não sabia que o Tancredo Neves era tão próximo de Getúlio, ele era ministro do governo Vargas, mas também era muito próximo. Também não sabia que Getúlio Vargas tinha escrito a carta de suicídio com tanta antecipação e passado para uma pessoa de muita confiança datilografar, para o redator dos discursos de Vargas. Alguém que guardou o segredo do suicídio. Esse personagem foi interpretado por Fernando Eiras. A esposa de Getúlio foi interpretada por Clarice Abujamra, o filho por Marcelo Médici. O Gregório Fortunato foi interpretado por Thiago Justino

Alexandre Borges interpreta Carlos Lacerda, ele está excelente. Jackson Antunes interpreta Café Filho. O policial que investiga o atentado por Alexandre Nero. Ainda estão no elenco: Daniel Dantas, Murilo Elbas, Leonardo Medeiros, Adriano Garib, Cláudio Tovar, Gilray Coutinho, Luciano Chirolli e Murilo Grossi.

Beijos,
Pedrita

domingo, 24 de agosto de 2014

Recital do Centro de Música Brasileira

Fui ao recital do Centro de Música Brasileira com o barítono português Pedro Telles e com o pianista Jairo Grossi e com o Duo Amato no Centro Britânico Brasileiro. Foi um belíssimo recital, com um repertório lindo e uma plateia ilustre. Gostei demais do cantor português, que belo timbre, os dois são muito bons. Eles interpretaram Osvaldo Lacerda e Camargo Guarnieri. Lindas as canções e belas interpretações. O público gostou tanto, insistiu tanto que eles fizeram dois bis.
Foto de Cláudia Moura.
Repertório de Pedro Telles e Jairo Grossi:
Osvaldo Lacerda - Quatro Miniaturas de Adelmar Tavares (1955) (texto de  Adelmar Tavares)
A luz deste olhar tristonho
Não chega bem ao meu ombro
Ando triste
Dei-te os sonhos de minh’alma

Osvaldo Lacerda - Conselhos de amor (1993)
Textos de: Paulo Freitas, José Marques, Olavo Dantas e Estefânia Rocha Bezerra)
Extraídos do livro: “Mil Quadrinhas Brasileiras de Amor e Saudade”, selecionadas por Pandiá Pându

Camargo Guarnieri                        
13 Canções de Amor (São Paulo, 1936 – 1937):   
Canção do passado (texto de Corrêa Junior)
Si você compreendesse...  (texto de Rossini Camargo Guarnieri)
Milagre  (texto de Olegário Mariano)
Você...  (texto de Francisco de Mattos)
Acalanto do amor feliz  (texto de Rossini Camargo Guarnieri)
Em louvor do silêncio... (texto de Corrêa Junior)
Ninguém mais  (texto de Cassiano Ricardo)
Por que?  (texto e música de Camargo Guarnieri)
Cantiga da tua lembrança (texto de Rossini Camargo Guarnieri)
Talvez... (texto de Carlos Plastina)
Segue-me  (Quadra do folclore)
Canção tímida (texto de Clementina Campos)

Você nasceu... (texto de Rossini Camargo Guarnieri)

Depois foi a apresentação do Duo Amato que é formado pela bela pianista Nathália Kato e pelo clarinetista Herson Amorim, os dois são de Belém do Pará. Excelentes instrumentistas. Gosto muito de apresentações com instrumentistas. Eles também foram muito felizes na escolha do belíssimo repertório. Fiquei impressionada com a belíssima obra de Marlos Nobre, Desafio XI. Também muito bonita a Sonatina de Ernst Mahle. Todas as obras eram lindas. Foi uma feliz escolha de repertório.

Ernst Mahle (1929) - Sonatina (1974)

Osvaldo Lacerda - Quatro Peças (1978)
I. Chalumeau
II. Clarino
III. Improviso
IV. Toccatina

Marlos Nobre (1939) - Desafio XI (1968)

Edmundo Villani-Côrtes (1927) - Cinco Miniaturas Brasileiras
I. Prelúdio
II. Toada
III. Chorinho
IV. Canção de ninar
V. Baião
Esse recital além de belíssimo, foi gratuito. 

Beijos,
Pedrita