sábado, 3 de julho de 2010

Império dos Sonhos

Assisti Império do Sonhos (2006) de David Lynch no Telecine Cult. Eu amo esse diretor. Depois de uma hora e meia em um filme meio hipnótico eu estava caindo de sono e fui ver quanto tempo tinha de duração. Descobri que ia acabar a uma da madrugada e levei um susto. Esse filme tem umas 3 horas de duração, mas minha curiosidade era tanta, estava tão fascinada com o filme, que fiz um esforço e fui até o final. É incrível, mas minha curiosidade continuou. Há um texto do Zanin que explica perfeitamente todos os nossos sentimentos envolvidos, acho que ele consegue explicar melhor.

Enquanto em Cidade dos Sonhos há um desfecho final, Império dos Sonhos não. Zanin comenta que na coletiva de imprensa, David Lynch parecia concordar com todas as conclusões que chegavam, mesmo que totalmente diferentes. E acho que é isso, Império dos Sonhos cabe qualquer versão, qualquer conclusão, porque efetivamente não há nenhuma. É impressionante e apaixonante! Pode ser uma luta do inconsciente, pode ser que a protagonista morreu e viaja na imaginação ou da morte ou da sua mente. Enfim, cabe tudo.

Apesar de todo nonsense, há um roteiro central com vários filmes dentro dos filmes. Uma atriz que já foi muito famosa e está afastada, é escolhida para interpretar um filme com o galã do momento. Durante a leitura do texto, os protagonistas descobrem que esse filme já tinha praticamente sido feito na Polônia, mas os protagonistas foram mortos antes de terminar e o roteiro ficou com a maldição. A protogonista de Império dos Sonhos, Laura Dern, é impressionante, que atriz. Linda, talentosa, ela se transfigura no filme, não só visualmente, mas em suas feições, atuações, fiquei encantada com essa atriz. Ela está no elenco de outros filmes do David Lynch. O ator que faz o par romântico com ela no filme dentro do filme é interpretado pelo Justin Theroux, lembro bastante dele em Cidade dos Sonhos. O filme é da protagonista, o restante do elenco aparece parcialmente, o filme é dela pra ela. O diretor do filme que vão gravar é interpretado pelo maravilhoso Jeremy Irons

Império dos Sonhos se divide em gravações em Los Angeles e na Polônia, há inclusive um elenco extenso da Polônia. Ainda estão no elenco: Karolina Gruszka, Grace Zabriskie, Harry Dean Stanton e Diane Ladd. A trilha sonora é incrível como sempre. E há alguns clipes que surgem do nada. No final inclusive muitos atores de filmes anteriores e renomados aparecem no clipe final com a música da maravilhosa Nina Simone. Império dos Sonhos ganhou prêmio no Festival de Veneza.



From Mata Hari e 007
Beijos,










Pedrita

quarta-feira, 30 de junho de 2010

O Mistério das Duas Irmãs

Assisti Os Mistérios das Duas Irmãs (2009) de Charles e Tomas Guard no Telecine Premium. Eu fiquei muito animada quando vi esse filme em um comercial no canal, eu adoro esse gênero de filme. Mais um filme do gênero que é baseado em um texto de um coreano, Ji-woom Kim, os coreanos têm se destacado em filmes como este, são textos inteligentes, muito psicológicos. Esse ainda é muito bem desenvolvido. Muito bom para psicólogos. Começa com o sonho de uma das duas irmãs. Um sonho estranho, assustador. Ela está contando o sonho para o psiquiatra que a trata em uma instituição. Na conversa ele dá alta a menina, diz que ela tem que parar de se preocupar em descobrir o que esqueceu no acidente que matou a sua mãe. Tem que tentar fazer atividades das jovens da idade dela, namorar, ir a festas, se divertir. Ela fica muito feliz, o pai vai buscá-la.

Na casa ela descobre que o pai namora a mulher que foi a enfermeira da mãe. Depois ela reencontra a sua irmã e elas vão se divertir. Os sonhos assustadores da menina continuam. O filme é todo muito inteligente, com ótimo elenco. Adorei a menina protagonista interpretada pela Emilly Browning, a fofa que está no elenco do filme Desventuras em Série. A irmã é interpretada pela Arielle Kebbel. O pai é um ator que gosto muito, o David Strathairn. A enfermeira é interpretada pela Elizabeth Banks



From Mata Hari e 007
Beijos,

Pedrita

terça-feira, 29 de junho de 2010

The Funeral


Assisti The Funeral (1996) de Abel Ferrara no Telecine Cult. Como o nome no Brasil não tem nada a ver, Os Chefões, resolvi usar o nome original. O filme começa com um caixão chegando em uma casa, aparentemente de mafiosos. O morto, um rapaz estourado de 20 anos, tem dois irmãos, esposa e uma família barulhenta e enorme. Em flashes aparecem histórias do passado e os diálogos enquanto velam o corpo, tudo entrecortado em uma edição impecável. The Funeral é ambientado em Nova York em 1939, com reuniões trabalhistas clandestinas. Abel Ferrara é sempre sensacional e The Funeral ainda reúne um grande elenco: Christopher Walken, Isabela Rossellini e Benício del Toro. Abel Ferrara sempre é genial e esse filme é maravilhoso!

Todos estão excelentes, inclusive os dois atores que fazem os irmãos do Christopher Walken, interpretados por Chris Penn e Vincent Gallo. Outros do elenco são: Annabella Sciorra, Gretchen Mol, John Ventimiglia e Paul Hipp.  A trilha sonora é maravilhosa!



From Mata Hari e 007

Beijos,









Pedrita

domingo, 27 de junho de 2010

O Mercador de Almas

Assisti O Mercador de Almas (1958) de Martin Ritt no Telecine Cult. Logo no início aparece o Paul Newman chegando de barco em uma cidade. Ele pega carona com duas moças interpretadas pela Joanne Woodward, que é esposa do Paul Newman até hoje e Lee Remick. O elenco estrelado continua. Uma delas é filha do personagem de Orson Welles, a outra é casada com outro filho interpretado pelo Anthony Franciosa. A filha está em um namoro arrastado por seis anos com o personagem de Richard Anderson. E a namorada do personagem do Orson Welles é interpretada pela Angela Lansbury.

O Mercador de Almas é baseado em um conto do William Faulkner. Nosso forasteiro chega em uma cidade onde os Varner comandam tudo, são eles os donos das terras, do banco, da venda. O filho é mimado, a filha arrasta um namoro onde a mãe do moço a trata mal e não a aceita, mas o moço não parece tomar posição. O roteiro é muito bom e muito bem desenvolvido. Orson Welles arrasa e os outros estão mais lindos que nunca. Belo filme!




From Mata Hari e 007
Beijos,









Pedrita