Selma é uma cidade do sul dos Estados Unidos. Havia lei que permitia que os negros votassem, mas os cartórios inviabilizavam as inscrições criando todo o tipo de impedimento, de questionários. Martin Luther King vai ver se a cidade poderá ser um bom lugar para o protesto e vê a forte segregação racial. Algumas frases lembram muito o Brasil: que adianta o negro poder entrar em uma lanchonete se ele não tem dinheiro para pagar o lanche. Que adianta o negro querer estudar se não há escolas para negros. No Brasil há escolas para pessoas sem recursos, mas são muito precárias e infinitamente diferentes das escolas particulares. É só ver o número de negros que chegam as universidades. Também muitos param de estudar pela precariedade nas escolas, mas para trabalhar e ajudar a família. O número de negros jovens assassinados no Brasil é absurdo.
Martin Luther King é interpretado por David Oyelowo. Coretta por Carmem Ejogo. Eu vi um filme sobre a Coretta e comentei aqui. Oprah Winfrey está no elenco. Alguns do elenco são: André Holland, Colman Domingo, Jim France, Tom Wilkinson, Lorraine Toussaint, Henry G. Sanders, Giovanni Ribisi, Charity Jordan, Cuba Gooding Jr. e Tim Roth. Eu sempre fico chocada com o IMDB. Os atores brancos sempre aparecem antes dos negros. Nesse filme foi diferente nos protagonistas. Mas em geral o negro pode ser o ator coadjuvante, mas terá o nome lá no final depois até de alguns figurantes.
Beijos,
Pedrita
Oi, Pedrita
ResponderExcluirEsse filme deve ser ótimo e foi super comentado no ano passado.
Boa quinta
Big Beijos
Lulu
www.luluonthesky.com
lulu, sim, é muito bom.
ExcluirEu sempre tive vontade de assistir a esse filme, mas sempre tenho adiado isso. Desse ano não passa. Em breve...
ResponderExcluirbjus
marcelo, é incrível.
ExcluirLembro da Oprah falando desse filme, ela quem produziu, né? Não assisti, tenho muita vontade de ver. Li um livro que falava exatamente sobre isso, o negro ia se cadastrar para votar mas nunca conseguia realmente. Triste
ResponderExcluirBeijos
Adriana
adriana, tem muita gente na produção. é incrível. eu quero ler os livros sobre eles.
ExcluirGente, sua indicações são as melhores, sempre fogem do habitual! Lindamente que vai para a lista de #VereiLogoLogo
ResponderExcluirPandora
O que tem na nossa estante
pandora, eu procuro abranger ao máximo o que vejo culturalmente para não ver só o que "todo" mundo vê. mas esse filme foi muito visto.
ExcluirDeve ser legal esse filme. Quando o assunto é preconceito, os discursos se repetem em todo lugar. Beijos da Alê.
ResponderExcluiralê, vc sintetizou perfeitamente.
ExcluirEu nao vi esse filme. Mas eu sempre me perguntei e me pergunto ainda: Por que o negro americano eh tao diferente do negro brasileiro em todos os aspectos!?
ResponderExcluirOutro detalhe por que o negro aceitou tao docilmente os preceitos cristaos vindo do branco que so o massacrava? perguntas dificeis de serem respondidas...
fatima, eles se libertaram antes de nós, mas continuam segregados. a união dos negros nas igrejas americanas é fundamental. talvez por isso eles falem tanto em deus.
ExcluirPedrita querida,
ResponderExcluirA cada dia a minha lista de filmes crescem ainda mais, sou amante de filmes, mas ultimamente o meu tempo anda meio corrido, graças a Deus as ferias estão próximas.
Bjs ♥
andréa, eu estou com mais tempo nesse período.
Excluir