sexta-feira, 2 de março de 2012

Slugfest de David Batchelor

Fui na exposição Slugfest de David Batchelor na Galeria Leme. No outro espaço da galeria foi inaugurada outra exposição. Esse artista britânico buscou nos ferros velhos de São Paulo as peças que foram iluminadas com neon. Ele dá continuidade de trabalhar com as cores artificiais das cidades modernas. David Batchelor nasceu na Escócia e vive em Londres. Essa mostra também é gratuita e igualmente vai até o dia 31 de março.
Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 1 de março de 2012

Zilvinas Kempinas

Fui na exposiição de Zilvinas Kempinas na Galeria Leme. Esse artista nasceu na Lituânia e mora em Nova York. Adorei as obras. Essa ao lado é a que mais gostei, a Mebsuta (2012), só mesmo vendo pessoalmente é que dá para sentir o impacto dela. Os fios são de fita métrica, dentro de uma resina. Está muito bonita a mostra, é gratuita e vai até 31 de março.
Vou colocar um vídeo de um outro trabalho de Zilvinas Kempinas.   
Beijos,
Pedrita

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Valsa com Bashir

Assisti Valsa com Bashir (2008) de Ari Folman no Max. Eu pensava em ver essa animação, mas sabia que teria que estar preparada, sabia que não seria um filme fácil e foi sim, muito difícil. Ex-combatentes da Guerra do Líbano, quando defendiam o exército de Israel na década de 80, contam o que lembram após 20 anos. Como um documentário começa com um oficial contando para um cineasta o seu sonho recorrente e o motivo de sonhá-lo. Essa lembrança mexe com o cineasta que igualmente começa a sonhar de forma recorrente sobre um bombardeiro. Mas tanto ele como o amigo lembram pouco do que ocorreu.

Ele quer lembrar, mas não consegue e é aconselhado por um amigo a procurar as pessoas que estavam no sonho. A maioria bloqueou o que aconteceu, uma psicóloga ajuda a explicar o bloqueio. Ele viaja para a Holanda e cada um que conversa começa a ter sonhos e lembrar aos poucos, aos fragmentos. Eles eram jovens na guerra, tinha entre 18 e 20 anos. É um relato cru da guerra, sem líderes, sem saberem porque tinham que atacar aqui ou ali, quem atacavam. Sem glamour, sem herois, Valsa com Bashir revela um dos relatos mais indigestos da guerra que já vi. A ideia de animação ajuda, os amigos não querem ser fotografados, seria muito difícil fazer imagens daqueles horrores que vemos, a animação diminui um pouco o impacto, não resolve a dor que sentimos, mas diminui. Valsa com Bashir ganhou Globo de Ouro e César de Melhor Filme Estrangeiro.

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Bravura Indômita

Assisti Bravura Indômita (2010) dos Irmãos Coen no Telecine Premium. Amei esse filme, não vi o com o John Wayne que levou a esse. A menina está simplesmente incrível interpretada pela Hailee Steinfeld. Eu vi muito western com meu pai, mas não lembro de ter visto esse com o John Wayne, tenho dificuldade de lembrar quais eu vi, mas esse eu teria guardado, sempre gosto de filmes com mulheres fortes. Quero muito ver agora o que inspirou esse, espero que passe no Telecine Cult.

Essa menina tem 14 anos na história. Ela perdeu o pai e vai a cidade com um empregado negro da família, interpretado por Roy Lee Jones, resolver as questões do enterro e do inquérito do pai que foi assassinado por um funcionário. Com o xerife ela descobre que só vão atrás de onde o assassino estiver se ela der uma recompensa a um federal. O xerife fala de três federais e ela vai atrás de um, interpretado pelo Jeff Bridges. Enquanto negocia aparece outro federal atrás do assassino contratado por outra cidade interpretado pelo Matt Damon. Ela é obstinada, forte, negocia para conseguir o dinheiro, é emocionante a força dessa menina. O assassino do pai dela é interpretado pelo Josh Brolin.  Bravura Indômita é um filme difícil de assistir, triste, denso, com uma fotografia majestosa.

Beijos,
Pedrita