quinta-feira, 26 de julho de 2012

A Cidade das Feras

Terminei de ler A Cidade das Feras (2002) de Isabel Allende da Bertrand Brasil. Eu tinha comprado em um sebo o livro seguinte a esse, O Reino do Dragão de Ouro, esses livros são de uma trilogia infanto-juvenil de aventura da autora. Só com o anterior desse é que descobri que a Isabel Allende, entre meus autores preferidos, tinha escrito livros juvenis. Raramente leio ao contrário, mas só depois de um tempo que li é que fui adquirir esse, o primeiro da trilogia. Quero ler o último agora, O Bosque dos Pigmeus. O post de O Reino do Dragão de Ouro eu comentei aqui.

Obra Calabazas Verdes (1992) de Claudio Bravo

As aventuras de A Cidades das Feras se passam na Amazônia. A avó de nosso protagonista vai fazer uma matéria sobre as Feras da Amazônia para a International Geographic. O neto não quer ir, sua mãe está doente, suas irmãs vão ficar com uma avó e ele vai ficar com essa que mora nos Estados Unidos. Mas ele acaba adorando a aventura. Enquanto Isabel Allende relata essa aventura ela fala de família, ecologia, respeito as diferenças, aos costumes indígenas e a natureza.

Primeira frase de A Cidade das Feras de Isabel Allende:

“Alexander Cold despertou ao amanhecer sobressaltado por um pesadelo.”

Tanto o pintor como o compositor são chilenos.



Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 25 de julho de 2012

The Reckoning

Assisti The Reckoning (2003) de Paul McGuigan no Telecine Touch. Tive que olhar nos créditos, atores, diretores e sinopses porque no Brasil está com o péssimo nome de Um Crime de Paixão. Essa palavra Reckoning tem muito mais a ver, em português a tradução melhor é Cômputo que significa Cálculo que permite contar o tempo para usos eclesiásticos. Já vi vários filmes com nomes parecidos ou iguais a Crime de Paixão e esse nome não tem nada a ver com o filme, se não fosse eu olhar quem está no elenco, sinopse, não teria me interessado. Paul McGuigan é escocês e o filme é uma co-produção entre Inglaterra e Espanha. O 007 também gostou do filme.

Paul Bettany interpreta um ex-padre. É a época do obscurantismo, na época medieval, em regimes feudais. Época de muita violência, desinformação e poder. Também é a época de uma insuportável ligação entre igreja e governo. Esse ex-padre foge, encontra um grupo de atores mambembes e se junta a eles. Esse grupo vai atrás de festas religiosas em feudos, daí o nome do filme, e encenam trechos da Bíblia. Eles mal conseguem dinheiro em uma cidade que está mais interessada na morte de mais uma criança. Eles resolvem então entrevistar os moradores e fazer uma encenação da morte da criança. Enquanto encenam, os moradores revoltados, vão negando a versão do grupo e começa a aparecer histórias bem mais sórdidas. O líder desse grupo de teatro é interpretado pelo ótimo Williem Dafoe. O texto do filme é incrível, todo dúbio, inteligente, muito bom. O texto é do inglês Barry Unsworth, especializado em livros de ficção com conteúdo histórico. Estão ainda outros ótimos atores, alguns são: Simon McBurney, Brian Cox, Gina McKee, Vincent Cassel, Elvira Minguez e Matthew Macfadyen.

Beijos,
Pedrita


segunda-feira, 23 de julho de 2012

Leonardo Hilsdorf - Recitais Eubiose

Assisti o pianista Leonardo Hilsdorf nos Recitais Eubiose na Sociedade Brasileira de Eubiose. Eu gosto muito desse jovem pianista, já tinha visto dois recitais com ele, quando ele abriu os recitais do Nelson Freire na série Piano Solo em São Paulo e no Rio de Janeiro, o recital da Sala Cecília Meireles comentei aqui. Atualmente Leonardo Hilsdorf estuda na França. Ele interpretou Beethoven, a Sonata Opus 27 nº 2 e o 1º Movimento da Sonata Opus 106. De Guillaume Conesson, Slow Dance e de Igor Stravinsky, Três Movimentos de Petrouchka.

Beijos,
Pedrita

domingo, 22 de julho de 2012

Cruzeiro

Assisti Cruzeiro (2010) de Pascale Pouzadoux no Max. Descobri esse filme por um acaso, estava começando, nos letreiros e fiquei vendo. É uma comédia leve, despretensiosa, razoável. São várias histórias e pessoas que se encontram em um Cruzeiro, o interessante é ir descobrindo, então vou falar pouco. O filme ainda nem está cadastrado no IMDB. Estão no elenco Marilou Berry, Charlotte de Turckheim, Antoine Dullery, Line Renaud e Nora Arnezeder.
Beijos,
Pedrita