sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Fogos

Terminei de ler Fogos (1936) de Marguerite Yourcenar da Editora Nova Fronteira. Comprei esse livro em um sebo por R$ 6,00 há bastante tempo. Estava aqui na fila, que não segue ordem nenhuma. É relativamente fácil encontrar livros da Marguerite Yourcenar em sebos e por um bom preço. Só é mais difícil de encontrar Memórias de Adriano porque é o mais procurado da autora. O meu preferido ainda é A Obra em Negro, mas Marguerite Yourcenar é sempre maravilhosa e está entre os meus autores preferidos.

Obra Os Amantes (1928) de René Magritte

Fogos de Marguerite Yourcenar foi um dos primeiros livros da autora, ela inclusive achava que nunca deveria ser lido, que eram esboços. Fogos diz que fala de amor, mas achei bem distante de amor. São textos inspirados na Mitologia Grega, eu inclusive precisei pesquisar, mesmo que superficialmente, sobre um pouco do tema para ampliar a compreensão da obra. Imagino que quem seja apaixonado por Mitologia Grega, e entenda bastante do assunto, vai gostar mais ainda da obra. Há textos e depois frases, sempre incríveis, irônicas, profundas. Essa autora é deslumbrante.

Tanto o compositor, bem como o pintor, são belgas como a autora.


Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A Megera Domada

Assisti em DVD A Megera Domada (1967) de Franco Zefirelli. Filme clássico baseado no texto de William Shakespeare com elenco incrível, Elizabeth Taylor, Richard Burton e Michael York. Elizabeth Taylor lindíssima como sempre nessa personagem indomada. O filme várias vezes parece teatro.

Os figurinos do Petruchio são bem exagerados e coloridos. Os da Katharina variam, há uns belíssimos. Alguns outros do elenco são: Cyril Cusack e Natasha Pyne. O final é bem machista, não sei se era para ter um tom cômico, irônico, mas ficou muito sério.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Grandes Poetas, Grandes Canções

Assisti ao recital Grandes Poetas, Grandes Canções no SESI Vila das Mercês. A cantora Adélia Issa e o pianista Ricardo Ballestero interpretaram canções escritas sob poemas. Poetas e compositores renomados. Foi tão sublime, interpretações e obras majestosas. Entre as canções estão poemas conhecidos como o da pedra de Carlos Drummond de Andrade, aquele outro que João amava Maria que amava... Vou para Pasárgada de Manuel Bandeira. E entre os compositores Villa-Lobos, Guerra Peixe, Nepomuceno, Carlos Gomes, Camargo Guarnieri, Claudio Santoro. E o mais incrível, tudo de graça. Segue o programa completo:


Mário de Andrade
Oscar Lorenzo Fernandez - Toada pra Você
Camargo Guarnieri - Lembranças do Losango Cáqui
Anti-anti é Tapejara (de 4 Poemas de Macunaíma)

Olavo Bilac
Alberto Nepomuceno - Numa Concha

Machado de Assis
Alberto Nepomuceno - Coração Triste

Cecília Meireles
Oscar Lorenzo Fernandez - Berceuse da Onda

Ribeiro Couto
Heitor Villa-Lobos - Abril

Guilherme de Almeida
José Vieira Brandão - Embalando

Vinícius de Moraes
Cláudio Santoro - Em Algum Lugar

Carlos Drummond de Andrade
Francisco Mignone - Quadrilha
Osvaldo Lacerda - Uma Nota, uma Só Mão

Manuel Bandeira
César Guerra-Peixe - Vou-me Embora pra Pasárgada
Camargo Guarnieri Vai, Azulão
Francisco Mignone - Dona Janaína

Essa foto é de João Pires

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Solilóquios de Shakespeare

Assisti no cinema a avant première do filme Solilóquios de Shakespeare. O filme é resultado de uma oficina de atores e foram selecionados os melhores momentos desse trabalho. A direção geral é de Alessandro Veloso, a direção de ator é de Hermano Leitão e a direção de fotografia é de Walter Alves Borges. Gostei demais!

A fotografia é excelente, a edição impecável e os textos de Shakespeare são sempre fascinantes. E como são trechos, descolados de seu contexto, continuo me surpreendendo com a profundidade dessas obras. No elenco estãoJally Ferrari, Amanda Pereira, Gabriel Monteiro, Hermano Leitão, Rogério Favoretto, Rodrigo Medeiros, Viviane Esteves, Wallace Becker, Rudy Serrati, Luana Martins, Claudiane Carvalho, Alexandre Vargas e Daise Amaral.

Gostei também que algumas vezes, o mesmo trecho foi interpretado por mais atores. Adorei ver no mesmo trecho a marca ea  identidade de cada ator, mesmo que a direção siga um padrão, cada um traz seu estilo e personalidade.

Beijos,
Pedrita