sábado, 15 de agosto de 2009

Ensaio Sobre a Cegueira

Assisti Ensaio Sobre a Cegueira (2008) de Fernando Meirelles no Telecine Premium. Vocês não imaginam o quanto aguardei esse filme. Eu tinha ficado muito impactada com o livro do José Saramago, tinha tido uma dificuldade enorme de continuar a leitura tanto que me revirou por dentro, que imaginava como poderia ser o filme. E imaginava que Fernando Meirelles era uma das decisões mais acertadas para a sua adaptação. E não me enganei. É absolutamente impressionante! Eu acompanhei desde a primeira notícia da adaptação, vi entrevistas no Canal Brasil. Como aguardava esse filme. Mas mais um daqueles que estreia quando não tenho tempo pra nada. Até quando tive tinha saído do cinema que conseguiria dar uma corrida pra ver. Fiquei estupefata quando soube que ia estrear no Telecine Premium. Achei que seria na Super Estreia, mas só recentemente que soube que seria nessa sexta-feira.

Fernando Meirelles está entre meus diretores preferidos, ele é absoluta-mente genial. Eu imaginava a dificuldade que seria para adaptar essa obra tão indigesta, mas esse diretor foi brilhante em tudo. Lembro de uma entrevista em que ele insistiu que seria a Julianne Moore a ser a única que enxergava. Mas ela é perfeita, que atriz. A fotografia de César Charlone busca o branco, exatamente como imaginava no livro. É uma cegueira branca. Então tudo é muito branco, a luz é muito branca. Como todos vão ficando cegos, há a perda da dignidade, e me horrorizou no livro enxergar nós humanos tão sórdidos e nojentos no momento em que não temos como viver dignamente. Lembro que o Fernando Meirelles disse que fez várias edições. Que a primeira teve um índice altíssimo de rejeição. O livro me causou muita rejeição e foi muito difícil prosseguí-lo. Imagino que o Fernando Meirelles precisou atenuar muito a sua obra para que ficasse suportável, porque é absolutamente insuportável esse texto.


Ensaio Sobre a Cegueira é uma co-produção entre Brasil, Canadá e Japão. Li que o Saramago queria que o filme não parecesse que fosse realizado em algum país específico. E o Fernando Meirelles conseguiu exatamente isso. Eu sei algumas locações porque vi algumas matérias, mas a edição traz vários lugares, cenários e montagens. Outro aspecto interessante é que os atores são de vários países. Imagino que a exigência tenha sido que todos fossem bons em inglês. O elenco é excelente. Gosto demais da Alice Braga, Mark Rufallo é muito bom. Gael García Bernal faz um dos piores personagens do filme. Ele está excelente no papel do homem sem escrúpulos e insuportável. Como muitas pessoas diferentes vão ficando cegas, há muitos atores no elenco. Alguns que continuam nos papéis principais são: Danny Glover, Yusuke Iseya, Yoshino Kimura, Don McKellar, Maury Chaykin e Susan Coyne. Depois a lista de participações é imensa: Douglas Silva, Fernando Macário, Eduardo Semerjian, Sandra Oh, Susan Coyne, Billy Otis, Joe Pingue, Otávio Martins, João Velho, Oscar Hsu, entre muitos outros.Ensaio Sobre a Cegueira ganhou troféus Oscarito no Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Maquiagem, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Especiais.

Youtube: Blindness Trailer



Beijos,

Pedrita

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Recital de Adélia Issa e Edelton Gloeden

Assisti ao recital da soprano Adélia Issa e do violonista Edelton Gloeden na Sala Adoniram Barbosa no Centro Cultural São Paulo. Eu adoro esses músicos, entre os melhores que conheço e o repertório era raro, belíssimo e surpreendente. O tema do programa era Voz e Violão - Tradição e Folclore e traziam composições dos séculos XX e XXI inspirados em canções do folclore, algumas mediavais de vários países como Argentina, Portugal, Brasil, Espanha e França. A dupla fez a primeira audição brasileira da obra Cinco Romances Tradicionais Portugueses, do compositor português Fernando Lopes-Graça e eram canções inspiradas em romances antigos regados a muito humor negro. Esses romances contavam histórias sórdidas da mulher pobre e malvada que casou com o homem rico e matava o marido regado a muito sangue no caldeirão, uma sobre a bela infanta que aguarda o amado que viria da guerra, mas fica sabendo que ele morreu. Não só impressionam os textos das canções como a música é complexa tanto para a voz e como para o violão e precisa de grandes intérpretes como os que eu ouvi. As quatro canções folclóricas foram compostas por um húngaro e uma delas, a J´Ai Descendu me lembrou muito a minha infância. Tanto o público como eu achamos belíssimas as três canções populares argentinas, em especial Ay qye el Alma e Pueblito, Pueblito. Gosto muito também da interpretação da Adélia nas obras de Camargo Guarnieri. Nesse recital o duo interpretou três desse compositor como:Quebra o Coco Menina. De Joaquín Rodrigo, interpretaram os Villancicos, baseados em canções da Idade Média. Edelton Gloeden interpretou solo o Prelúdio nº 1 de Villa-Lobos e uma obra de Frederic Mompou. Esse recital maravilhoso foi gratuito!


Beijos,
Pedrita

domingo, 9 de agosto de 2009

A Lenda do Tesouro Perdido

Assisti A Lenda do Tesouro Perdido (2004) de Jon Turteltaub no Maxprime. Isso mesmo, eu vi primeiro A Lenda do Tesouro Perdido - O Livro dos Segredos antes desse. E só depois de ter visto e comentado com o 007 que soube que não havia um só e que eu tinha visto o segundo. Consegui agora ver e realmente o 007 tem razão, esse é bem melhor que o primeiro. Eu achei o do livro monótono, sem aventura, não tinha gostado muito. Esse já tem uma edição bem melhor, prende a atenção o tempo todo, é bem melhor. Falar do roteiro central é estranho, tanto que tinha dúvida que fosse ficar interessante. Nosso protagonista, interpretado pelo Nicolas Cage, fica sabendo na infância pelo avô de um tesouro.Portanto isso vira a obsessão dele quando fica adulto. Apesar de um bom roteiro tem um tom exageradamente nacionalista como a pretensão de dizer que o documento da independência dos Estados Unidos é um dos documentos mais importantes do mundo.

A edição é muito bem feita, há ação o tempo todo. Há grandes atores no elenco: Jon Voight, Harvey Keitel e Christopher Plummer. E os dois parceiros do personagem do Nicolas Cage são Diane Kruger e Justin Bartha.




Youtube: Trailer of National Treasure





Beijos,

Pedrita