sábado, 1 de junho de 2013

A Erva do Rato

Assisti A Erva do Rato (2008) de Júlio Bressane no Canal Brasil. Eu queria muito ver esse filme, inclusive nos cinemas, mas se eu descobrisse que fala de animais acho que teria recuado. Vi com receio, mas quem reluta em ver filmes com animais, esse dá pra ver. O rato não aparece muito e em uma cena rápida que nos angustia é perceptível que não é o animal e sim uma réplica. Eu achava que esse filme era mais recente. A Erva do Rato é livremente inspirado nos contos de Machado de Assis. Eu adorei, é simplesmente genial. 

O personagem do Selton Mello se depara com a personagem da Alessandra Negrini desmaiada em um cemitério. Começa então uma relação estranha entre esse casal. Ela conta que estava presa e quando saiu seu marido tinha falecido. Ele então diz que enquanto ele viver ela estará amparada. Alessandra Negrini está irreconhecível em um papel contido, com poucas emoções. Ela é uma mulher recatada, silenciosa, em raros momento expressa o que sente. Ele também é contido. E sim, o rato aparece nessa casa, de forma simbólica e realmente angustia. É belíssima a fotografia de Walter Carvalho e é lindo esse tom sépia que dá todo o clima.

Beijos,
Pedrita

sexta-feira, 31 de maio de 2013

A Civilização do Cacau

Assisti ao documentário A Civilização do Cacau (2002) de Rogério Corrêa no Curta!. Esse documentário foi exibido inicialmente na TV Cultura. Agora surgiu esse Canal Independente, atendendo as exigências para as tvs a cabo de terem mais produção brasileira em sua grade. Gostei demais desse documentário. Assim que vi pelo controle remoto que ia passar, me programei para assistir.

A Civilização do Cacau conta como o cacau chegou no Brasil. Ele veio do México. Chegou pela região Norte até encontrar melhor solo na Bahia. Quando posteriormente foi criado o chocolate, ficou altamente rentável e enriqueceu a região. Camila Pitanga faz a narração. Vários produtores, índios, assentados e profissionais do cacau são entrevistados. A edição é ótima, enquanto contam a história, passan aos poucos, separadamente, como o cacau é colhido até ser ensacado para a venda. O processo de secagem é muito parecido com o do café. A produção do cacau passou por períodos de crise , na crise de 29 e mais dois momentos com a chegada do fungo vassoura-de-bruxa. Para superar a região procura não viver só da monocultura. 

Eu conhecia um pouco a história do Cacau pelos livros de Jorge Amado, inclusive a Camila Pitanga declama no documentário alguns trechos de Tocaia Grande e Terras do Sem Fim que li e comentei aqui.

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Prometheus

Assisti Prometeus (2012) de Ridley Scott no Telecine Pipoca. Eu adoro esse diretor e gosto muito de ficção científica. As críticas não eram muito boas e realmente é um filme excelente em uns momentos e esquisito em outros. A tecnologia é incrível, as cenas são muito bem realizadas e tensas. Apesar de ser no Telecine Pipoca, mudei pelo controle remoto para o som original e legendas.

Um grupo em uma nave segue para um planeta para ver se descobrem os seres que criaram os homens. Segundo eles a humanidade foi criada por outros seres. Começa então um filme bastante violento, eu não conseguiria ter visto na telona, já que é difícil de assistir na telinha. O 007 disse que já tinha visto há um tempo em DVD. E que igualmente gostou de uns trechos, outros, nem tanto. Li que Prometheus antes mesmo de estrear nos cinemas já era piada nas redes sociais. Não sei se chega a tanto, mas é irregular realmente. Michael Fassbender está excelente como o robô.

Demorei para reconhecer a Noomi Rapace. Ela caiu na balela de que nariz pequeno é bonito, não sei porque tem gente que ainda acredita nisso e está irreconhecível. Era lindíssima! Alguns outros do elenco são: Charlize Teron, Idris Elba e Guy Pearce.
Beijos,
Pedrita

terça-feira, 28 de maio de 2013

Recital Richard Wagner

Fui ao Recital Richard Wagner nos Recitais Eubiose com a soprano Laura de Souza e o pianista Marcos Aragoni. Eu gosto demais dessa cantora e suas interpretações de Wagner foram primorosas. Pipocaram no mundo homenagens aos 200 anos da morte de Richard Wagner e eu pude ver uma dessas comemorações. Laura de Souza tem uma importante carreira e viveu na Alemanha alguns anos onde integrou o elenco estável do Staatstheater Kassel e do Deutsches Nationalteather WeimarForam apresentadas duas de suas obras: Wesendonck-Lieder e Prelúdio e Morte de Amor de Isolda. Antes de começar a cantar a soprano declamava o texto que ia interpretar.

Wesendonck-Lieder
Der Engel  (O Anjo)
Stehe still! ( Pare!)
Schmerzen (Dores)
Im Treibhaus (Na estufa)
Träume (Sonhos)
Prelúdio e Morte de Amor de Isolda -  da ópera Tristão e Isolda


Foi um belíssimo recital.
Beijos,
Pedrita

domingo, 26 de maio de 2013

Meia Noite em Paris

Assisti Meia Noite em Paris (2011) de Woody Allen no Max. Eu adoro o Woody Allen e ainda mais os seus filmes recentes. Esse é genial, nostálgico. Logo que começou fiquei me perguntando porque ele tinha chamado Owen Wilson para ser protagonista. E imaginava que algo ia acontecer, mas estava na dúvida se ia achar interessante. E Woody Allen me surpreendeu novamente. Esse aspecto meio bobo desse ator é perfeito para o personagem que se descortina.

Ele é fascinado por Paris e vai para lá com a noiva e os sogros. Começa só uma música e várias paisagens lindas de Paris. Em uma noite ele vai vagar sozinho, para em  uma escadaria, um carro antigo para e o convida e ele vai para outro tempo. Como queria ser esse personagem e viajar no tempo, conhecer como ele Hemingway, Scott Fitzgerald, Buñuel, Dáli. O elenco também é excelente: Marion Cottilard, Adrien Brody, Kathy Bates, Michael Sheen, Rachel McAdams, Carla Bruni e Olivier Rabourdin.


Beijos,
Pedrita