sexta-feira, 14 de junho de 2019

Brexit

Assisti Brexit (2019) de Toby Hanes na HBO On Demand e VivoPlay. Eu não tinha muita animação em ver esse filme. Não tinha e continuo não tendo uma opinião formada sobre a separação da Inglaterra da União Europeia. Só queria mesmo ver esse filme pelo Benedict Cumberbatch, que foi muito elogiado por essa interpretação.

Ele interpreta um grande estrategista político Dominic Cummings que liderou a equipe que desejava que a Inglaterra saísse da União Europeia. Sim, ele está maravilhoso, mas o que mais me chamou a atenção no filme e mais me interessou foi a tecnologia. A utilização na tecnologia para saber o que as pessoas pensavam e desejavam, pra impulsionar enquetes e posteriormente criar comerciais com os desejos das pessoas para atraí-las para a votação pedindo a saída da Inglaterra na União Europeia. Dominic aceita contratar uma equipe que iria fazer esse serviço no Facebook e Twitter. Ainda não existia o Whatsapp. A equipe contrária não sabia que utilizaram a tecnologia. Dominic resolveu contratar o serviço mesmo sendo cobaia. Dominic é um estrategista, fincou o pé que toda a estratégica ia ser analítica e em números. Com muita pesquisa, reuniões... É bem interessante!
Atualmente fala-se muito da utilização da tecnologia para influenciar eleitores, principalmente com fake news, mas na época do referendo era ainda algo muito pouco conhecido. É a parte que mais me interessou no filme. Alguns outros do elenco são: John Heffernan, Rory Kinnear, Sarah Belcher e Malcolm Freeman

O referendo deu, com pouca diferença, a separação da Inglaterra da União Europeia, o que efetivamente não acabou acontecendo. No final, Dominic faz um depoimento inflamado em uma investigação que ele ficou muito decepcionado que a política continuou a mesma, que nada tinha mudado. Eu, e quem sou eu? mas enfim, tenho que discordar dele. Primeiro, que a política muda pouco, bem como a publicidade, porque para agradar uma maioria e manter votos e sucesso nas ações é preciso mudar pouco. Outra discordância é que mesmo que tenha mudado pouco, nada fica como estava anteriormente, tudo sempre muda um pouco. Hoje basta nós olharmos as últimas eleições baseadas em disparos profissionais em grupos de whatsapp pra vermos que mudou e muito, só não sei se para melhor.



Beijos,
Pedrita

terça-feira, 11 de junho de 2019

Concerto dos 40 anos da Orquestra Jovem do Estado e do Coral Jovem do Estado

Assisti ao Concerto em comemoração aos 40 anos da Orquestra Jovem do Estado e do Coral Jovem do Estado na Sala São Paulo. A regência foi de Cláudio Cruz. O repertório foi em homenagem a Claudio Santoro. Que noite maravilhosa, que músicas lindas, quanta emoção!

Antes do concerto o Diretor Artístico e Pedagógico, Paulo Zuben, contou um pouco da trajetória da orquestra, que desde 2012 foram intensificadas as bolsas de estudos. Dá muito orgulho ver tanto jovem fazendo música. São 90 músicos na orquestra e 40 bolsistas no coral.

As fotos são de Helena Bortz

Inicialmente a Orquestra Jovem do Estado e o Coral Jovem do Estado interpretaram a Missa em Seis Vozes de Claudio Santoro, com os solistas Ana Lucia Benedetti (mezzo-soprano), Erick Souza (barítono) e Jabez Lima (tenor). Que obra linda! A regência do coro foi de Tiago Pinheiro de Souza. Depois a orquestra interpretou as Interações Assintóticas e a Sinfonia nº 9, também de Claudio Santoro. No bis tocaram a Abertura da ópera Il Guarani de Carlos Gomes. O teatro estava lotado, belíssima comemoração!

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Hotel Transylvânia 3: Férias de Verão

Assisti Hotel Transilvânia 3: Férias de Verão (2018) de Genndy Tartakovsky na HBO. Esse filme estreou faz tempo mas não entrou no Now. A HBO falha demais nas plataformas de streaming. Estranho porque para ter canais HBO precisa sempre pagar muito mais, cobram muito, mas não oferecem um serviço de qualidade. Fiquei esperando entrar depois que estreou, mas nada, tive que programar pra gravar. O diretor é russo. Eu adoro essa série e esse é muito bonitinho também.

A filha resolve levar a família e o pai em uma viagem de navio para ver se ele se distrai. Quando o pai descobre que a viagem é de navio fica desanimado já que é um hotel sobre o mar. Lá ele enlouquece com uma capitã, mas nós descobrimos que o avô está escondido no navio e tudo não passa de um plano para destruir os monstros.

Linda demais a capitã. O filme é mais escuro, já que passa quase o tempo todo no fundo do mar. Eu adoro todos os personagens. É muito divertido! Muito bonitinha essa animação.

Beijos,
Pedrita