sexta-feira, 19 de outubro de 2007

O Estranho

Assisti O Estranho (1946) de Orson Welles no Telecine Cult. Gostei muito do roteiro baseado em uma história de Victor Trivas. É uma trama bastante intrincada e bem complexa no início. Só com o tempo que vemos que libertaram um suspeito para ver se ele leva a quem a polícia realmente quer, um oficial nazista que teria se escondido no país. E é o que acontece.


Esse homem está disfarçado em uma pacata cidade como professor universitário. Para melhorar ainda o seu disfarce irá se casar com uma mulher filha de um importante cidadão. Orson Welles além de lindíssimo está maravilhoso.
A mulher é a bela Loretta Young. Ela nem percebe que está se casando com um homem perigoso e não acredita no que lhe contam. Alguns outros do elenco são: Edward G. Robinson, Philip Merivale e Richard Long.


Beijos,
Pedrita

terça-feira, 16 de outubro de 2007

A Dália Azul

Assisti A Dália Azul (1946) de George Marshall no Telecine Cult. Comecei a ver por um acaso. E a trama é bem interessante, o problema é o desenvolvimento dela. É baseado em quadrinhos do Raymond Chandler. Depois da guerra, o marido volta pra casa e descobre que sua mulher o está traindo. Ele sai de casa, meio sem rumo e por acaso do destino encontra a esposa do amante de sua mulher também sem rumo. Nesse meio tempo sua mulher é assassinada e ele passa a ser o principal suspeito.

A sua mulher é interpretada pela a bela Doris Dowling e o amante por Howard da Silva.



O marido é interpretado por Alan Ladd e a esposa traída por Verônica Lake. Esse filme poderia estar no Telecine Action porque não é nem um pouco cult de tão ruizinho que é. No final, a explicação é confusa, que eu fiquei na dúvida se tinha entendido direito. Depois cheguei a conclusão que sim e que o fato de eu achar que não tinha entendido é porque era tão tola a explicação, tão mal dirigida, que custei a acreditar naquela solução patética.




Beijos,Pedrita

domingo, 14 de outubro de 2007

Hotel Ruanda

Assisti Hotel Ruanda (2004) de Terry George no Telecine Premium. Uma co-produção entre Estados Unidos, Itália e África do Sul. Fala do massacre que os hutus fizeram com os tutsis em 1994. Os conflitos no continente africano são grandes e é difícil compreender. Mas esse fato histórico chocou já que hutus mataram mais de 800 mil pessoas, entre homens, mulheres e crianças. Eu gostei e depois fui ler as críticas e eles comparam esse filme com outro que julgam mais realista. Espero que o Telecine consiga passar esse para eu comparar. De qualquer forma, Hotel Ruanda tem um formato mais comercial e como dizem os críticos, melodramático, que provavelmente atrairá mais público e é importante que todos conheçam uma parte de nossa história, vergonhosa história.


Hotel Ruanda é baseada na história de Paul Rusesabagina, hutu, casado com uma tutsi. Ele é gerente de um hotel estrangeiro de luxo. Eu gostei de mostrarem que ele no início queria manter o nível do hotel e se incomodava com os poucos que se abrigavam por lá, até que tudo muda, eles são abandonados à própria sorte e ele consegue com suas influências manter muitos tutsis no hotel, inclusive inúmeras crianças. Gostei de mostrarem que no início ele acreditava que teria ajuda, já que o hotel era internacional e ele tinha dado a vida por ele. Até ele ver que não era bem assim, afinal, na África não há petróleo e poucos estão interessados em seus conflitos. Paul Rusesabagina abrigou mais de 1200 pessoas no hotel.
Don Cheadle, simplesmente arrasa. Gostei muito também da atriz que faz a sua esposa,
Sophie Okonedo. Alguns outros do elenco são: Nick Nolte, Desmond Dube, Hakeem Kae-Kazim, Jean Reno e Tony Kgoroge.


Beijos,

Pedrita