sexta-feira, 29 de março de 2013

Amanhã Nunca Mais

Assisti Amanhã Nunca Mais (2011) de Tadeu Jungle no Telecine Premium. Lázaro Ramos interpreta um médico. Esse personagem não sabe dizer não. Começa na praia com a família, a sogra força ele comer uma coxa de frango, ele diz não sem ênfase até que aceita a pressão. Enquanto isso um homem paquera descaradamente sua mulher e ele nem se posiciona, fica só vendo. A anulação dele segue para o trabalho, todo mundo abusa dele. Depois a maior parte do filme passa ele indo buscar um bolo, na época do Natal, no trânsito infernal e tudo parece acontecer com ele.

No elenco ainda estão ótimos atores. Fernanda Machado faz a esposa, a sogra é interpretada pela ótima  Vic Militello. Milhem Cortaz, Carlos Meceni e Paula Braun trabalham no hospital. No trânsito muita gente passa por ele e alguns são interpretados por Maria Luísa Mendonça, Luís Miranda, Imara Reis, Paula Braun, Anna Guilhermina e Arthur Koll.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 27 de março de 2013

O Preço da Paz

Assisti O Preço da Paz (2003) de Paulo Morelli no Prime Box Brazil. Descobri há pouco esse novo canal. Pelas exigências do governo que as televisões a cabo tivessem uma programação maior de produção nacional, vários canais surgiram. Esse está muito bem organizado, inclusive o site e traz somente filmes brasileiros dos últimos dez anos. Não conhecia a biografia do Barão do Serro Azul que ficou proibida por 40 anos. O Preço da Paz é baseado no livro A Última Viagem do Barão do Serro Azul de Túlio Vargas em um triste episódio de nossa história. Vou tentar achar esse livro pra ler. A adaptação do texto foi realizado por Walther Negrão.

O Barão do Serro Azul era um importante comerciante da cidade de Curityba, como era a grafia na época. Em 1894, os governantes de Curityba fogem, já que ficam sabendo que Paranaguá tinha sido tomada pelos maragatos. O Barão do Serro Azul é escolhido pelo povo por unanimidade para liderar a cidade. Não há soldados, então ele luta com a única arma que tem, o dinheiro. Ele faz um acordo com os maragatos, que por dinheiro, eles não iriam saquear Curityba nem atentar contra os cidadãos da cidade. Quando os federalistas chegam e os maragatos recuam, ele e os que ajudaram a comprar O Preço da Paz são acusados de traidores e sumariamente fuzilados sem nenhum julgamento. Essa história então ficou proibida por 40 anos de ser contada.

O Preço da Paz é um filme incrível, muito bem realizado e incompreensivelmente, ficou praticamente desconhecido. Eu pelo menos nem sabia de sua existência. O Barão do Serro Azul é brilhantemente interpretado por Herson Capri num dos seus mais enigmáticos personagens. Giula Gam faz igualmente brilhantemente a esposa dessa homem. Dois maragatos são interpretados por Lima Duarte e José de Abreu. Alguns outros do elenco são: Aldo Bueno, Danton Mello, Camila Pitanga e Alexandre Nero. Muitos bons atores aparecem durante o filme. A lista de figurantes é quase infinita. Nos créditos vieram listas e listas em ordem alfabética, falam em 1300 figurantes. O Preço da Paz foi um filme de dificílima realização, com muitas pessoas e que por essa dificuldade levou 7 anos para ser realizado. Li que foi praticamente todo realizado no Paraná. Os figurinos estão belíssimos e são de Beth Filipeck. O Preço da Paz ganhou no Festival de Gramado prêmio de melhor montagem, melhor direção de arte e melhor filme pelo júri popular.
Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 25 de março de 2013

Homenagem à Madgalena Lébeis

Fui ao recital do Centro de Música Brasileira em Homenagem à cantora Magdalena Lébeis no Centro Britânico Brasileiro. Essa cantora faria 100 anos em 2012. A cantora Marília Siegl idealizou e organizou esse evento. Vários cantores interpretaram obras brasileiras, algumas que tinham sido dedicadas à Magdalena Lébeis. Vergonhosamente eu não conhecia essa cantora. Colocaram no início uma obra cantada por ela em áudio, obra de Camargo Guarnieri. O poeta Paulo Bomfim estava no evento, ele é sobrinho da Magdalena Lébeis e leu um belo poema dedicado à ela. A cantora Lenice Priolli que separou as obras que seriam interpretadas e convidou os cantores Josani Keunecke, Regiane Martinez, Denise Meira, Eleni Arruda, Regina Ayres, Mariana Valença e Luciano Simões. Ao piano, Miroslav Georgiev. No repertório obras de Osvaldo Lacerda, Camargo Guarnieri, Ernani Braga, Waldemar Henrique e Félix Otero.


Esse recital abriu a temporada de apresentações do Centro de Música Brasileira que promove e divulga a música erudita brasileira. Agora as apresentações acontecem no Centro Brasileiro Britânico que tem um belo auditório, é um prédio muito bonito e fica localizado em Pinheiros. Outra novidade é que agora as apresentações dos recitais do Centro de Música Brasileira passam a ser gratuitas. Foi um belíssimo programa, com obras lindíssimas, vários com músicas com poemas de poetas consagrados. Segue o repertório completo do recital e seus intérpretes:

Cantora Regina Ayres
Obras:
Sophia Helena Veiga de Oliveira – Murmúrios de um Regato - Letra de E. Freitas Guimarães
Ernani Braga – Aboio (Toada Boiadeira)

Cantora Eleni  Arruda
Obras:
Osvaldo Lacerda – Noturno - Letra de Vicente de Carvalho
Camargo Guarnieri – Cantiga - (Do Folclore )
                                            
Cantor Luciano Simões
Obras:
Lina Pires de Campos – Você Diz Que Me Quer Bem (Do Folclore )
Ronaldo Miranda – Retrato - Letra de Cecília Meireles

Cantora Mariana Valença
Obras:
Sérgio O. de Vasconcellos Corrêa (Música e Poesia ) – Eu, Cantador
Osvaldo Lacerda – Ausência (Dedicada à Magdalena Lébeis) Letra de Renato Lacerda (Pai do Compositor)

Cantora Denise Meira
Obras:
Félix Otero – A Flor E A Fonte - Letra de Vicente De Carvalho
Waldemar Henrique - Meu Último Luar - Letra de autor ignorado

Cantora Regiane Martinez
Obras:
Francisco Mignone – Dona Janaína - Letra de Manuel  Bandeira
Lorenzo Fernandez – Toada Para  Você -  Letra de Mário de Andrade

Cantora Josani Keunecke
Obras:
Camargo Guarnieri – Onde Andará... Letra De Paulo  Bomfim
Francisco Mignone – Minha Vida Não Foi Um Romance (Da Série “Poema Das 5 Canções”, Dedicada à Magdalena  Lébeis) Letra de Mário Quintana
Beijos,
Pedrita